sexta-feira, 16 de março de 2012

SP abre licitação para túnel Santos-Guarujá


O TCE (Tribunal de Contas do Estado) havia suspendido o edital em caráter liminar, após pedido feito por um escritório de advocacia.

O pedido foi julgado improcedente pelo tribunal e o edital foi liberado.
A publicação dá novo prazo para que empresas interessadas entreguem as propostas técnicas e comerciais para a obra até 23 de março.

A estimativa é que o túnel custe R$ 1,3 bilhão. O início das obras está planejado para o primeiro semestre de 2013, segundo o governo, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016.

TÚNEL IMERSO

O projeto prevê a construção de um túnel imerso feito em concreto armado, com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, e três faixas em cada sentido com espaço para pedestres e ciclistas.

O túnel imerso, diz o governo, é mais econômico do que os túneis tradicionais (escavados). Ainda está prevista a implantação de uma linha VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), espécie de bonde, a ser implantado na Baixada.

O túnel ligará os bairros de Outeirinhos, em Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá. Segundo o governo, a obra será feita com uma tecnologia inédita no país.

Fonte: Folha de S.Paulo

São Roque receberá Aeroporto com pista maior que a de Congonhas


A construtora JHSF recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a autorização para construir um aeroporto executivo privado em São Roque, a 60 km de São Paulo. A empresa está agora trabalhando no projeto executivo e só depende da obtenção das licenças ambientais para iniciar as obras. A expectativa é de que as permissões sejam dadas até o fim deste ano e a construção comece em 2013.

O documento emitido pela Anac estabelece que o projeto terá de cumprir ainda requisitos de uso de solo e zoneamento urbano estabelecidos em diversas esferas da administração pública. O empreendimento será erguido em um terreno de 7 milhões de m² de propriedade da JHSF, às margens da Rodovia Castelo Branco.

A pista do aeroporto terá 2.800 metros, maior do que a de Congonhas, que tem 1.940 metros. No local, além de um shopping center já em construção, devem ser erguidas também torres comerciais. Procurada, a JHSF não quis comentar.

O aeroporto, que receberá investimentos de R$ 400 milhões, deve ficar pronto entre janeiro e fevereiro de 2014, a tempo de realizar testes de operação antes da Copa. O projeto já recebeu o aval do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo, órgão ligado ao Comando da Aeronáutica.

Para Francisco Lyra, da CFly Aviation, parceira da JHSF no projeto, com a entrega dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília à iniciativa privada, a aviação executiva deve perder espaço nesses locais, o que amplia a demanda por novas estruturas.

“A aviação executiva não vai ter vez (nos aeroportos concedidos), porque não gera um volume alto de receitas”, diz. Por enquanto, com o sinal verde recebido da Anac, o aeroporto poderá receber e originar voos executivos domésticos.

Para um especialista em aviação que pediu para não ser identificado, o aval dado ao empreendimento da JHSF dá um alento a outros projetos aeroportuários no Estado de São Paulo. No ano passado, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) descartou o plano de construção de um aeroporto em Caieiras pela Andrade Gutierrez e pela Camargo Corrêa, alegando que poderia interferir nas operações de outros aeroportos.

Fonte: Guia são Roque

Restrição para caminhões começa dia 8 na região


O presidente do Sinditanque (Sindicato dos Transportadores de Cargas Líquidas e Corrosivas do Estado de São Paulo), Bernabé Rodrigues Gastão, disse ontem estar preocupado com a restrição de caminhões em importantes corredores de tráfego da região do ABC, que passam a valer a partir do próximo dia 8. A restrição, segundo o sindicalista pode prejudicar os caminhoneiros autônomos e trazer novamente o desabastecimento de combustíveis e outros produtos. "Com certeza os caminhoneiros vão parar automaticamente. É preciso que seja avaliada a quantidade de viagens que um caminhoneiro autônomo precisa fazer. Vamos chamar os caminhoneiros do ABC e ver o quanto eles serão prejudicados e depois vamos buscar o Consórcio Intermunicipal para conversar", disse Gastão.

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Mobilidade do Consórcio Intermunicipal, Andrea Brisida, disse desde a aprovação da medida pelos prefeitos das sete cidades em novembro, houve preocupação em dialogar com todas as categorias afetadas, e entidades representativas da indústrias, como o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). "Nestes meses todos mantivemos aberta uma mesa de negociação para o ajuste de rotas alternativas, por isso na nossa avaliação não deve acontecer o que aconteceu em São Paulo, não há razão para isso. Amanhã (hoje) temos outra reunião com a Ciesp para tratar de rotas alternativas. As exceções, como os VUC (Veículos Utilitários de Carga), veículos de emergência e outros, já estão previstos, mas nada impede que outras exceções sejam criadas, dado a algum tipo de transporte que tenha que circular no horário da restrição".

A coordenadora disse também que as prefeituras já estão preparadas para as mudanças e já confeccionaram as placas de regulamentação que, contudo, só serão instaladas bem próximo da data de início da medida para não confundir os motoristas. "As prefeituras também vão colocar novas faixas informando sobre as mudanças, visto que as que foram instaladas no ano passado se deterioraram".

Em São Caetano, o secretário de Mobilidade, Iliomar Darronqui, disse que as placas estão prontas e serão instaladas assim que os decretos em cada cidade forem assinados.

Ainda de acordo com Andrea Brisida, a redução do trânsito com a retirada dos caminhões nos dois períodos de pico deve ficar entre 7% e 15% dependendo da via. "Esse é um estudo feito no ano passado, queremos fazer outro em abril para termos um panorama mais atual", finalizou.

AVENIDAS

O período de orientação começou em fevereiro e a fiscalização passa a valer em 8 de abril. Os horários de pico tiveram redução de uma hora e meia da proposta inicial. O horário de pico da manhã considerado será das 6h30 às 8h30 e o da tarde, das 17h às 20h. As avenidas Capitão João e João Ramalho, em Mauá, foram excluídas da medida devido à ligação com o Rodoanel, avenida Jacú Pêssego e com os municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Restrição de caminhões atinge três eixos e 39,7 quilômetros de extensão nos horários de pico. Em Diadema afeta as avenidas Fábio Eduardo Ramos Esquível e Piraporinha; em São Bernardo as avenidas Pereira Barreto, Praça Samuel Sabatini e viaduto José Fernando Medina Braga, e avenidas Lucas Nogueira Garcês, Piraporinha, Lauro Gomes e Aldino Pinotti; em Santo André, avenidas Giovanni Batista Pirelli, Santos Dumont, rua Coronel Alfredo Fláquer e Av. Edson Danilo Dotto (Av. Perimetral), avenida Ramiro Colleoni, Dom Pedro II e Pereira Barreto; em São Caetano são afetadas as avenidas Guido Aliberti, Goiás e rua Alegre.

A restrição de circulação integra a Operação Horário de Pico, que foi aprovada pelos prefeitos do ABC no dia 7 de novembro último e busca responder a uma situação de colapso na mobilidade da região, garantindo um mínimo de fluidez no tráfego.

O REPÓRTER obteve informação de que as montadoras de veículos fizeram um estudo técnico que concluiu que os motivos dos congestionamentos não são os caminhões, mas o excesso de veículos.

Fonte: ABC Repórter

CET interdita parcialmente trecho da av. dos Bandeirantes para obras


A partir de hoje (16), duas faixas do sentido Imigrantes da avenida dos Bandeirantes (zona sul) ficarão interditadas por cerca de 15 dias, das 23h às 5h.

O bloqueio parcial será no trecho sob o viaduto Santo Amaro, para obras de recuperação e reforço da passagem.

A interdição vai afetar quem utiliza o retorno sob o viaduto, com destino à av. Santo Amaro (sentido bairro).

Fonte: Folha de S.Paulo

quinta-feira, 15 de março de 2012

Governo quer antecipar duplicação da rodovia SP-225


O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, 12, que a duplicação da rodovia João Baptista Cabral Rennó (SP-225), na região de Bauru, deve ser antecipada de 2016 para 2014. A primeira etapa da obra, iniciada hoje, conta com investimento de R$ 33 milhões e é viabilizada pelo Programa de Concessões do Estado de São Paulo, pela Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares). "Esse primeiro trecho, duplicado de Bauru a Piratininga, que é de sete quilômetros, tem que ficar pronto em um ano", afirmou Alckmin. "Os demais trechos ficariam prontos, pelo contrato, em 2016. Nós vamos trabalhar para antecipar todas essas obras para 2014", completou o governador. O total de investimentos nas obras da SP-225 chega a R$ 228,8 milhões.

De acordo com o governador, o investimento ajudará a impulsionar o desenvolvimento da região. "Os nossos usuários, vão poder sair de Presidente Epitácio, lá na barranca do Rio Paraná, e vir até Bauru em uma rodovia totalmente duplicada. Isso vai gerar muito emprego na região, atrair muita empresa e promover o desenvolvimento regional." A duplicação também aumenta a segurança na rodovia. "Uma rodovia duplicada evita acidentes com sequelas graves ou com morte. Dá tranquilidade. Proporciona saúde pública, depois desenvolvimento e emprego."

A duplicação consiste na construção de uma nova pista, com duas faixas de rolamento, ao lado da já existente, e também de um canteiro central, de acostamento e de sistema de drenagem. Serão construídos ainda três dispositivos de acesso: no km 237, para acesso aos condomínios residenciais Villagios; no km 239 para acesso ao Residencial Lago Sul e avenida José Vicente Aiello, e no km 241, para retorno.

Mais de 350 mil habitantes de Bauru e região serão beneficiados. As melhorias da SP-225 terão oito etapas e 63,86 quilômetros de extensão. As obras gerarão 230 empregos diretos e 80 indiretos. Em média, cerca de 5.700 veículos circulam por dia pela rodovia João Baptista Cabral Rennó.

Fonte: O Serrano