sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Multas de trânsito mais que duplicam nos últimos 4 anos em SP

Se as previsões da Prefeitura de São Paulo se concretizarem, a cidade vai quebrar uma marca simbólica no fim da atual gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD). No intervalo de quatro anos de seu mandato, a quantia arrecadada em multas de trânsito deverá mais do que dobrar, passando de R$ 386,1 milhões em 2008 para R$ 832,4 milhões em 2012. É como se cada dono de veículo registrado na capital fosse pagar R$ 117 em multas no ano que vem.
Números provam que as ruas e avenidas da capital nunca estiveram sob vigilância tão rígida quanto agora. Desde 2008, quando a Prefeitura voltou a investir em fiscalização, a capital ganhou 354 novos radares eletrônicos, 250 novos marronzinhos, 800 novos policiais de trânsito depois da reativação do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e 112 câmeras que multam quem não respeita faixas de pedestres.
Por isso, o contraste com o período anterior é gritante. Na gestão 2005-2008, de José Serra (PSDB) e Kassab, a arrecadação com multas cresceu em um ritmo 38 vezes menor que na atual administração.
Outro fator que explica o grande aumento de multas de trânsito nesse período é o crescimento sem precedentes da frota de veículos da cidade. A cidade ganhou cerca de 1,2 milhão de veículos desde janeiro de 2008, entre motos, carros, ônibus e caminhões. Ao mesmo tempo, Kassab apertou o certo contra os maus pagadores - desde abril deste ano, a Prefeitura vem colocando cerca de 697 mil devedores de multas na lista de "nomes sujos" do Cadastro Informativo Municipal (Cadin), medida que diminuiu o número de inadimplentes.
A discussão sobre os efeitos dessa fiscalização na cidade divide especialistas e motoristas. Quem dirige reclama da existência de uma "indústria da multa" - isto é, um sistema punitivo que serviria mais para encher os cofres municipais do que para melhorar a educação de trânsito. A maioria dos estudiosos do tema, porém, defende o aumento da fiscalização como ferramenta de redução de acidentes, mas critica certos aspectos da atuação municipal no combate às infrações.
"O motorista que corre e reclama de ser multado é como o aluno que tira nota baixa na escola", diz o engenheiro de trânsito Luiz Célio Bottura, que atualmente é ombudsman da Campanha de Proteção ao Pedestre da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Ele diz que, dada a quantidade de infrações cometidas em São Paulo, o número de multas deveria ser até maior.
O também engenheiro Flamínio Fichmann afirma que a CET erra o foco da fiscalização. "Não há um empenho para aplicação de multas de outros delitos, como dirigir sob efeito de álcool e drogas, avançar o semáforo vermelho e o excesso de velocidade. São essas as infrações que, se fossem mais bem fiscalizadas, resultariam em redução dos acidentes", afirma o especialista.

Fonte: Agência Estado

Venda de caminhões tem fila de um ano

A fabricação de caminhões, um dos segmentos que vêm sustentando a produção industrial brasileira, cresce em ritmo inferior ao da demanda do setor logístico e abre a possibilidade de o mercado importar mais veículos de carga. O Instituto Ilos, especializado em consultoria e capacitação em logística, apurou que o tempo de espera por um caminhão novo já é de 6 a 12 meses.
De janeiro a setembro, foram licenciados 129,918 mil caminhões, o que representa aumento de 15,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de veículos Automotores (Anfavea). Por enquanto, as importações respondem por apenas 2.784 veículos mas essa quantidade é 59,8% maior que a registrada em igual período de 2010, conforme noticiado pelo jornal o Estado de S.Paulo.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Motoristas andam grudados, diz técnico

Os acidentes mais frequentes no sistema Anchieta-Imigrantes são colisões traseiras, que somam 34,5% das batidas até setembro deste ano.
Essa característica é mais comum nessas estradas do que no resto da malha rodoviária paulista, onde elas representam 19% dos casos. As explicações são a alta velocidade permitida (até 120 km/h), a distância insegura entre os veículos e a presença excessiva de caminhões.
"Os motoristas andam grudados no carro da frente", diz Humberto Pullin, engenheiro de tráfego e consultor. "Há rampas fortes na serra. E os veículos pesados aumentam a virulência dos acidentes", diz Creso de Franco Peixoto, professor da FEI.
Na última década, os caminhões no sistema aumentaram num ritmo mais de duas vezes superior ao dos carros. A alta foi impulsionada pelo crescimento econômico e facilitação da viagem rumo ao porto de Santos, por exemplo, pelo Rodoanel. Os veículos comerciais (caminhões, ônibus) somam 18% do tráfego e mais de um a cada cinco envolvidos em acidentes. Mas, diz a Ecovias, houve queda neste ano.
O ritmo de ocorrências ganhou mais casos para novas estatísticas. No dia 5, uma dona de casa de 54 anos morreu e nove pessoas ficaram feridas num engavetamento com oito veículos na Anchieta.
O motorista do caminhão desgovernado culpou a perda de freio. O tacógrafo indicava excesso de velocidade. Embora a colisão traseira seja mais frequente, os atropelamentos são os que mais matam (30% das vítimas). Mais de dois terços das batidas no sistema são em dias de tempo bom. Só 3,4% ocorrem sob neblina -mais que a média de 0,9% no Estado.
Segunda em acidentes - Das 18 malhas estaduais concedidas em SP, a da Ecovias é a segunda em índices de acidentes e de feridos. Os dados são de janeiro a agosto de 2011. Foram calculados pela Artesp (agência que regula as concessões) , levando em conta a extensão e a quantidade de veículos.
A Ecovias cita dois fatores para isso: trechos urbanos, onde há mais interferências (travessia de moradores), e presença maior de turistas (usuários que desconhecem a estrada).

Fonte: Folha de S. Paulo

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Funcionários rejeitam acordo e greve dos Correios continua


Em assembléias promovidas em todos os estados e no Distrito Federal, a maioria dos sindicatos de trabalhadores dos Correios rejeitou o acordo fechado entre a Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) e a direção da estatal, na audiência de conciliação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Com a decisão, a greve da categoria, que já dura 22 dias, prosseguirá e será julgada na segunda-feira (10/10) pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos.

Segundo o secretário-geral da Fentect, José Rivaldo da Silva, pelo menos 18 dos 35 sindicatos da categoria se posicionaram contra o acordo de ontem, que previa aumento real de R$ 80 a partir de outubro e aumento linear de salários e benefícios de 6,87%.

A proposta acordada também previa a devolução do valor correspondente aos seis dias de greve que já foram descontados dos trabalhadores em folha de pagamento suplementar. Esses dias seriam descontados posteriormente, na proporção de meio dia de trabalho por mês.

Os outros dias de greve seriam pagos e, posteriormente, compensados pelos trabalhadores que fariam horas extras nos fins de semana e feriados.

No comunicado enviado ontem aos sindicatos, a Fentect alertou que já existe no TST jurisprudência desfavorável à categoria em relação ao pagamento dos dias parados e às cláusulas econômicas. Por isso, pediu que a categoria aprovasse o acordo.

Fonte: Brasil Econômico

Motoristas reclamam de más condições em vicinais da região


A despeito de anunciados investimentos do governo estadual, as vicinais da região de Ribeirão Preto apresentam condições precárias aos motoristas e aumentam os riscos de acidentes. A estrada Cândido José Garcia, entre Cajuru e Santa Rosa de Viterbo, e a que liga Batatais a Patrocínio Paulista dão lugar a acidentes fatais.

As prefeituras alegam falta de verba e dependência do Estado para iniciar as reformas e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) se isenta de qualquer responsabilidade.

A estrada entre Patrocínio Paulista e Batatais, chamada de Rio Negro e Solimões, além de ser praticamente de terra em todo o percurso, tem pontes deterioradas, estreitas e sem grades de proteção. Usinas da região providenciaram um caminhão para tentar nivelar o trajeto e amenizar os buracos. No entanto, quem utiliza o percurso, sobretudo motoristas de caminhões de cana e de ônibus com trabalhadores rurais, não aprova os improvisos. “Quebrou tudo, ninguém arruma isso aí. Tem que fazer uma ponte melhor para nós”, disse o motorista Osvaldo Bambu.

A reportagem da EPTV apurou que a ponte em pior estado de conservação é a que passa sobre o Rio Sapucaí, praticamente sem nenhum obstáculo entre a estrada e o curso d’água. Em outros trechos, o asfalto está mal conservado, como a ponte que passa pelo Rio Santa Barbara. No local, recentemente um caminhão perdeu o controle e bateu na mureta de proteção. Até o momento, a Prefeitura de Patrocínio Paulista não tomou providências.

A justificativa dada é falta de recursos. O projeto de recuperação do trecho está orçado em R$ 1,2 milhão. “É muito dinheiro, temos outros investimentos. Para Patrocínio sozinho é muito pesado. Precisa de uma parceria do Estado”, disse o diretor administrativo de Patrocínio Paulista, Ricardo Rocha.

Cândido José Garcia

A estrada Cândido José Garcia, entre Cajuru e Santa Rosa de Viterbo, tem pontos críticos e que frequentemente resultam em acidentes. A ponte que a passa sobre o Rio Cubatão permite apenas a passagem de um carro por vez, justamente em trecho de descida para os dois sentidos da pista.

Um projeto de reforma, avaliado em mais de R$ 1 milhão, foi elaborado pela Prefeitura de Cajuru, mas o argumento dado pela administração municipal é o mesmo apresentado pelas outras prefeituras: falta de recursos. “O município não tem condições de arcar com a duplicação da ponte. Tem sim, se conseguirmos com o governo do Estado”, disse o secretário de Obras de Cajuru, Jair Carvalho.

A precariedade continua até Santa Rosa do Viterbo, onde a EPTV flagrou carroceiros atravessando a estrada. “Sempre ando, nunca aconteceu nada comigo. Muita gente anda”, afirma o carroceiro Roberto Coelho.

Enquanto nenhuma obra sai do papel, continuam a ser registrados acidentes como o de 28 de setembro, que resultou na morte de três pessoas após a colisão de um carro com uma caminhonete.

Na mesma vicinal outro acidente, em 4 de setembro, deixou quatro pessoas feridas. Após o motorista perder o controle, o carro bateu na lateral da ponte do Rio Cubatão e foi parar do outro lado da pista. O perigo, associado à imprudência dos motoristas, é tão extremo que a reportagem da EPTV flagrou, no dia 1º do mesmo mês, o momento em que um caminhão quase bateu em uma caminhonete no trecho em que só é possível passar um veículo.

O DER informou, em nota, que investiu cerca de R$ 10 milhões na Cândido José Garcia em 2007, mas depois disso a responsabilidade sobre a estrada foi passada para a prefeitura.
Pró-vicinais

Em 2010, o governo do Estado de São Paulo anunciou o investimento de aproximadamente R$ 4 bilhões em obras de recuperação pelo projeto “Pró-Vicinais”. Segundo informações do Estado, parte dessa verba teria contemplado 67 estradas da região de Ribeirão Preto, dentre elas 32,5 quilômetros entre Santa Rosa do Viterbo e Cajuru – na primeira fase do “Pró-Vicinais”.

Fonte: EPTV

Pesquisa indicará quantidade de grãos desperdiçada durante o transporte


Uma pesquisa inédita - elaborada por meio de parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) - vai permitir ao setor de transportes conhecer a quantidade de grãos desperdiçada durante o trajeto pelas estradas do país, pelo interior ou até os portos. No final de setembro de 2011, os técnicos das entidades reuniram-se em Brasília e discutiram os detalhes do trabalho.

É a primeira vez que será realizado um levantamento completo sobre as perdas quantitativas e qualitativas durante a pós-colheita de grãos no Brasil, ou seja, durante a armazenagem e o transporte da colheita. Seis unidades da Embrapa - Pelotas (RS), Santo Antônio de Goiás (GO), Passo Fundo (RS), Sete Lagoas (MG), Brasília (DF) e Londrina (PR) - participam do projeto. Quatro universidades também colaboram com o estudo: Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

"Não existe nenhum trabalho científico no Brasil sobre o assunto. O projeto prevê medidas que detectem como as perdas ocorrem e como elas podem ser reduzidas ou eliminadas, durante o transporte e a armazenagem", explicou à Agência CNT de Notícias o pesquisador da Embrapa Soja de Londrina (PR), Irineu Lorini, um dos 70 profissionais envolvidos no trabalho. Os resultados devem ser entregues no prazo de quatro anos.

Segundo Lorini, o projeto pode incentivar o desenvolvimento do setor de transportes à medida em que será capaz de orientar a definição de políticas públicas de contenção, ou seja, para evitar o desperdício de grãos pelas rodovias ou durante o transporte até os portos. "Precisamos saber quais são os prejuízos reais, entender e avaliar os motivos, além de apontar os caminhos para solucionar o problema", disse.

O projeto não será útil apenas à Conab, responsável pelo armazenamento de apenas 2% das 163 milhões de toneladas de grãos - milho, soja, trigo e arroz, por exemplo - produzidas no Brasil todos os anos, segundo estimativa do pesquisador da Embrapa. De acordo com Lorine, essa demanda existia há muitos anos e os resultados da pesquisa serão importantes porque "os trabalhos publicados até o momento são estimativas baseadas em experiências, não um trabalho com embasamento científico".

Para aperfeiçoar o estudo, mais discussões serão mantidas ao longo dos quatro anos. De acordo com Lorini, todos os detalhes técnicos já foram estabelecidos e o início dos trabalhos depende, agora, da alocação de recursos.

Fonte: CNT