sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DER não tem prazo para melhorias na rodovia Abrão Assed

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) não tem um prazo para efetuar melhorias na rodovia Abrão Assed. Desde sexta-feira, três pessoas morreram e cinco ficaram feridas na estrada.

O perigo é maior no trecho em que termina a duplicação da estrada, entre Cajuru e Serra Azul, no qual passam, diariamente, 4,6 mil carros, em média. No ano passado, foram registrados, 47 acidentes no trecho de 16 quilômetros. Duas pessoas morreram.

Já existe um projeto, orçado entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões, para duplicar e recapear a pista e asfaltar o acostamento, entre Serrana e a ponte do rio Pardo, mas, segundo o DER, não há data definida para o início das obras, que depende de um cronograma do departamento.

Fonte: EPTV

Portos brasileiros debatem cabotagem e meio ambiente em Paranaguá

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina abre espaço para a XXI Cooperaportos. No encontro serão debatidas questões relativas à regulação e cabotagem e plano ambiental portuário, entre outros temas.

O Cooperaportos é um protocolo criado em 2000 com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento entre os portos brasileiros. O último encontro do grupo aconteceu em setembro do ano passado, no Rio de Janeiro.

Na reunião a ser realizada em Paranaguá irão palestrar o coordenador nacional do Cooperaportos, Aluísio de Sousa Moreira, o superintendente de meio ambiente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Sérgio Mattos e o gerente de regulação portuária da Antaq, Fernando José Costa Fonseca entre outros especialistas da área.

Fonte: A Tribuna

CONTRAN suspende terceira placa por tempo indeterminado

As Resoluções 370/2010 e 387/2011 do Denatran, que estabeleciam as regras e o prazo para a instalação de identificação adicional em adesivos nos caminhões de todo o Brasil acabam de ser suspensas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), por meio de uma deliberação publicada nesta terça-feira, 18 de outubro.

A medida atende ao pleito das entidades representativas das empresas de transporte, que não concordam com a obrigatoriedade de se realizar a instalação de mais dispositivos de identificação nos veículos, gerando custo desnecessário e desperdícios.

Fonte: SETCESP

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Multa por velocidade cresce 26% em 2011


As multas por excesso de velocidade registradas nas estradas estaduais paulistas neste ano são 26,7% superior em relação a 2010.

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) informou que de janeiro a agosto deste ano foram aplicadas 1.943.249 multas, o equivalente a 84,5% do total anotado em todo ano de 2010, perto de 2,3 milhões.
Se for levado em consideração a média mensal dos oito primeiros meses deste ano, 242.906, até o final do ano devem ser emitidas 2,9 milhões de multas só por esse tipo de infração. A projeção é conservadora, tendo em vista que a circulação de veículos em rodovias no final do ano -e, proporcionalmente as multas- aumenta.

Fiscalização

Assim como vem ocorrendo na capital, a fiscalização eletrônica também vem sendo incrementada nas rodovias estaduais.

Desde o final do ano passado, as estradas passaram a contar com os chamados radares dedo-duros, que fazem a leitura automática de placas. O sistema é o mesmo utilizado para fiscalizar quem fura o rodízio na capital. Já são 102 em operação, segundo O Estado de São Paulo.

Além destes dispositivos, existem outros quase 500 para medir a velocidade. A diferença é que eles também estão disponibilizados nas pistas concessionadas.

Outro reforço na fiscalização é o que teve início recentemente nas salas de controle de algumas concessionárias, que passaram a contar com a presença de policiais rodoviários estaduais. Eles analisam as imagens e podem multar de lá mesmo.

Fonte: Destak

Clésio Andrade firma acordo para investimentos chineses em infraestrutura brasileira


O Senador Clesio Andrade, presidente da Confederação Nacional do Transporte, assinou em Wuhan, na China, com o vice governador da Província de Hubei, Tian Chenghong, principal pólo automobilístico chinês, acordo para desenvolver parcerias entre empresários do transporte brasileiros e chineses.

O acordo prevê inicio imediato de ações conjuntas entre a CNT e o Departamento de Comércio Exterior, Sr. Xianwang Zhou, da Província de Hubei, para identificar oportunidades de investimentos chineses em obras de infraestrutura de transporte no Brasil.

Nas obras rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e portuárias em que o governo decidir executar com a participação de capital privado, a CNT vai colaborar identificando e estimulando a criação de novas parcerias empresarias dos dois países, usando investimentos chineses.

"A CNT pretende ser um elo entre o governo da Presidente Dilma e os empresários de transporte e de serviços dos dois países”, disse Clesio Andrade. “O nosso papel é o de colaborar com o governo, estimulando novas parcerias para investimentos em obras na infraestrutura de transportes. Vejo este momento como muito oportuno: o Brasil precisa de investimentos e a China tem recursos e decisão política de participar da construção de obras de infraestrutura no país."

O texto do acordo estabelece que caberá à CNT, sempre em sintonia com o governo federal, apresentar a empresários chineses e brasileiros projetos de infraestrutura prioritários que careçam de investimentos privados para a sua realização.

“O Plano CNT de Transporte e Logística, estudo com 748 projetos em todo o país e em todos modais do transporte, aponta que serão necessários cerca de R$ 405 bilhões para recuperar o crônico atraso da infraestrutura do país. Este objetivo será impossível de ser atingido só com recursos públicos ou de empresas brasileiras, precisamos de capital externo, e os chineses querem participar ativamente deste grande programa nacional", afirmou Clésio.

O vice governador Tang Chenghong disse que o acordo firmado com a CNT vem ao encontro do desejo dos empresários chineses de Hubei em participar mais do desenvolvimento brasileiro com investimentos, tecnologia em infraestrutura e na instalação de indústrias na área de transportes.

O governo de Hubei considerou a assinatura do acordo evento político e empresarial tão importante, que realizou a cerimônia no Hotel Hongshan, em Wuhan, capital da província, com a presença expressiva de políticos, autoridades e dezenas de empresários. Jornais, noticiário da internet e televisão de Hubei registraram com destaque a presença do Senador Clésio Andrade e a assinatura do acordo com a CNT.

Fonte: CNT

Número de autuações pela lei seca sobe 78% em estradas da região


O aumento da fiscalização após a criação da lei seca elevou em 78% o número de autuações nas rodovias da região de Campinas entre 2010 e 2011. Segundo a Polícia Rodoviária, de janeiro a setembro deste ano foram aplicadas 721 multas nas estradas da região, enquanto em todo o ano de 2010 foram 403 autuações.

A Lei Seca, criada em 2008, passou a considerar crime a condução de veículos por motorista que apresente um determinado índice de teor alcoólico e determina que o motorista que for pego dirigindo embriagado sofrerá punições que variam da multa até cadeia. Apesar de ter alterado o Código de Trânsito Brasileiro, a lei seca não foi suficiente para diminuir os acidentes de trânsito causados por esse tipo de infração. Segundo dados da Polícia Rodoviária, o consumo de bebidas alcoólicas é uma das principais causas de acidentes automobilísticos no país.

Segundo o tenente Matheus Zanchetta, da Polícia Rodoviária, os motoristas desconhecem a lei seca.
Piracicaba

Em Piracicaba, o número de autuações dobrou este ano em relação a 2010, passando de 130 multas aplicadas no ano passado para 264 multas até setembro de 2010.

Fonte: EPTV

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Infraero investiu apenas 17,5% do previsto neste ano


Considerado como o principal problema para a realização da Copa do Mundo de 2014, o setor aéreo brasileiro continua com baixa execução de investimentos. Dados do Ministério do Planejamento apontam que, dos R$ 2,2 bilhões de recursos autorizados no orçamento deste ano, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) investiu apenas R$ 388,2 milhões até o final de agosto. O valor corresponde a 17,5% do montante total previsto para este ano. O percentual de desempenho no orçamento de 2011 está próximo ao realizado no mesmo período de 2010, que foi de 16,5%. Entretanto, o aumento na dotação de um ano para outro foi de R$ 491,6 milhões. Já os investimentos cresceram apenas R$ 104,4 milhões, em valores atualizados pelo IGP-DI. Em números correntes, ou seja, em moeda da época, o aumento chega a R$ 129,6 milhões.

Questionada pelo Contas Abertas, a assessoria de imprensa da Infraero afirmou que a baixa execução é resultado de diversos motivos que impedem uma celeridade maior nos processos, entre os quais se encontram as licitações desertas ou fracassadas, a demora no processo de licitações em decorrência de impugnações de editais e os recursos administrativos e judiciais.

“Vale destacar também que os grandes recursos previstos se destinam às obras propriamente ditas. Até agosto, a maior parte da execução orçamentária se destinou a projetos, com valores bem menores que estas obras. E, tradicionalmente, o maior volume de desembolso se dá no segundo semestre” conclui.
Segundo a assessoria, o fato pode ser observado pelo início, em outubro, das obras para reforma e ampliação do terminal de passageiros e adequação do sistema viário do Aeroporto de Confins, no valor de R$ 236,65 milhões, pela homologação da licitação da obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros e adequação do sistema viário do Aeroporto de Manaus, no valor de R$ 393 milhões, e, pela terraplenagem – já em andamento – para a construção do terminal de passageiros três do Aeroporto de Guarulhos, no valor de R$ 417 milhões.

A publicação do edital de licitação para construção do novo terminal de passageiros, pátio de aeronaves, estacionamento, acesso viário e edificações do Aeroporto de Florianópolis, no valor de R$ 295 milhões, também é exemplo da situação. Além de outros empreendimentos menores, porém importantes e com recursos significativos alocados.

Porto Seco do Cerrado dinamiza logística de Uberlândia


Investimentos em infraestrutura impulsionam o crescimento de Uberlândia e fazem com que empreendedores tenham ainda mais interesse pelo potencial logístico da cidade. Prova disso foi a assinatura do termo aditivo do contrato de concessão para o funcionamento por mais uma década e expansão do Porto Seco do Cerrado (PSC) no município.

O ato que beneficiará milhares de pessoas de Uberlândia e região foi realizado no Centro Administrativo Municipal pelo prefeito Odelmo Leão; pelo diretor-administrativo da Log-In Logística, Anderson da Silva de Carvalho; e pelo diretor-presidente da Casemg, Glycon Terra Pinto Júnior.

O PSC é um terminal intermodal (utiliza dois ou mais tipos de transporte) que oferece soluções logísticas a empresas que atuam no segmento de comércio exterior.

Administrada pela Log-In, a Estação Aduaneira de Interior (Eadi) está instalada em uma área de 50 mil metros quadrados da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg), no Distrito Industrial de Uberlândia. Além da renovação do contrato de concessão, a Casemg disponibilizou outros 10 mil metros quadrados para uma possível expansão. São 20% a mais de área, onde a empresa poderá ter até 50% de aumento nas atividades de importação e exportação.

“É um momento importante para a cidade, pois graças ao empenho do poder público e da iniciativa privada, o Porto Seco segue por mais dez anos com suas atividades em Uberlândia. Foi um trabalho de parceria, que oportunizará a chegada de mais investidores do segmento à região, gerando mais emprego e desenvolvimento sócio-econômico. É mais um fator que comprova nossa vocação no comércio atacadista e logística”, expôs o prefeito Odelmo Leão.

A estação aduaneira realiza o processo de nacionalização ou exportação das cargas, bem como os serviços de estocagem, armazenagem, movimentação e transbordo. Tais soluções diminuem os custos com logística, problemas no manuseio direto das mercadorias e aumento da eficiência da entrega. Com o PSC, os produtos vão prontos para o embarque em portos molhados, também conhecidos como marítimos. No caso inverso, de importação, agiliza a chegada das mercadorias aos clientes e permite o recolhimento de custos fiscais apenas no momento da retirada dos itens do Eadi.

“Próxima aos portos molhados do Brasil, Uberlândia possui posicionamento estratégico e condições logísticas que despertam o interesse de empresas que necessitam de um local em que possam fazer a movimentação, armazenagem e transbordo de suas cargas com mais velocidade e menor custo. A cidade tem avançado neste sentido, investindo na melhoria das vias, acessos e estrutura. Isso agrega muito aos portos, ao estado de Minas Gerais e ao País”, apontou Anderson da Silva de Carvalho, da Log-In Logística.

Fonte: www.portosenavios.com.br

Câmara de Infraestrutura e Logística fará diagnóstico do setor


Instalado, o colegiado trabalhará nos próximos meses para definir prioridades, debater a atual realidade gaúcha de infraestrutura e logística, estabelecer prioridades para execução e indicar formas de viabilização é a responsabilidade da mais nova câmara temática do Conselhão. O colegiado fará um diagnóstico completo da situação do setor, identificar os gargalos, formas de financiamento e modernização.

O secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Marcelo Danéris, destacou que a mobilidade social, escoamento da produção e sustentabilidade ambiental são bases para orientar este trabalho. "A promoção de um novo ciclo de desenvolvimento no Estado se relaciona diretamente com a necessidade de existência de um sistema adequado de infraestrutura e logística. Dele dependem nossa competitividade e perspectiva de crescimento", explicou.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, citou algumas prioridades já diagnosticadas como a segunda ponte do Guaíba, acesso asfáltico para 104 municípios, duplicação da RS-118, da BR-116 entre Guaíba e Pelotas; duplicação de 250 km em trechos importantes para a produção como Passo Fundo/Marau, Bento Gonçalves/Carlos Barbosa, Bento Gonçalves/Farroupilha, Cruz Alta/Ijuí; Venâncio Aires/Santa Cruz.

Ele informou que o Governo do Estado tem a previsão de investir cerca de R$ 3 bilhões na área até o final da gestão. No entanto, alertou sobre a insuficiência de recursos para todas estas obras, mesmo com a importante parceria do Governo Federal. "O que vamos fazer para reduzir o déficit no setor e como pagar são questões fundamentais", alertou.

"Trata-se de uma iniciativa oportuna e importante para o futuro do Rio Grande do Sul. O Estado carece desse debate para aprimorar sua capacidade de ação e investimento", considerou Beto Albuquerque sobre a instalação do colegiado. "Com certeza, o trabalho da Câmara Temática será de extrema importância para que se tracem as melhores estratégias de ação", complementou.

Entre as pautas definidas no Termo de Instalação estão a redução de desigualdades regionais; planejamento de curto, médio e longo prazo; integração e cooperação com o Mercosul; visualização de oportunidades de investimentos federais; investimentos estaduais, federais e financiamentos internacionais na malha viária, aeroportos, ferrovias, portos e redes de abastecimento de água e saneamento básico; manutenção, conservação, ampliação e construção de rodovias estratégicas; transporte ferroviário e Ferrovia Norte-Sul; Metrô de Porto Alegre e expansão do Trensurb; hidrovias e portos; ampliação do Salgado Filho e situação dos aeroportos regionais; transporte intermunicipal de passageiros; pontes e demais obras especiais para a melhoria do escoamento da produção e transporte de passageiros; construção da nova ponte sobre o Rio Guaíba em Porto Alegre; expansão do abastecimento de água e do acesso ao saneamento básico no meio urbano e rural; normas técnicas ambientais; e obras ambientalmente sustentáveis.

Fonte: Jornal do Comércio