sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CET começa a multar caminhões nesta quinta


A Prefeitura começa a multar no dia 08 de dezembro os caminhões que desrespeitarem a proibição de trafegar na Marginal Pinheiros e na Avenida dos Bandeirantes entre 4h e 22h dos dias úteis.

A restrição também se aplica às avenidas Afonso D’Escragnole Taunay e Jornalista Roberto Marinho. A multa é de R$ 85,12 e soma quatro pontos na carteira de motorista. A proibição de tráfego também vale aos sábados das 10h às 14h. Durante os feriados não há restrição.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o objetivo é melhorar o trânsito. Até 30 de novembro, os caminhões não podiam circular na marginal e na Bandeirantes das 5h às 21h. Ruas do Morumbi continuam a ter a restrição das 5h às 21h.

Fonte: Bom Dia

Interligação do Trecho Sul do Rodoanel com saída de Mauá (SP) ficará interditada por 90 dias


De acordo com a concessionária SPMar, a partir desta quinta feira (8/12) a faixa da esquerda da interligação do Trecho Sul do Rodoanel com a avenida Papa João XXII será interditada para obras do acesso ao futuro Trecho Leste do anel viário. A interdição será entre os quilômetros 0,5 e 1, no sentido de quem sai do Rodoanel para o município de Mauá (SP).

A pista de acostamento será liberada pelos 500 metros e o limite de velocidade será reduzido para 40 quilômetros por hora no local. Conclusão da obra está prevista para 90 dias.

Fonte: Portal Transporta Brasil

Comissão aprova projeto que pode ajudar a combater roubo de cargas


A Comissão de Viação e Transportes aprovou nessa quarta-feira o Projeto de Lei 1787/11, do deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), que regulamenta a identificação dos caminhões-baú. O texto acrescenta dispositivo ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Pela proposta, os caminhões-baú terão os caracteres de suas placas de identificação reproduzidos na cobertura do baú, na forma regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O relator, deputado Newton Cardoso (PMDB-MG), lembrou que o roubo de cargas no Brasil tem crescido ano a ano, obrigando as empresas a gastarem em torno de 17% de sua receita com segurança. Estima-se que o prejuízo anual causado pelas quadrilhas especializadas em roubo de cargas chegue a R$ 800 milhões.
Cardoso disse ainda que até os rastreadores de cargas, que evoluíram muito nos últimos anos, estão sendo desligados por equipamentos conhecidos como “jammers”, que impedem a comunicação entre o rastreador e o satélite, e faz com que o caminhão e a carga desapareçam das telas dos rastreadores.

“A medida proposta por esse projeto, embora simples, sem a sofisticação dos equipamentos tecnológicos, e não impondo maiores despesas para o proprietário do veículo, pode certamente ajudar na busca e recuperação das cargas roubadas, especialmente quando forem realizadas buscas aéreas”, afirmou o relator.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Proposta proíbe cancelas nas praças de pedágios com sistema eletrônico


O projeto de lei 1.018/2011, do deputado André Soares (DEM), proíbe a instalação de cancelas nas praças de pedágios destinadas ao sistema eletrônico Sem Parar e Via Fácil.
A proibição, válida para todo os estado de São Paulo, tem o objetivo de trazer mais segurança para os motoristas que utilizam as estradas de do Estado.

Segundo o Soares, uma série de falhas no sistema de abertura de cancelas de cobrança automática põe em risco diariamente a vida do viajante.

“Não são poucos os registros de acidentes que ocorrem em decorrência de não abertura das cancelas existentes nas praças de pedágios destinadas ao sistema eletrônico. Em muitas das vezes, os veículos se aproximam, mas ela não abre, provocando lentidão e risco de acidentes”, explicou o deputado.

Cancelas

Além da proibição da instalação das cancelas, o projeto estabelece que as cancelas já instaladas nas praças de pedágios deverão ser retiradas no prazo de seis meses.

O projeto será analisado pela Comissão de contituição e Justiça e Redação na Assembléia legislativa de São Paulo.

Fonte: Infomoney

Proibição de caminhão na Marginal do Tietê será afrouxada


A seis dias da entrada em vigor da proibição de caminhões na Marginal do Tietê - confirmada ontem pela Prefeitura -, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já fala em liberar trechos da nova zona restrita para o tráfego dos veículos pesados. Os detalhes da liberação, entretanto, só deverão ser divulgados nos próximos dias.

Descontente com as restrições, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo (Setcesp), que diz tentar há várias semanas falar com o prefeito Gilberto Kassab (PSD) para que ele desista da ideia, marcou para sexta-feira uma manifestação pública contra a medida. Os empresários do setor prometeram ficar na frente do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, no centro, até serem recebidos pelo prefeito.

Por enquanto, poucas novidades foram adiantadas pela Prefeitura: a restrição vai valer de segunda a sexta-feira, das 4h às 10h e das 16h às 22h, e aos sábados, das 10h às 14h, em todas as vias que formam a parte leste do minianel viário ou rotas paralelas a ele (como as Avenidas Presidente Tancredo Neves, das Juntas Provisórias, do Estado e Salim Farah Maluf, entre outras). Na Marginal, a restrição é da Rodovia dos Bandeirantes até a Ponte Aricanduva.

Educação. Assim como ocorreu quando houve a proibição aos caminhões na Marginal do Pinheiros e na Avenida dos Bandeirantes, no ano passado, o primeiro mês da proibição terá caráter educativo - sem aplicação de multas. Só em janeiro, provavelmente no dia 12 (a data ainda será confirmada), é que fiscais e radares vão autuar os caminhões que desrespeitarem a nova regra viária.

A CET estima que terá de instalar 2 mil placas informando sobre a proibição ao longo das nove vias - um megacorredor de 30 quilômetros ao redor do centro expandido da cidade. Sem as placas, a aplicação de multas é ilegal, conforme a CET.

A multa para quem furar a restrição é de R$ 85,12 (infração média, de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação). Há uma série de veículos que estão isentos da proibição, como veículos de urgência e emergência e os Veículos Urbanos de Carga (VUCs). Mas todos os isentos terão de fazer um cadastro prévio na Prefeitura.

Começa amanhã a cobrança de multas para quem furar o novo horário de proibição de caminhões na Marginal do Pinheiros e em vias como a Avenida dos Bandeirantes. A proibição foi ampliada em 2h - era das 5h às 21h, agora é das 4h às 22h. A fiscalização será feita pelos agentes da CET e por radares dotados de Leitores Automáticos de Placas (LAPs). A medida servirá para que a CET tenha mais tempo para retirar caminhões quebrados.

Fonte: O Estado de S.Paulo

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Transporte de carga e de logística receberá aportes de R$ 4 bilhões


A atividade nacional de transporte de carga e a logística que a serve receberão, até o final do ano que vem R$ 4 bilhões em investimentos. A informação foi dada pelo Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Alessandro Teixeira.

Também foi anunciado aporte de R$ 30 milhões que o Governo Federal fará em mobilidade urbana para cidades com mais de 700 mil habitantes. "O principal fundamento da nossa economia é a preservação de um mercado interno pujante e crescente, o qual demonstrou ser capaz de absorver recordes de produção da indústria e fazer girar a roda da economia, manter empregos e gerar riquezas", afirmou a respeito Flávio Benatti, presidente da NTC & Logística, saudando a chegada dos investimentos.

Trólebus

Já o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, apresentou o novo modelo de trólebus que vai circular pela cidade, dando continuidade à renovação de 70% da frota local de veículos deste tipo até 2012. O novo trólebus, mais moderno e econômico, também atende às normas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. "A entrega deste novo modelo melhora as condições de conforto, segurança e cuidado com o meio ambiente. Isto nos dá a certeza de que podemos deixar um legado para as próximas gestões: a de continuarem os investimentos na pluralidade de ações para o transporte público, em especial o uso de etanol e biodiesel no mesmo", disse Kassab.

O novo carro tem capacidade total para 81 passageiros, piso rebaixado e portas mais largas. A tecnologia digital do veículo o faz mais silencioso e econômico em comparação com o modelo antigo, pois o consumo de energia elétrica para seu deslocamento é menor.

Fonte: DCI

Terminal de cargas do aeroporto de Maceió passa a funcionar 24 horas


O Terminal de Logística de Cargas do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, passou a funcionar 24 horas. O objetivo é melhorar o atendimento devido à demanda de cargas que cresceu nos últimos meses.

Com a ampliação do horário, o recebimento e a retirada de mercadorias poderão ser feitos a qualquer tempo, inclusive nos fins de semana. Antes, o terminal operava em dois turnos, com intervalo para almoço e até as 17h.

Agora, as companhias aéreas poderão manusear cargas em quaisquer vôos de suas malhas. As empresas rodoviárias que atuam no terminal também poderão liberar caminhões e motoristas sem depender do horário comercial.

Segundo o superintendente do aeroporto, Adilson Pereira da Silva, a extensão do horário vai impulsionar a movimentação de cargas aéreas. O terminal de Maceió movimentou mais de 37 toneladas de carga até agosto deste ano, sendo 33,3 toneladas em importações e 4,5 toneladas em exportações.


Fonte: Jornal do Brasil

Malha ferroviária terá R$ 20 milhões


A América Latina Logística - ALL está investindo R$ 20 milhões no Estado de Mato Grosso do Sul, destinados exclusivamente à manutenção de via permanente. O objetivo é garantir o aumento da produtividade e da segurança na circulação de trens. No mês de dezembro, a empresa fará a troca de 4 mil dormentes na linha férrea do Estado. Também será realizado o nivelamento da via, correção de bitola (distância entre um trilho e outro) e a solda nas emendas dos trilhos.

A Unidade de Produção de Mato Grosso do Sul (UP-MS) da ALL investe, com mão de obra e material, cerca de R$ 2,5 milhões por ano. Esses recursos são usados para trocar média de 350 dormentes por dia, de acordo com novo gerente da ALL no MS, Sinue Brondi, que assumiu recentemente o controle das operações no Estado. “O desafio é ampliar a movimentação de cargas com foco na segurança e na produtividade da operação”, aponta Brondi.

O coordenador da via permanente da UP-MS (em Campo Grande), Rafael Vitorete Milanez, explica que para cada trecho da malha do Estado, há um supervisor que faz rondas semanalmente com auto de linha ou trem, observando os trilhos. “A cada 100 quilômetros existe um ou dois rondantes que fazem uma inspeção na malha férrea. Eles são os nossos olhos na linha”, afirma Milanez. Segundo ele, todas as informações são inseridas no Sistema de Informação da Via (SIV), que gera um relatório minucioso da situação de cada trecho.

ALL no MS

A malha férrea no Estado de Mato Grosso do Sul é dividida em 13 trechos e compreende 900Km de Três Lagoas à Corumbá. Em MS, a empresa atua no transporte de celulose, cimento e minério, além de combustíveis e produtos siderúrgicos vindos de São Paulo.

Fonte: Correio do Estado

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Diferença de diesel para S-50 deverá ser de R$ 0,06


O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse que o diesel S-50 será comercializado por R$ 0,06 por litro a mais do que o diesel vendido atualmente no Brasil. Hoje é comercializado no Brasil o diesel S-500, que tem mais enxofre do que o S-50. O novo marco regulatório do Conama determina que o S-50 comece a ser comercializado a partir de janeiro, substituindo gradualmente o S-500. Apenas motores novos, com tecnologia chamada de Euro V, poderão usar o novo combustível.

Para a nova tecnologia, também será necessária a comercialização do aditivo Arla 32, à base de ureia, que permite a transformação de partículas poluentes em não poluentes. O Arla 32 será comercializado pela Petrobras sob a marca Flua e deverá movimentar cerca de 40 mil metros cúbicos em 2012.

Além da Petrobras, a Vale deverá produzir o combustível. "Também será possível comprar de outro produtor nacional", disse o presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, evitando dar projeções sobre a necessidade de importação do Brasil. Questionado sobre participação de mercado, Neto também evitou projeções mais efetivas. "Podemos vender até mais do que é nosso market share de diesel", complementou.

Paulo Roberto Costa destacou que projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), parceria da Petrobras no projeto de migração para o uso de um diesel mais sustentável, indicam que entre 160 mil e 170 mil caminhões devem ser produzidos com motores para receber o diesel S-50. A atual frota de veículos à diesel é de cerca de 2 milhões de unidades.

Fonte: Agência Estado

Rodovias do Rio de Janeiro terão restrição a caminhões


Visando à diminuição de congestionamentos nas rodovias do Rio de Janeiro no período do verão, o Governo do Estado proibirá caminhões com mais de dois eixos a trafegarem nas estradas. A BR-495, que liga as cidades serranas de Petrópolis e Teresópolis, será a primeira a contar com a restrição, que passará a valer a partir da segunda quinzena de janeiro de 2012. A expectativa é de que até o Carnaval todas as rodovias estejam operando dentro da nova norma.

As restrições ocorrerão às sextas-feiras, das 17h até a meia-noite; aos sábados, das 7h às 13h, e aos domingos, durante todo o dia. Em vésperas de feriados e feriados a regra também é válida.

Fonte: Portal Transporta Brasil

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Recuperação de asfalto interdita faixa da Rodovia Fernão Dias


Os motoristas que passam pela Rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Minas Gerais, devem estar atentos esta semana. A concessionária que administra a rodovia vai refazer o asfalto no sentido São Paulo entre os kms 53 e 54, em Mairiporã, na região metropolitana. Uma faixa será bloqueada durante as obras.

O trabalho será iniciado às 20h desta segunda-feira (5/12) e deve ir até sexta-feira (9/12). As obras serão realizadas sempre no período noturno, entre 20h e 5h, quando há menor fluxo de veículos.
A interdição será realizada apenas no período noturno – durante o dia a faixa da direita será liberada ao tráfego. Os motoristas que passarem pelo trecho durante a obra devem reduzir a velocidade para evitar acidentes.

Fonte: G1 SP

Teste psicológico para motorista infrator é aprovado por comissão na Câmara


Projeto de Lei que obriga motoristas infratores submetidos a curso de reciclagem a realizarem também teste psicológico foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados no dia 30/11.
Segundo o relator, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), o exame é importante, pois pode detectar problemas como alcoolismo e dependência química, além de indicar tratamento.

Foi aprovado substitutivo do relator ao Projeto de Lei 1687/11, do deputado Antônio Roberto (PV-MG), em que foram feitas alterações de redação e técnica legislativa. O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) prevê atualmente a avaliação psicológica apenas para candidatos à primeira habilitação.

Ricardo Izar citou pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), realizada em 2009, em que o Brasil ficou em quinto lugar dentre 178 países em número de mortes no trânsito, atrás apenas da Rússia, dos EUA, da China e da Índia. Izar também mencionou o levantamento realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), segundo o qual o custo anual dos acidentes de trânsito nas áreas urbanas foi de R$ 5,3 bilhões em 2003. Nas rodovias, o custo alcançou R$ 22 bilhões em 2006.

“O fator humano está presente em quase todos os acidentes, sendo mais significativo do que os outros aspectos”, ressalta o deputado.

Fonte: Portal Transporta Brasil

Postos de atendimento do Trecho Leste do Rodoanel (SP) mudam de endereço em Ribeirão Pires e Poá


Os postos itinerantes de atendimento do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP), que atualmente estão localizados em Ribeirão Pires e Poá, mudaram de local no dia 2 de dezembro, sexta-feira. O local do atendimento em Poá será na Praça Atílio Santarelli, no Centro, próximo ao Centro Cultural Casa na Estação na 

Travessa Miguel Saad, 80. Já em Ribeirão Pires, o posto estará na Praça Central, próximo à antiga Rodoviária na Rua Cidade de Santos, 45.

Os postos contam com dois funcionários que podem esclarecer dúvidas da população sobre as obras do Rodoanel, detalhar o processo de cadastramento e informar quais são as propriedades passíveis de desapropriação.

Quem vai ao posto também recebe uma cartilha com as principais perguntas e respostas sobre a construção do anel viário.

Fonte: Portal Transporta Brasil