sexta-feira, 6 de julho de 2012

Porto do Rio reivindica estacionamento


O Conselho Empresarial de Logística e Transporte da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro) está reivindicando a construção de um estacionamento para os caminhões que fazem carga e descarga no Porto do Rio de Janeiro. A proposta da entidade é utilizar o antigo terreno da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) para esta finalidade. A decisão foi tomada durante reunião realizada na última semana.

“Hoje, não existe estrutura para que esses caminhões e os motoristas tenham conforto para esperar a hora de levar a carga para o porto, descarregar um contêiner e deixar um produto para ser embarcado em um navio. Os caminhões param ao longo da rua, nas avenidas e engarrafam o trânsito”, afirma Eduardo Rebuzzi, presidente do Conselho e também da Fetranscarga (Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro).

O conselho da ACRJ deve enviar um ofício para a prefeitura do Rio de Janeiro com a solicitação da construção do estacionamento. De acordo com Rebuzzi, com a revitalização da região, a cidade precisa entender que o porto é operacional e tem que dar condições funcionais para o comércio atrelado ao trânsito. “Outra área ideal para essa organização é o estande de tiro da Polícia Civil do Rio de Janeiro, localizado no Bairro do Caju, que foi transferido para o estande já existente no Centro de Treinamento de Cambota, em Deodoro, Região Oeste do Rio”, diz Rebuzzi.

Quem também esteve presente na reunião do conselho foi o subprefeito do Centro e do Centro Histórico da capital fluminense, Luiz Claudio Gonçalves Vasques, que garantiu que está negociando melhorias da logística de carga e descarga de materiais na cidade. Para ele, uma solução pode ser o transporte dos materiais à noite, por meio de uma regulamentação específica.

“Temos que entender que existe uma necessidade especial do centro da cidade por conta do comércio, que é muito dinâmico e necessita de abastecimento constante, independentemente do horário e do momento”, conta Vasques.

Fonte: Porto Gente

Porto tem novo sistema de controle de acessos


Desde o último domingo, o acesso de pessoas e veículos aos recintos alfandegados e demais áreas do Porto de Santos é controlado com base em um novo sistema. O Banco de Dados Comum de Credenciamento (BDCC) é uma parceria da Alfândega do Porto de Santos e da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra).

Durante os primeiros dias, o sistema vem passando por uma fase de testes, onde os ajustes necessários são feitos. Mesmo assim, a Autoridade Aduaneira tranquiliza os usuários e garante que nenhuma empresa será prejudicada com a implantação do BDCC. Mais de 2 mil processos já foram autorizados e outras 200 novas análises ainda serão feitas pela Aduana.

Toda a comunidade portuária, que envolve importadores, exportadores, fornecedores, despachantes, transportadores e funcionários, deve ter o cadastramento efetuado no novo sistema. Ele cumpre uma exigência da Alfândega, publicada com a Portaria ALF/STS nº 200/2011.

A norma exige que as autorizações de acesso sejam efetuadas através de um sistema eletrônico de controle. 

Com ele, os usuários terão uma autorização prévia de acesso, após consulta em tempo real por todos os Terminais Alfandegados.

Neste caso, o cadastro de empresas e funcionários é feito pelo site do sistema, no endereço eletrônico http://www.bdcc.org.br.

De acordo com o secretário da unidade santista da Associação Brasileira de Fornecedores de Navios (ABFN), José Carlos Caridade, todos os associados foram orientados a inserir os dados no novo sistema. 

Porém, a dúvida de muitos usuários do complexo gira em torno do controle do acesso, já que não houve retorno após a inserção dos documentos.

O vistoriador de embarcações Gilmar Antonio Bissoli, da Fornecedora de Navios Paulo Fernandes, fez o cadastro no sistema no último dia 13 e ainda está aguardando orientações da Aduana.

“O sistema é muito útil e, por enquanto, está tudo tranquilo nos acessos. Estamos trabalhando normalmente com as credenciais antigas”, afirma.

Segurança - De acordo com o assistente do inspetor-chefe da Alfândega de Santos, o auditor-fiscal Antonio Russo Filho, o acesso será autorizado com as mesmas credenciais utilizadas anteriormente. A inserção dos dados permite uma atualização das informações já contidas nelas. “O BDCC tem a intenção de aumentar a segurança para terminais e empresas que atuam no Porto”, destaca.

É importante frisar que o banco de dados deve ser atualizado constantemente, após admissões ou demissões das empresas. A intenção é evitar que uma pessoa acesse áreas alfandegadas sem vínculo com as firmas e, consequentemente, sem motivo oficial.

Conforme comunicado oficial da Abtra, enviado à comunidade portuária, as pessoas físicas e jurídicas que não foram cadastradas poderão inserir os dados normalmente, pois o site será permanente. O órgão destaca a necessidade de integração de outros órgãos públicos também responsáveis pelo controle da fronteira portuária. No último mês, mais de 2.500 ligações telefônicas com solicitações de esclarecimento sobre o processo foram direcionadas à associação.

Uma inauguração oficial do novo sistema está sendo programada para a próxima semana. A ideia é apresentar o novo sistema aos usuários do Porto de Santos.

Fonte: A Tribuna – SP

Justiça determina que trens deixem de circular no centro-oeste de SP


A falta de manutenção em toda a malha ferroviária de 32 municípios da região de Bauru, interior de São Paulo, fez com que a Justiça Federal decidisse, nesta quarta-feira, por meio de uma liminar, pelo fim da circulação das composições pelo centro-oeste paulista. Uma notificação deverá encerrar o tráfego de locomotivas pelas ferrovias da região. Caso a determinação não seja cumprida, uma multa de R$ 100 por dia será aplicada à empresa responsável.

A liminar suspende o transporte ferroviário de cargas. O não cumprimento de um acordo feito junto ao Ministério Público Federal (MPF) incidiu na decisão da Justiça. A falta de manutenção e recuperação de toda a malha ferroviária e a instalação de cancelas foi a justificativa pela determinação da liminar.

Descarrilamentos de vagões, vazamento de combustíveis e outros problemas também foram levados em consideração. Um relatório de acidentes com pontos críticos na linha férrea foi apresentado pelo MPF. De acordo com o Ministério Público Federal, os trechos entre Bauru e Pederneiras e Bauru a Promissão são os que reúnem mais problemas.

Assim que a concessionária for notificada, terá cinco dias para interromper o tráfego de locomotivas em toda a linha férrea. A empresa informou que ainda não foi comunicada e, por isso, não iria se pronunciar. Mas adiantou que o acordo vem sendo cumprido e que está aberta para os ajustes necessários.

Fonte: Terra

Atenção: lei que disciplina carga e descarga será aplicada a partir deste julho


Atenção empresários com lojas na região central, e de empresas de transporte que atuam em Cuiabá-MT: a Lei nº 5.463, que disciplina a circulação de veículos e a operação de carga e descarga na capital, passará a ser aplicada até o final da primeira quinzena de julho.

Mas, conforme explica Nelson Soares, diretor da CDL Cuiabá, em alguns casos especiais existe a Autorização Especial de Transporte (AET). Ela pode ser utilizada quando algum tipo de veículo (descritos na lei, artigo 21, do Capítulo III) precisa trafegar em uma área restrita a ele. “Por exemplo, quando está acontecendo a construção de um prédio no centro da cidade e o caminhão com concreto precisa chegar até lá. Segundo a lei, este veículo não pode trafegar no centro, então a empresa que está realizando a obra vai até a prefeitura, pede a AET e paga uma taxa fixa e anual para que o veículo possa circular naquela área”, esclarece.

Segundo Nelson, a visão da diretoria CDL é a de que com esta reorganização de tráfego de veículos pesados no Centro, o trânsito vai fluir melhor. “Com isso, mais carros poderão passar por esta área, favorecendo o comércio, ou seja, a grande vantagem da lei é o favorecimento à mobilidade urbana”, avalia. No entanto, o ponto desfavorável é que fracionar o frete vai encarecê-lo um pouco e isso pode refletir no preço das mercadorias. “Entretanto, acredito que não sendo o valor deste frete nas vias internas da cidade tão expressivo nos preços, os lojistas podem se adequar sem transferir o custo para os consumidores”.

Previna-se - De acordo com o secretário da SMTU, Josemar Sobrinho, a sinalização de trânsito específica está sendo providenciada, visando tanto informar aos cidadãos sobre as localidades e as vias de acesso, como possibilitar “aos agentes a autuação para aqueles que desrespeitarem a Lei”.

Desta forma, os responsáveis pelos departamentos de logística das empresas devem orientar aos seus motoristas, que terão também as informações nos painéis instalados na BR-163, próximo à entrada para Campo Verde, e outros dois na MT-Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá à Chapada. Também serão instalados painéis nas Rodovias dos Imigrantes, Palmiro Paes de Barros e também no Trevo do Lagarto. Em perímetro urbano, a sinalização será em locais como as Pontes Júlio Muller, Maria Eliza Bocaiúva – (Ponte Nova), Sérgio Motta, além do trevo do Tijucal e Avenidas como Beira Rio, Perimetral, entre outras.

“É ideal que desde já os dirigentes de empresas planejem e se reorganizem, tanto lojistas quanto transportadoras, visando adequação e evitando multas. Os infratores das regras a partir de 15 de julho estarão sujeitos às penalidades sob forma de advertência; multa; apreensão e remoção do veículo; cassação do alvará de licença e funcionamento. Portanto, alerta a CDL Cuiabá, acessem a legislação para conhecê-la e se reorganizem, lembrando que há a possibilidade de Autorização Especial de Transporte (AET)”, coloca Nelson.

Fonte: Olhar Direto

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Homem é preso ao tentar roubar carga de caminhão em Arujá


Um homem foi preso após tentativa de roubo a caminhão de carga na noite de terça-feira (3) em Arujá, na Grande São Paulo. Outro criminoso que participava da ação conseguiu fugir após longa perseguição.
Uma equipe da Força Tática da Polícia Rodoviária Federal de São José dos Campos fazia ronda na divisa de Santa Isabel com Arujá, já com o intuito de evitar os frequentes roubos de cargas na região, quando presenciou uma ação protagonizada por dois veículos de passeio que abordavam um caminhão na rodovia Presidente Dutra.

A viatura acompanhou o veículo roubado até Arujá e acionou a Polícia Militar de Guarulhos para reforço. Mesmo com o bloqueio policial, os criminosos não pararam e, no km 200 da rodovia, acessaram a Mogi Dutra.

Ao longo da rodovia Mogi Dutra, o veículo roubado ainda causou dois acidentes sem vítimas. Após outra batida do caminhão com três carros, os criminosos perderam o controle do veículo, que tombou, na altura do km 37 da estrada. Dois homens saíram do caminhão e se refugiaram em uma mata próxima do local. A polícia conseguiu prender um, enquanto o outro não foi encontrado.

A carreta, que levava tubos de aço de pequeno diâmetro, não foi removida da rodovia por estar muito danificada. Já a cabine, também conhecida como "cavalo", foi encaminhada ao DP de Arujá, para onde também foi levado o detido.

Fonte: R7