sexta-feira, 27 de julho de 2012

Caminhão roubado na Via Anchieta é localizado no Estuário em Santos


Um caminhão e um semi-reboque com 610 sacos de 50 kg de açúcar foram roubados por quatro homens armados. O fato ocorreu por volta das 22 horas de terça-feira, na Rodovia Anchieta, próximo à Cota 400, em Cubatão. A carga, um total de 30 toneladas do produto, seria descarregada no Porto de Santos. Na madrugada desta quarta-feira, o caminhão foi localizado no bairro Estuário, em Santos.

Segundo a vítima, que mora no interior de São Paulo, o assalto ocorreu após uma parada para urinar. Os marginais teriam se aproximado em um veículo Corsa ou Celta, de cor branca ou prata, como descreve o motorista, que teve seu rosto coberto com uma camisa.

Depois do assalto, o grupo abandonou a vítima, retirando a camisa de seu rosto. Solto, o motorista pediu ajuda em uma transportadora de Cubatão e chamou a polícia. O caso foi registrado no 1º DP de Santos. A vítima, que também teve subtraídos o relógio e o aparelho celular, foi apresentada ao álbum de registro fotográfico da unidade policial, mas não reconheceu nenhum dos suspeitos como autores.

Localização

O caminhão trator azul, de placa BXF 8102, de Campinas, foi localizado pelo próprio motorista, por volta das 4 horas da madrugada, com o auxílio do sistema de rastreamento do veículo. O caminhão estava na Rua Otávio Correia, no Estuário, em Santos.

O semi-reboque branco, de placa BZE 0946, de Campinas, que transportava a carga, ainda não foi localizado.

 Fonte: A Tribuna

Obras noturnas no trecho entre a Fernão Dias e a Dutra


A partir desta semana, a obra de remodelação do trecho entre os quilômetros 88 e 90, região de Guarulhos da Rodovia Fernão Dias, será realizada na pista Norte (sentido Belo Horizonte), no km 90, após o acesso da Rodovia Presidente Dutra para a Rodovia Fernão Dias. As obras serão realizadas das 21h às 5h da manhã. Elas contemplam adequações no sistema viário com ajustes na geometria, pavimento, sinalização horizontal e vertical, iluminação e sistema de drenagem.

Esta obra visa minimizar o conflito do entrelaçamento do tráfego das vias principais e marginais da Rodovia Fernão Dias, que fazem conexões com a Rodovia Presidente Dutra e a Avenida Aricanduva. O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego na região e aumentar a segurança viária, além de combater os alagamentos.

As intervenções tiveram início no final de junho e devem ser finalizadas em seis meses. O local estará devidamente sinalizado e a Concessionária orienta aos motoristas que redobrem a atenção e reduzam a velocidade próximo ao trecho, que estará sujeito à lentidão durantes as obras, necessárias para garantir o conforto e a segurança dos usuários da Fernão Dias.

*A programação de obras está sujeita a alterações de acordo com as condições climáticas.

Sobre a Autopista Fernão Dias – Concessionária responsável, desde 2008, pelos 562 quilômetros da rodovia Fernão Dias (SP-381/MG/SP), que liga as cidades de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Durante os 25 anos do contrato de concessão, serão investidos R$ 3,4 bilhões em melhorias na rodovia.

Sobre a OHL Brasil – A OHL BRASIL é a companhia do setor de concessões rodoviárias do Brasil com a maior extensão de quilômetros administrados. São 3.226 quilômetros sob gestão de suas nove concessionárias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina: Autovias, Centrovias, Intervias, Vianorte, Autopista Fernão Dias, Autopista Fluminense, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Régis Bittencourt. A OHL Brasil é uma empresa de capital aberto, com ações negociadas no Novo Mercado da Bovespa. É subsidiária da OHL Concesiones e desenvolve seus negócios no setor de infraestrutura de transporte por meio do sistema de concessão de serviços públicos. A OHL Concesiones está presente no Brasil, Argentina, Chile, Espanha, México e Índia, e é uma das empresas da OHL, um dos grupos líderes de concessões e construção da Espanha, com experiência centenária.

Fonte: Atibaia News

Caminhoneiros dizem que não há local adequado para cumprir nova lei


A cada quatro acidentes, um deles envolve caminhões. Por isso, a partir do dia 15 de setembro passará a valer no país a nova legislação trabalhista para motoristas de caminhão e de ônibus. A cada quatro horas ao volante eles terão direito a intervalo com meia hora de descanso. Nesta quarta-feira (25), em vários estados, motoristas fizeram protesto contra o Governo Federal. Em Barra Bonita (SP), alguns motoristas também pararam. Já em Ourinhos, os caminhoneiros que passaram pela BR-153 foram orientados sobre a nova lei.

Até o fim do mês, o trabalho da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público do Trabalho será de orientação, que regulamenta o tempo de trabalho e de descanso. A polícia vai usar as informações do tacógrafo para fazer a fiscalização. Números da polícia revelam que, só no ano passado, metade dos 192 mil acidentes nas rodovias federais envolveu caminhões: 4.404 motoristas que se envolveram em acidentes e sobreviverem disseram que dormiram ao volante. Alguns confirmaram que para vencer o cansaço tomaram remédios para tirar o sono. Para o Ministério Público do Trabalho, a nova legislação é uma vitória para a categoria.

A nova lei nem entrou em vigor e já preocupa muita gente. Na opinião dos caminhoneiros, a maioria dos postos não tem estrutura para acomodar todos durante os intervalos obrigatórios. "As rodovias nossa, além de estar em mal estado de conservação, os postos são em distâncias longas devido à concorrência. Para a gente dormir nos postos é preciso abastecer. Porque, geralmente, os guardas que fazem a manutenção não deixam a gente dormir. No acostamento a gente não pode parar porque corre o risco de ser assaltado e perder o caminhão. E o trajeto longo do jeito que a gente faz são 6 horas sem parar. E não tem condição de parar. Porque se você parar é assaltado", disse o motorista José Aparecido Maradona.

Outro caminhoneiro também concorda. "Não tem uma sala de televisão. Não tem nada para o motorista. E outra, a maioria a gente tem que pagar estacionamento hoje", contou José Simões. O pátio de posto de combustíveis em Marília é grande. Motoristas de várias partes do país param no local para descansar. A preocupação do gerente é com a falta de espaço para receber os caminhões. "Eu acho que o governo deveria fazer pontos de parada nas rodovias. É o único jeito que tem. Agora eles põem a lei e tem que parar. E vai parar onde? Na beira da pista? Não vai! O cara quer parar aqui e aí eu vou ter problema porque não sei o que vai dar, não", informou o gerente de posto, Dirceu de Rossi.

O representante do Sindicato dos Motoristas de Marília disse que o governo já está pensando em uma solução para o problema. “A solução para os motoristas é que eles precisam ter posto de parada. Vai ter posto para estar dando um apoio nas redes de estrada. Vai se montado pelo Governo Federal. Isso aí já tá sendo estudado dentro da presidência e esses postos de parada vão sair do papel", disse Moacir Baldicera.

 Fonte: G1

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Governo de SP realiza melhorias nas estradas do litoral


Um conjunto de 11 obras é a aposta do governo do Estado de São Paulo para melhorar o fluxo de veículos entre as cidades do litoral no próximo verão e reduzir os congestionamentos na Serra do Mar. As intervenções, em cinco rodovias, devem começar no mês que vem.

Entre as principais intervenções está a abertura de mais uma pista, em Bertioga, da SP-055 (Rodovia Mogi-Bertioga), incluindo alargamento das pontes nos km 92,78, 93,25 e km 97,20. Outra rodovia que vai ganhar uma pista é a Padre Manoel da Nóbrega. Será um trecho de dez quilômetros entre Praia Grande e Mongaguá.

Ao todo, as obras vão custar R$ 101,5 milhões e incluem a recuperação de 200 km de rodovias. Cada intervenção está sendo licitada em separado e uma mesma construtora poderá fazer mais de uma delas.
A expectativa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é de que todas as obras estejam prontas no verão deste ano. Mas elas ainda dependem do término dos processos de licitação. “Se eles ocorrerem normalmente, as obras devem terminar antes do Natal”, disse ontem o superintendente do órgão, Clodoaldo Pelissioni. “São restaurações, eliminações de pequenos gargalos, obras que não são complexas, mas importantes.”

Parte dos serviços consiste em recapeamento de trechos desgastados. Na Tamoios, por exemplo, onde a pista no planalto já está sendo duplicada, o trecho de serra vai receber “serviços de reconfiguração geométrica e implantação de sinalização vertical, horizontal e de dispositivos de segurança”.
Em Ilhabela, a SP-131 vai ter a camada de rolamento das pistas reforçada em um trecho de 23,6 km, no trajeto das praias da parte sul da ilha. Já a Rodovia Oswaldo Cruz terá recuperação do asfalto nos 20 km iniciais da pista em Taubaté.

Os editais vêm sendo publicados desde o mês passado, separadamente. Ontem, o DER juntou as intervenções e as chamou de “Operação Verão/2013”. Das 11 obras, cinco serão na SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega e Rodovia Rio-Santos).

Viadutos - O DER diz também que estão em vias de licitação obras para eliminar gargalos do Sistema Anchieta-Imigrantes. No plano, está a criação de três viadutos - um em Cubatão e dois em São Vicente - que devem eliminar os semáforos da rodovia.

Fonte: Agência Estado

Artesp: trecho urbano não terá pedágio


A Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo) descartou a possibilidade de o novo sistema de pedágio ser implementado na rodovia Anchieta.

Segundo o órgão, não há nenhuma previsão de estudos para implantação do Ponto a Ponto na Anchieta, sequer como projeto piloto. Para a Artesp, o trecho urbano da rodovia já é pedagiado, já que as praças realizam cobrança por toda a extensão das rodovias sob concessão.

No início da semana passada, a "Folha de S.Paulo" revelou que o governo estadual estudava implantar o sistema Ponto a Ponto em trechos urbanos da Anchieta (São Bernardo), da Raposo Tavares (Cotia) e da Ayrton Senna (Guarulhos). O governador Geraldo Alckmin confirmou a intenção de realizar as cobranças em trechos urbanos dessas rodovias até 2014.

Através de projeto piloto, a operação do Sistema Ponto a Ponto de cobrança eletrônica de pedágio está sendo testada desde abril, com adesão voluntária.

O Ponto a Ponto está em operação em apenas dois trechos rodoviários: na SP 360 (que liga Itatiba a Jundiaí) e na SP 75 (entre as cidades de Indaiatuba e Campinas).

Fonte: Desta

SP: via de acesso a São José do Rio Preto é interditada


A partir da última terça-feira (24), uma das principais entradas de São José do Rio Preto (SP) será interditada. A alça de acesso da rodovia Washington Luiz (SP-310) pela avenida Alberto Andaló será fechada até que sejam concluídas as obras para reconstrução da alça, que já não tem capacidade para atender ao grande volume de veículos que passam por ela diariamente.

Para quem chega a cidade pela rodovia e pretende entrar na avenida, a recomendação é utilizar o acesso da avenida Murchid Homsi, mas a entrada pela avenida Bady Bassitt também está liberada. Os motoristas poderão utilizar rotas alternativas para se dirigir ao centro, como avenida América, rua Silva Jardim, rua Saldanha Marinho e rua Centenário.

A interdição tem o intuito de restringir o fluxo de veículo durante as obras por medidas de segurança. O secretário de trânsito, Afonso Carmona Modolo, explica que esta ação foi uma solicitação da Polícia Rodoviária, que considera importante reduzir todas as opções que aumentem o risco de acidentes.

Medidas como a proibição de estacionamento na rua Centenário e a redução de faixas de rolamento na marginal Adhemar de Barros também foram implantadas para que a terceira faixa seja utilizada somente pelas máquinas que estão trabalhando na obra. A previsão da Secretaria de Trânsito é de que as obras terminem dentro de 50 dias. Durante este período, os motoristas terão de se adaptar às novas regras.

Fonte: Terra

Pedágio fica mais caro a partir do dia 1º na RJ-116


O reajuste na tarifa do pedágio da RJ-116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco), autorizado na última terça-feira pela Agetransp, começará a ser cobrado em 1º de agosto. O valor da tarifa básica passa de R$ 3,90 para R$ 4,10 e faz parte da deliberação que será publicada no Diário Oficial do Estado. O reajuste é anual e ordinário e faz parte do contrato de concessão estabelecido entre o Governo do Estado e a Concessionária Rota 116 S/A.

A RJ 116 tem quatro praças de pedágio, nos quilômetros 1,9 em Itaboraí; 48,8, em Cachoeiras de Macacu; 90,4 em Nova Friburgo e 122,3 em Cordeiro. A tarifa básica de R$ 4,10 é para carros de passeio. Para caminhões e ônibus de até dois eixos a tarifa passa para R$ 8,10. Veículos de três a seis eixos o valor será de R$ 16,40 e acima de seis eixos será cobrada tarifa básica multiplicada pelo número de eixos.

Fonte:O Fluminense