quinta-feira, 19 de abril de 2012

Governo estuda unir Antaq e ANTT


A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, pretende unir as duas agências de transportes, a aquaviária Antaq e a terrestre ANTT. Não se sabe se isso tem a ver com a raiva gerada em Dilma Rousseff pelo Senado, que vetou a continuidade de Bernardo Figueiredo – amigo da presidente – como diretor-geral da ANTT. Um resultado positivo seria a redução dos gastos de pessoal, pois as agências crescem a cada dia.

Em princípio, a fusão desagradaria a empresários dos dois setores. Os rodoviaristas citam que a maior multa prevista pela ANTT para caminhões é de R$ 5 mil, enquanto a Antaq – de forma totalmente anacrônica – prevê multas de até R$ 500 mil, capaz de impor fechamento a uma empresa. Os empresários do mar afirmam que, quando um órgão controla todo o setor de transporte, acaba por dar prioridade à área terrestre – rodovias e ferrovias – e os temas marítimos ficam entregues a assessores do segundo escalão.

O tragicômico, em tudo isso, é que, originalmente, o Governo federal mandou projeto de criação de uma agência de transporte e que o relator, então deputado Eliseu Resende, teve a idéia de desmembrar em duas, sendo que seu filho Alexandre se tornou diretor da ANTT. Alguns juristas afirmaram, à época, que era irregular o Congresso impor esse tipo de mudança em projeto do Poder Executivo.

O certo é que a atividade marítimo-portuário atingiu tamanho grau de complexidade que seria difícil uma agência de transportes generalista cuidar com eficácia do setor. A propósito, é interessante citar que o Plano Nacional de Logística de Transporte (PNLT) determina que, em 2025, seja invertida a matriz de transporte, com decréscimo de rodovias e crescimento de navegação interior e cabotagem. No entanto, a se julgar pelas verbas federais para transportes, isso só poderia ocorrer por passe de mágica. Das verbas deste ano para navegação interior, a quase totalidade está concentrada no Tietê-Paraná, para tristeza dos representantes do Sul e do Norte do país.

Se a comentada fusão Antaq/ANTT inquieta a muitos, a informação de que o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (Conit) vai funcionar, é excelente, de qualquer ponto de vista.

Fonte: Net Marinha

PRF propõe usar tacógrafo para multar caminhoneiro


Alterar a legislação de trânsito atual, de forma a permitir que a velocidade registrada pelos tacógrafos, dispositivos instalado nos milhares de caminhões que percorrem as estradas do País, possa ser utilizada pela fiscalização de trânsito para multar e coibir o excesso de velocidade, uma das grandes causas de acidentes. Essa proposta, de autoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), pode integrar as discussões do processo de revisão do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que no ano que vem completa 15 anos em vigor no País.

A ideia foi defendida ontem pela diretora nacional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento de Souza, durante o Encontro Nacional de Prevenção e Redução de Acidentes de Trânsito. Se implantada, contribuirá para apertar o cerco em torno de outra situação alarmante, a frequente violação da jornada de trabalho e do tempo desses condutores ao volante.

Fonte: Correio do Estado

Diesel menos poluente pode custar até 10% mais do que o convencional


O atraso na entrada no mercado do diesel menos poluente levou o governo de São Paulo e o Ministério Público Federal a entrarem com uma ação na Justiça contra a Agência Nacional do Petróleo, a Petrobras e as montadoras. Só então um acordo foi fechado. Desde 1º de janeiro, em todo o Brasil, 4,2 mil postos são obrigados a vender o combustível.

São poucos. Em Porto Alegre, por exemplo, nenhum posto precisa vender o novo diesel.
Felismino de Souza, dono de um posto, investiu R$ 50 mil em uma bomba, mas... “Não vendo nada. Não dá nem para a luz”, diz.

O caminhoneiro Rogério Miller explica: “Ele polui menos, só que é mais caro.”
Custa de 7% a 10% mais do que o diesel convencional. “Ele custa mais caro porque sai da refinaria mais caro do que o diesel comum”, afirma José Alberto Gouveia, presidente do Sindicato dos Postos de São Paulo.

Em São Paulo, o S-50 só é vendido em 4% dos postos.

“Seria o suficiente se houvesse caminhão para abastecer. O cliente não existe. Ainda. Então não tem a venda do produto”, acrescenta José Alberto Gouveia.

O novo combustível pode ser usado em qualquer veículo movido a diesel, mas foi feito especialmente para motores da chamada tecnologia Euro 5, que começaram a ser fabricados no Brasil este ano e que reduzem drasticamente a emissão de poluentes. Olhando o escapamento, nem se percebe fumaça preta.

Nos caminhões com este motor, que só podem rodar com o novo diesel e têm de usar um aditivo, a redução é de pelo menos 80% na emissão de partículas, que respondem por quase metade da poluição das grandes cidades. Nos motores antigos, a redução é menor: 10%.

Todo veículo a diesel fabricado no Brasil a partir de 2012 tem que ter a nova tecnologia. Como são até 12% mais caros, encalharam nas lojas.

Para não pagar mais pelos veículos, uma transportadora antecipou em 2011 a compra de 270 caminhões com a tecnologia antiga.

“Devemos ter economizado em torno de R$ 1,5 milhão”, calcula Luiz Carlos Lopes, diretor da transportadora.

Por enquanto, o prejuízo maior é para a saúde dos brasileiros.

“A emissão de diesel está muito associada à morte por infarto do miocárdio, por pneumonia e por câncer de pulmão. Essa foi a razão principal para que vários países fizessem essa opção por um diesel mais limpo, porque eles descobriram que eles gastavam muito mais dinheiro mantendo a situação como está do que investindo no sentido de promover uma qualidade do ar melhor”, explica o professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP. 
 Fonte: Mídia News

ANTT habilita duas novas administradoras de cartão de frete


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de habilitar o Banco do Brasil e a Apisul como empresas administradoras de meio de pagamento eletrônico de frete, totalizando em 12 administradores homologados.

O pagamento eletrônico de frete foi concebido na intenção de substituir a carta-frete, conforme resolução 3.658 da agência.

As multas, para quem continua usando o antigo documento, deveriam começar a ser aplicadas no dia 23 de janeiro deste ano, mas a ANTT adiou a medida por tempo indeterminado enquanto realiza ajustes nas regras do pagamento eletrônico.

Administradores do pagamento eletrônico de frete:
- Repom
- Road Card Soluções Integradas
- DBTrans
- Policard Systems e Serviços
- Ticket Serviços S/A
- NDDCargo
- ApisulCard
- Caruana S/A
- GPS Logística e Gerenciamento de Riscos
- Banco do Brasil
- Banco Bradesco
- Fastcredi

Fonte: Portal Transporta Brasil

quarta-feira, 18 de abril de 2012

PRF utiliza aeronave para intensificar a fiscalização nas rodovias federais de MT


Durante esta semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contará com um reforço para fiscalizar as rodovias do estado, a PRF utilizará uma aeronave da Divisão de Operações Aéreas (DOA) para ajudar a combater a criminalidade, às infrações de trânsito, e auxiliar na remoção de vítimas de acidentes.

A aeronave foi solicitado pelo Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, Inspetor Weller Sanny Rodrigues da Silva, pois está acontecendo no estado o período de escoamento da safra de grãos, o que gera um intenso fluxo de veículos pesados nas rodovias e aumenta os riscos de acidentes.

Além disso, a aeronave da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da PRF intensificará a fiscalização nas regiões de fronteiras onde está acontecendo a Operação Sentinela, que tem o objetivo de coibir a entrada de mercadorias ilegais ou ilícitas e a passagem de criminosos nas regiões de fronteira do país.

A aeronave será utilizada, ainda, no Comando de Saúde, evento que ocorrerá nesta quarta-feira (18), na 1ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Cuiabá. As ações do Comando de Saúde têm como público-alvo motoristas profissionais como caminhoneiros e condutores de transportes coletivos. Elas visam detectar e alertar esses profissionais sobre problemas de saúde que possam prejudicar ou até mesmo impedir a condução de veículos automotores. Durante todo o evento, a aeronave da DOA estará no local.

Nesta segunda-feira, 16, a aeronave fez o deslocamento para Mato Grosso, com parada na Delegacia de Rondonópolis e atuação nessa DLPRF, mais enfaticamente nos postos PRF 203 – Serra da Petrovina (BR 364 km 130) e 204 – Alto Garças (BR 364 KM 7), pois são os postos em que mais estão ocorrendo congestionamentos nessa época e safra;
Ontem, 17, Rondonópolis foi atendida com a permanência da aeronave. E hoje (18), a atuação será em Cuiabá, pela manhã e início de tarde no perímetro urbano, na parte da tarde, na Serra de São Vicente.

Já na quinta,19, e sexta-feira, 20, a DLPRF de Cáceres será atendida pela aeronave.

Fonte: Expresso MT