quinta-feira, 14 de junho de 2012

Câmara debate consequências da regulamentação da profissão de motorista


A comissão de viação e transportes da Câmara dos Deputados promove amanha (13/06) o 12º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, onde serão discutidas as implicações da lei 12.619/12, que regulamentou a profissão de motorista, para o setor transportador. Entre outros pontos, a norma determina que o condutor não pode dirigir por mais de quatro horas sem descanso e que a folga entre uma jornada e outra de trabalho deve ser de, no mínimo, 11 horas.

O evento vai reunir representantes do governo e do setor de transporte e logística com o intuito de discutir as alterações, nivelar informações e buscar soluções para a adaptação. O debate conta com a presença do presidente da Câmara, Marco Maia; o presidente da comissão, deputado Washington Reis (PMDB-RJ); o autor do requerimento para a realização do debate, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE); o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), senador Clésio Andrade (PMDB-MG); o presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Flávio Benatti; e o presidente da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac), José Hélio Fernandes.

Segundo Gonzaga Patriota o evento representa também, uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre as deficiências na infraestrutura de logística do País.

O seminário será realizado no Auditório Nereu Ramos, das 9 às 17 horas. O evento tem realização da NTC&Logística.

Fonte: Portal Transporta Brasil

Codesp entrega novos viadutos da Perimetral no próximo semestre


As obras da Avenida Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá, já estão 50% concluídas, garantiu a Codesp. A previsão é de que o primeiro viaduto da via seja entregue em cerca de cinco meses. O segundo deve ser liberado em dezembro. Ambos têm 450 metros e são considerados fundamentais para eliminar o incômodo cruzamento de caminhões e trens na região.

Os prazos foram apresentados pelo diretor de Infraestrutura e Execução de Obras da Docas, Paulino Moreira Vicente. Segundo ele, a expectativa é de que a via expressa seja aberta ao tráfego no início do próximo ano, seu prazo inicial.

Além dos viadutos, a construção da Perimetral envolve o alargamento da Avenida Santos Dumont, principal acesso aos terminais de Guarujá, e a remodelação da Rua Idalino Pinez (a Rua do Adubo), a única ligação entre a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e a Santos Dumont.

Após percorrer a obra, o diretor da estatal afirmou que metade do serviço já foi finalizado e que os atuais esforços são para que o primeiro viaduto seja entregue em breve. Vicente afirmou que o estaqueamento dos dois viadutos já foi concluído.

Atualmente, estão sendo cravadas estacas de um bloco que vai integrar uma torre de energia. A implantação dessa estrutura é necessária devido a uma linha de transmissão de 138 KV que passa por cima da área dos futuros viadutos e alimenta o Terminal de Granéis (TGG) e Terminal Marítimo (Termag) de Guarujá. “Essa linha é um problema crítico.

Precisamos contratar alguns serviços, entre eles o reposicionamento dela. Para isso, está sendo confeccionada uma torre especial, bem mais alta que a existente, para poder ser feita a derivação dessa linha de 138 KV”, destacou o diretor.

Outra intervenção necessária durante o serviço foi o remanejamento de uma rede de 13.8 KV que atrapalhava a faixa portuária. Ela já foi reposicionada. Agora, está previsto um ajuste na passarela que passa por cima da linha férrea.

Atualmente nove pilares de viadutos estão prontos e de pé, disse Paulino Moreira Vicente. A expectativa é de que as bases desses pilares estejam concluídas até o final deste mês. “Até o final de julho, todos os pilares vão estar prontos”, afirmou.

Até o próximo dia 30, também deverão estar concluídos os dois encaixes dos viadutos, que já estão sendo concretados. “A equipe vai sair desses dois encaixes do lado portuário e irá fazer os dois encaixes (do lado) da Avenida Santos Dumont”.

Para o final de agosto ou começo de setembro, o diretor da estatal pretende ter condições de lançar as 39 vigas dos viadutos. Desse total, 33 já foram concretadas. “Essas vigas são a cama para fazer o viaduto. Já estão sendo fabricadas centenas de plaquinhas, que vão no meio das vigas para fazer a cama da laje”, explicou.

O trabalho adiantado leva a Docas a acreditar que o primeiro viaduto seja liberado em novembro e o segundo, em dezembro. “Com a entrada do viaduto em operação, isso já vai dar um ganho operacional muito importante, porque o caminhão vai entrar e sair sem ficar mais disputando com a ferrovia”.

Com o término da obra, que já passou pela fase de drenagem e terraplanagem, o trânsito portuário terá disponíveis cinco faixas, três de entrada e duas de saída. Já no trecho urbano, serão duas faixas para o tráfego com destino a Vicente de Carvalho e duas para o centro do Guarujá. Isso mostra que, ao contrário da Perimetral de Santos, no Guarujá, não haverá o cruzamento entre os veículos de passeio e caminhões.

“O crescimento do Porto de Santos passa pela dragagem de aprofundamento e pela construção das perimetrais, com viadutos de passagem e a obra do mergulhão. Isso é o desenvolvimento do Porto. Espero ver nos próximos cinco anos pelo menos 10 viadutos prontos”.

Durante a obra, a coordenação do trânsito é feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Guarujá, em parceria com a Guarda Portuária (Gport). Recentemente, foram contratados 30 novos agentes para organizar o tráfego e impedir a formação de filas de caminhões.

A construção da Avenida Perimetral é realizada pela Constran, empresa vencedora da licitação. O valor é de R$ 51 milhões, com recursos disponibilizados pelo Governo Federal, por meio do PAC, e administrados pela Secretaria de Portos (SEP).

Fonte: A Tribuna – SP

Obras da SP 101 provocam desvio provisório do tráfego no km 13+500


As obras de duplicação da rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101) exigirão um desvio do tráfego de veículos a partir deste sábado (16). A concessionária Rodovias do Tietê implantará um desvio provisório para realizar a construção do dispositivo de acesso e retorno que dará acesso à Avenida Santana em Hortolândia – altura do km 13,5.

Todo o trecho estará sinalizado e será importante que os usuários trafeguem com atenção, a fim de evitar acidentes. O desvio deverá permanecer por 90 dias.

A concessionária recomenda aos motoristas que programem suas viagens com antecedência para evitar transtornos durante o trajeto, já que poderá haver momentos de lentidão, nos horários de pico. No total, a concessionária está duplicando 14 quilômetros de rodovia, entre as cidades de Hortolândia e Monte Mor.

Com a conclusão da duplicação deste trecho, os usuários sentirão um reflexo imediato e positivo. Segundo técnicos da concessionária, o tempo de viagem entre os municípios irá diminuir e a segurança vai aumentar.

A Rodovias do Tietê investirá cerca de R$ 46 milhões nesta obra. O valor inclui a duplicação de dois trechos: entre as cidades de Hortolândia e Monte Mor, dos quilômetros 11+400 ao 14+640, e dos quilômetros 14+640 ao 25+700, além da implantação de cinco passarelas e cinco dispositivos de acesso e retorno.

A duplicação entre os quilômetros 14+640 e 25+700 da SP 101, a partir de Monte Mor, será feita em uma segunda etapa, com conclusão prevista para 2014.

A Rodovias do Tietê é responsável pela manutenção e operação da rodovia Marechal Rondon (SP 300), rodovia Prof. João Hipólito Martins (SP 209), rodovia Jornalista Francisco Aguirra Proença (SP 101), rodovia Bento Antônio de Morais (SP 101), rodovia Dr. João José Rodrigues (SP 113) e Rodovia do Açúcar (SP 308).

Fonte: Portal Novidade

Tarifa dos pedágios na MG-050 é reajustada em 2,5%


O valor da tarifa dos pedágios na MG-050, uma das principais rodovias que cortam Divinópolis, no Centro-Oeste, foi reajustado em 2,5% e começou a ser cobrado apartir desta quarta-feira (13). Segundo a concessionária que administra a via, Nascentes das Gerais, o novo valor será cobrado nas seis praças de pedágio, distribuídas nos 371,4 quilômetros da rodovia.

De acordo com a Secretaria de Transportes de Belo Horizonte, o aumento está previsto no contrato de concessão da primeira parceria público privada do setor rodoviário do país. A menor tarifa cobrada será para motos, de R$ 2,10 e a maior será para caminhões de seis eixos que aumentou para R$ 24,60. A tarifa de veículos simples subiu de R$ 4 para R$ 4,10. O valor para caminhão leve, ônibus e trator passa de R$ 8 para R$ 8,20.

Segundo a secretaria, o percentual aplicado será inferior ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao período de abril de 2011 a abril de 2012, de 5%. Em abril, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um estudo sobre a tarifa das rodovias concedidas em todo o Brasil e na modalidade de concessões estaduais, Minas Gerais apresentou a menor tarifa média.
Investimentos

A Secretaria de Transportes afirmou que em cinco anos da parceria público privada entre o Governo de Minas Gerais e a concessionária Nascentes das Gerais para gestão da MG-050, já foram assegurados R$ 367 milhões em investimentos para melhorias e prestação de serviços aos usuários da rodovia.

Com o dinheiro, foi realizado durante este período a duplicação de 14,25 quilômetros do trecho em São Sebastião do Paraíso e Mateus Leme e a restauração de 155 quilômetros de pista. De acordo com a concessionária, atualmente, cerca de 45 mil veículos trafegam na MG-050 por mês.

Fonte: G1

Anchieta terá nova alça de acesso para pista central no sentido litoral


A rodovia Anchieta vai ganhar uma nova alça de acesso a partir desta sexta-feira, segundo a concessionária Ecovias. A alça, localizada no km 28, logo após a saída do Rodoanel, dará acesso da via marginal para a pista central no sentido litoral.

A concessionária diz que o objetivo é melhorar a fluidez e reduzir riscos de acidentes.

Com essa opção de saída, motoristas que seguem para a Baixada Santista evitam os congestionamentos que ocorrem no acesso a Riacho Grande. Antes dessa nova saída, os usuários têm também à disposição outras duas alças de acesso à pista central -no km 23 e no km 26 da rodovia.

Fonte: Folha de S.Paulo