quinta-feira, 31 de maio de 2012

Obras do túnel que ligará Santos e Guarujá devem começar em 2013


O governardor do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira (30), durante o lançamento do navio oceanográfico Alpha Crucis, em Santos, no litoral de São Paulo, que as obras do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá deverão começar no primeiro semestre de 2013. Segundo o governador, o projeto executivo do túnel, no valor de R$ 40 milhões, foi assinado nesta quarta. A previsão é que as obras estejam prontas no primeiro semestre de 2016.

O anúncio aconteceu no salão do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, no Porto de Santos. Alckmin esteve no local para participar da inauguração do navio de pesquisas, comprado recentemente por uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O governador aproveitou a passagem pela região para anunciar alguns outros investimentos, como a compra dos trens do veículo leve sobre trilhos (VLT) e a criação de uma unidade do Centro de Referência de Apoio às Vítimas de Violência (CRAVI). Além disso, o governador garantiu a criação de uma base fixa do Via Rápida Emprego em Santos, além de obras na rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Em relação ao VLT, Alckmin anunciou que será publicado, nesta quinta-feira (31), um edital para a compra de 22 trens destinados ao transporte. O primeiro deles deverá ser entregue em até 18 meses. A inauguração da primeira parte da obra está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2014. Ainda no assunto transportes, o governador garantiu a implantação da terceira faixa de tráfego na rodovia Cônego Domênico Rangoni, no trecho entre a rodovia Anchieta e o Polo Industrial de Cubatão, que corresponde a uma extensão de 16 km (oito de cada lado).

Alckmin também ressaltou o potencial turístico das cidades da Baixada Santista. Segundo o governador, o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Estâncias (DADE) fornecerá R$ 145 milhões para as prefeituras da região investirem em turismo, infraestrutura, obras na orla e ciclovias.

Outros investimentos

O governador também inaugurou a placa que simboliza a construção do Centro de Referência e Apoio as Vitimas da Violência, o CRAVI, que será em Santos.
Alckmin explicou que algumas cidades do Estado de São Paulo receberão bases fixas do Via Rápido Emprego, programa do governo estadual que disponibiliza cursos profissionalizantes. Segundo ele, Santos será uma das cidades que ganhará esse benefício e a construção da sede do Via Rápida, que ficará no Jardim Castelo, começará nesta quinta-feira (31).

De acordo com Alckmin, o Governo do Estado de São Paulo também destinará R$ 10 milhões para o Parque Tecnológico de Santos, que será, entre outras funções, uma incubadora para pequenas empresas, principalmente da área portuária, de petróleo e turismo da Baixada Santista.

Com a intenção de eliminar os congestionamentos em horários de pico, um novo viaduto também será construído para melhorar o acesso ao Porto de Santos, entre as rodovias Cônego Domênico Rangoni e a via Anchieta. Essas obras viárias estão previstas para começarem em outubro deste ano e devem beneficiar 1,6 milhões de pessoas na Baixada Santista.

Os caminhoneiros também foram lembrados. Uma parceira entre entre a Agência de Fomento Paulista e o Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (Sindicam) foi feita para que cerca de mil caminhoneiros autonomos do Porto de Santos sejam beneficiados com novos veículos. O governador também anunciou o Programa de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões, o Renova SP, que foi criado com a intenção de facilitar a troca da frota por meio de facilidades no pagamento de novos veículos como por exemplo, prestações com juros zero.

Fonte: G1

Veículos com mais de 3 metros são proibidos de passar em ponte em MG


Está proibida a partir de ontem (30/05) a circulação de veículos com mais de três metros de altura na antiga ponte sobre o Rio Grande, na divisa de Minas Gerais com São Paulo, próximo ao município de Delta, no Triângulo Mineiro.

Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) instalou, no fim da manhã, placas de sinalização e uma barreira com limite de altura. A restrição foi um pedido das polícias Militar, Rodoviária Federal e Receita Federal. O objetivo, além de reduzir o trânsito no trecho, é evitar que a ponte seja usada por caminhoneiros que tentam desviar da fiscalização. A medida também vai contribuir com a preservação da estrutura que foi montada em 1914.

A assessoria do DER também informou que os caminhoneiros poderão utilizar outra ponte, construída em 2001, na Rodovia Anhanguera.

Fonte: G1

Iniciam obras de terraplenagem para 5ª faixa da Rodovia dos Imigrantes em São Paulo


O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, deu início na terça-feira (29) às obras de terraplenagem para implantação de quinta faixa na Pista Norte, sentido Capital, da Rodovia dos Imigrantes, principal ligação da capital paulista ao litoral sul do estado, em São Bernardo do Campo.

A faixa adicional será construída onde atualmente fica o canteiro central. No trecho de um quilômetro que fica perto do pedágio Piratininga, entre os quilômetros 33 e 32, a faixa será construída na lateral direita, na área coberta pela vegetação.

O objetivo, segundo o Estado, é aumentar a capacidade de fluxo de veículos em 25%, o que representa cerca de 2 mil veículos por hora. A implantação da 5ª faixa teve início no dia 2 de janeiro de 2012. Serão investidos R$ 19,1 milhões para execução das obras.

Os 13 quilômetros de faixa adicional serão implantados entre a Interligação Planalto (km 39,7) e o acesso ao Trecho Sul do Rodoanel (km 26,2). O trecho apresenta congestionamentos principalmente no retorno de feriados, pois parte dos veículos da Rodovia Anchieta utiliza a Interligação Planalto para seguir viagem pela Imigrantes. Depois do quilômetro 26,2 o tráfego volta a ganhar fluidez, uma vez que alguns motoristas seguem pelo Rodoanel.

Após a conclusão, que está prevista para maio de 2013, deve haver redução de 15 a 20 minutos no tempo de viagem no trecho em horários de pico.

Viabilizada por meio do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, a obra deve gerar cerca de 300 empregos.

Fonte: Portal Transporta Brasil

Projeto prevê susbtituição da frota de caminhões no Porto


Cerca de mil caminhões, que hoje trafegam no Porto de Santos, poderão ser substituídos, em breve, na Baixada Santista. A assinatura do protocolo que prevê a troca destes veículos ocorreu nesta quarta-feira, no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais, durante a 17ª edição do Acelera SP.

O Programa de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões – Renova SP prevê o acesso a linhas de financiamento com taxas de juros de 5,5% ao ano para que caminhões com mais de 30 anos de uso possam ser substituídos.

O projeto piloto será implantado na Baixada Santista e pretende contribuir também com a melhoria nas condições de trabalho e com a segurança do caminhoneiro.

Conforme informações do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, para a renovação da frota serão investidos R$ 45 milhões. “O objetivo do programa é estimular a compra de veículos novos e menos poluentes. Isso também possibilitará melhores condições de trabalho aos caminhoneiros”.

Após a adesão aos novos veículos, os caminhões que estão hoje em circulação deverão ser encaminhados para reciclagem em centros especializados.

Fonte: A Tribuna

Regra de Kassab estimula vendas de caminhão leve


Com a autorização para que caminhões de pequeno porte circulem no centro expandido da cidade de São Paulo, os fabricantes preveem expansão nas vendas e aumento de encomendas.

Esse previsão vai na contramão do mercado de caminhões pesados, que enfrenta 30% de queda na produção e 9% de retração nas vendas de janeiro a abril ante o mesmo período do ano passado.

Até dezembro, as vendas dos chamados VUCs (Veículos Urbanos de Carga) e caminhões leves devem crescer até 15% no país, segundo estimativas de montadoras.

As empresas não separam as projeções por cidade, mas São Paulo é um dos maiores mercados.

A Prefeitura de São Paulo, de Gilberto Kassab (PSD), retirou em 17 de maio alguns empecilhos à circulação desses caminhões (VUCs) nos 100 km² da zona máxima de restrição à circulação.

Antes, só circulavam das 10h às 16h. Agora, não há restrição de horário, mas os caminhoneiros precisam se cadastrar na Secretaria Municipal de Transportes e têm de respeitar o rodízio municipal.

As empresas já identificaram maior procura por informações sobre caminhões que se encaixam nos requisitos exigidos para VUCs: ter até 6,30 m de comprimento e 2,20 m de largura.

De janeiro a abril, as vendas dos caminhões da Mercedes-Benz Acello 815 e 1016 (que se enquadram nesse segmento) cresceram 7,3% ante igual período de 2011.

"As consultas já aumentaram. O consumidor compara essa linha, que circula sem restrição e tem peso bruto total de 8 t a 10 t, com as caminhonetes asiáticas, de até 3,5 t", diz Wilson Baptistucci, engenheiro da Mercedes. "Um VUC da Mercedes substitui até quatro picapes coreanas."

Na Iveco, o incremento nas vendas neste ano foi de 25% na linha Daily (com peso total de 2,8 t a 10 t). Para a empresa, a tendência é o cliente diversificar a compra de veículos da categoria VUC.

A disputa pelo mercado de caminhões leves e semileves também já chegou às campanhas publicitárias. Na semana passada, a Hyundai iniciou campanha em jornais e revistas para divulgar o HD 78, modelo que pode circular sem restrição e é fabricado em Anápolis (GO).

A Ford prepara ações para divulgar os benefícios da nova tecnologia Euro 5, que reduz a emissão de poluentes e é obrigatória desde janeiro em todos os caminhões -inclusive na linha Cargo, que se encaixa nos VUCs.

"O cliente precisa de tempo para absorver as mudanças. Comprar caminhão não é como a escolha de um carro, que tem componente emocional. Por isso, serão feitas campanhas educativas para mostrar impactos positivos dessa nova tecnologia", diz Marcelo Bueno, diretor de marketing da Ford.

As vendas de caminhões pesados caíram neste ano em consequência da adoção de nova tecnologia do motor (Euro 5) para atender ao programa de emissões de poluentes. Na categoria VUC, a exemplo das demais, os preços subiram em torno de 10% a 15%, segundo os fabricantes.

Autônomos compram mais van e furgão - As vendas de vans e furgões também crescem. De janeiro a abril, a linha Transit da Ford cresceu 13%. Na Mercedes, também houve aumento na linha Sprinter. Segundo Ary Ribeiro, da Kia Motors, foram vendidos 12 mil vans, furgões e chassis no Brasil no ano. "A participação da Kia foi de 25%."

Fonte: Folha de S.Paulo