sexta-feira, 3 de agosto de 2012

SP-321 pode ganhar faixas adicionais


A rodovia “Cezário José de Castilho” (SP-321), a Bauru-Iacanga, que dá acesso aeroporto Moussa Tobias, em Arealva, pode ganhar faixas adicionais.

A obra depende da confirmação da empresa ganhadora da licitação cuja abertura de envelopes está prevista para o dia 24 deste mês. Orçada em R$ 95,6 milhões e com prazo de 18 meses para conclusão, a obra inclui ainda o recapeamento da pista e dos acostamentos existentes entre os quilômetros 356 e 411.
Embora esteja sob a responsabilidade do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), a informação foi divulgada ontem em nota enviada pela assessoria de imprensa do Daesp (Despartamento Aeroviário do Estado de São Paulo).

Em resposta à manchete desta quarta-feira (1º) do BOM DIA, que apontou o esvaziamento de interesse privado no aeroporto Moussa Tobias, o órgão informou que serão abertas neste mês quatro licitações - três delas, outra vez.

Fonte: Agência BOM DIA

Ataques nas rodovias da região a escolta de carga aumentam 25%


Os ataques às equipes de escolta armada aumentaram 25% de abril a julho nas rodovias da região de Campinas (SP). Os dados do sindicato da categoria indicam que o principal alvo são caminhões e carretas com produtos eletrônicos. As quadrilhas aproveitam as falhas na segurança para assaltar as cargas que chegam no Aeroporto Internacional de Viracopos, das empresas de combustíveis, de produtos eletrônicos e farmacêuticos.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Escolta, Autair Iuga, as limitações para a utilização das armas permitidas pela Polícia Federal, blindagem e utilização de acessórios na defesa dificultam os trabalhos da segurança privada armada. “Favorece positivamente para o lado dos criminosos por conta de ser desproporcional os calibres das armas”, explica.

Para fazer a segurança da carga, os vigilantes trabalham em dupla e com uma distância de 100 metros do caminhão e a orientação durante um assalto é tentar fugir dos bandidos. “As armas liberadas são potentes, no entanto ficamos em desvantagem porque são duas armas, enquanto as quadrilhas muitas vezes estão em três carros com armas mais potentes”, disse o vigilante Fábio André Rizzatto.

Perigo

A Rodovia Adalberto Panzan, que liga as rodovias Anhanguera a Bandeirantes, é considerada pelos vigilantes uma das mais perigosas por ter áreas de sombra na comunicação, ou seja, não há sinal nem de rádio nem de telefone celular.
Em um dos casos de tentativa de assalto na Rodovia Bandeirantes, uma criança de 9 anos foi vítima de bala perdida na sexta-feira (29). Um segurança e outra criança também ficaram feridos. Segundo polícia que fez a perícia no local, o carro da escolta tinha várias marcas de balas e de alto calibre.

Segundo Iuga, para combater roubos na estrada uma atuação mais eficaz da polícia na investigação dos casos poderia inibir a ação dos assaltantes. "Quando se tem uma atuação de roubo de carga, depois de cerca de uma hora, os vigilantes e os motoristas são liberados. O que nos leva a crer que em um raio de até 100 quilômetros esta carga está sendo desovada e esfriada para ser transportada posteriormente”, afirma.

A Polícia Civil de Campinas e a Secretaria de Segurança Pública foram procuradas, mas até esta publicação não comentaram o caso.

Fonte: G1

Nova carga horária de caminhoneiros deve aumentar contratações em 30%


A nova carga horária para os caminhoneiros deve aumentar as contratações em até 30%, segundo estimativa dos sindicatos da categoria. As empresas de transporte já começaram a fazer as contas e, para aumentar o quadro de funcionários, o valor dos fretes deverá ser reajustado.

Pela nova lei, os caminhoneiros precisam ter no mínimo 11 horas de folga por dia. O tempo máximo no volante vai ser de quatro horas e, entre elas, um intervalo de meia hora pra descanso.

As mudanças estão gerando muitas reclamações da categoria. Segundo os caminhoneiros, falta segurança nas estradas para cumprir os períodos obrigatórios de descanso.

A nova determinação é para evitar os excessos de jornada, mas, na prática, vai ser difícil cumprir principalmente para quem faz viagens mais longas e para regiões sem infraestrutura rodoviária.

Os sindicatos do setor prevêem aumento de 30% na oferta de vagas para caminhoneiros. “Profissionais qualificados, pois hoje você tem uma tecnologia embarcada no veículo para que você possa operar com segurança”, explicou o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros Claudinei Natal Pelegrini.
Eber de Oliveira, que é dono de uma empresa de fretes, levanta outra consequência da lei. Mais funcionários, maior o custo do frete. “O consumidor final que vai ter o acréscimo no valor do frete”, destacou.

Fonte: G1

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Roubo de carga em São Paulo registra aumento de 17% em 2012


Dados recentes da Secretaria de Segurança Pública mostram que no primeiro semestre de 2012 o Estado de São Paulo registrou número recorde de roubo de cargas, comparando com anos anteriores.

Entre os meses de janeiro e junho deste ano foram 3.913 casos contra 3.345 em 2011, um aumento de quase 17%. “As quadrilhas que roubam cargas estão se especializando e recorrendo a recursos tecnológicos que facilitam a ação. Por isso, é importante estar atualizado sobre as novas tecnologias e buscar o máximo de recursos que possam frustrar as tentativas de roubo”, explica Autair Iuga, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo (Sesvesp) e presidente do Sindicato das Empresas de Escolta do Estado de São Paulo (Semeesp).

Desde que os dados sobre roubo de cargas começaram a ser tabulados no Estado, não se registrou este número. “Os criminosos procuram um alvo fácil e vulnerável, por isso quem não recorre aos dispositivos de seguranças fica à mercê do crime e acaba amargando os prejuízos”, conclui Iuga.

Em 2011, foram registradas 6.958 ocorrências de roubo de cargas, que causaram um prejuízo de quase R$ 300 milhões. Produtos alimentícios, eletroeletrônicos, cargas fracionadas e produtos farmacêuticos foram os principais itens roubados.

Roubo de Cargas – Estado de São Paulo
2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006 2005
1º trimestre 1.911 1.786 1.719 1.849 1.490 1.520 1.560 1.541
2º trimestre 2.002 1.559 1.758 1.960 1.608 1.568 1.543 1.545
Total 3.913 3.345 3.477 3.809 3.098 3.088 3.103 3.086
Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

Fonte: Segs

Novo limite de velocidade da Imigrantes entrou em vigor


Os motoristas que trafegarem pela rodovia dos Imigrantes terão que ficar mais atentos com a velocidade máxima permitida.

A partir de ontem (01/08), o trecho entres os km 18 e 11 da pista norte da Imigrantes, sentido São Paulo, teve seu limite reduzido para 110 km/h. A velocidade anterior era de 120 km/h.

Para caminhões e ônibus não houve mudança, e o limite continua sendo de 90 km/h.

Nesse trecho da rodovia existe um radar fixo, que está localizado no km 12. Quem exceder o limite levará multa que varia entre R$ 85,13 e R$ 574,62. Além disso a fiscalização será feita pela Polícia Militar Rodoviária e pela DER (Departamento de Estradas e Rodagem)

Do km 11 até o início da rodovia, em São Paulo, a velocidade máxima continua em 90 km/h, para automóveis e caminhões.

Redução de acidentes

O objetivo da diminuição da velocidade, que foi solicitada pela Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, é reduzir o número de acidentes. No primeiro semestre deste ano foram registrados, só na Imigrantes, 963 acidentes.

Fonte: Destak

DER libera caminhões de serviço na Tamoios durante duplicação


O DER publicou uma instrução no Diário Oficial do Estado liberando o tráfego de caminhões e equipamentos nos dois sentidos da Rodovia dos Tamoios (SP-099), no trecho entre os quilômetros 11 e 60.

Segundo o Departamento, os veículos liberados para circulação devem pertencer aos prestados de serviços das obras de duplicação da rodovia. Mais informações: www.der.sp.gov.br.

Fonte: Imprensa Setcesp

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Governo vai conceder 5,7 mil km de rodovias


A presidente Dilma Rousseff já bateu o martelo na lista final de rodovias e ferrovias que vão entrar no pacote de novas concessões de infraestrutura. Nesse pacote, apelidado por auxiliares da presidente de "PAC das Concessões", serão oferecidos à iniciativa privada cerca de 5,7 mil quilômetros de rodovias e 5 mil quilômetros de ferrovias.

Apesar da falta de definição sobre concessões em algumas áreas, como a de aeroportos, o governo trabalha para fazer esses anúncios até o fim de agosto. Na área de rodovias, o modelo de leilão por menor tarifa de pedágio será mantido, sem o pagamento de outorga. A malha a ser concedida engloba corredores como o Brasília-Goiânia-Palmas, formado pela BR-060 e pela BR-153.

Outro trecho, a BR-050, sai de Brasília e atravessa todo o Triângulo Mineiro, até a divisa com São Paulo. A partir dali, integra-se à Via Anhanguera, privatizada pelo governo paulista nos anos 90. Em todas as estradas, além de intervenções previamente definidas na ampliação e na manutenção da malha, o governo pretende acionar "gatilhos" de investimento, por meio dos quais as futuras concessionárias precisarão acelerar obras como duplicação de pistas e construção de viadutos, caso o volume de tráfego supere as previsões inicialmente apontadas nos estudos.

Outras rodovias com forte movimentação de cargas devem constar da nova rodada de concessões rodoviárias: a BR-101 na Bahia, a BR-262 (Belo Horizonte-Vitória), a BR-163 (entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e dois trechos dentro do Mato Grosso do Sul (a BR-262 e a BR-267). O plano é que todas as concessões tenham prazo de 25 anos.

O governo também decidiu buscar na iniciativa privada a expansão da malha ferroviária do país, um papel que, com todos os atropelos e atrasos, tem sido protagonizado pela estatal Valec.

Com o apoio de empresas, a União pretende tocar a construção de novos trechos. Entre os 5 mil km de estradas de ferro planejadas está a construção de uma linha entre o Rio de Janeiro e Vitória (ES). Da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) sairá outro ramal com destino a Corinto, em Minas Gerais. Parte da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), até então sob alçada da Valec, também deverá ser repassada para o setor privado. O plano é leiloar o trecho de 901 km de malha que sai de Campinorte (GO), na Ferrovia Norte-Sul, e avança até Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Só as obras desse percurso são estimadas em R$ 4,1 bilhões. O plano das concessões ferroviárias inclui ainda a ligação de Belo Horizonte a Aratu, na Bahia, além do Ferroanel de São Paulo. Todas as obras deverão ser construídas com bitola larga, uma estrutura mais moderna e capaz de suportar grandes volumes de carga, e seguir o modelo de "via aberta" - qualquer transportador ferroviário tem acesso à malha, mediante pagamento de pedágio à operadora dos trilhos.

No pacote das concessões de infraestrutura, o governo também chegou a uma definição sobre a execução de obras de ampliação nas primeiras concessões de rodovias, repassadas na década de 90 para o setor privado. O que está em jogo é um conjunto de intervenções em rodovias como a Nova Dutra, a Ponte Rio-Niterói e a BR-040 (Rio de Janeiro-Juiz de Fora), que não estava previsto nos contratos originais.

A possibilidade de prorrogar os contratos dessas concessões seria uma saída para que as empresas executassem essas obras, que passaram a ser necessárias por conta do aumento de tráfego. Com a dilatação dos prazos, o governo poderia diluir o pagamento dessa despesa nova e, assim, evitar que o custo extra fosse repassado para a tarifa de pedágio, que é a forma de remuneração da concessionária. Essa possibilidade, no entanto, está praticamente descartada. O governo também decidiu que as obras extras terão de ser feitas sem o aumento do preço do pedágio.

A União, dessa forma, irá indenizar as concessionárias pela construção de estruturas que não estavam previstas, ou seja, sem repasse direto para o usuário da rodovia. Uma das obras de maior dimensão é o aumento do número de pistas da Serra das Araras, trecho bastante crítico da Nova Dutra, a rodovia que conecta São Paulo ao Rio de Janeiro.

Os empresários esperam com ansiedade o anúncio dos projetos para concessões. Para o presidente do Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José de Freitas Mascarenhas, o governo está sendo "realista" e entendeu a importância de se aliar ao capital privado para superar os gargalos logísticos do país. "Não só o governo não tem recursos suficientes para atender às demandas crescentes de infraestrutura, como enfrenta dificuldades institucionais para gastar o orçamento de que já dispõe", afirma Mascarenhas.

Apesar da pressa em definir o que será objeto de concessões, o governo ainda deverá percorrer um longo caminho até leiloar os projetos e assinar os contratos. A advogada Letícia Queiroz de Andrade, especialista em direito regulatório do escritório Siqueira Castro, lembra que existe uma série de procedimentos necessários: realização de estudos de viabilidade econômica (com projeções de demanda e necessidade de investimentos), apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU), audiências públicas e publicação dos editais. "Tudo isso varia de projeto para projeto, mas pode levar facilmente de nove a 12 meses", diz Letícia. Se o governo iniciar os trâmites em agosto, os primeiros investimentos podem sair no fim de 2013, segundo ela. Uma forma de ganhar tempo é com um processo seletivo simplificado para a contratação dos estudos, com posterior pagamento pelo vencedor dos leilões, dispensando os mecanismos da Lei de Licitações. Isso já ocorreu no leilão de aeroportos, lembrou a advogada.

Fonte: Valor Econômico

Trecho da SP-079 entre Itu e Sorocaba receberá melhorias


Vinte e três quilômetros da SP-079 (Rodovia Convenção Republicana Waldomiro Correa de Camargo), entre Itu e Sorocaba, receberão melhorias do Governo do Estado. Em visita a Itu nesta segunda, 30, o governador Geraldo Alckmin anunciou a homologação da licitação para a duplicação da via. O investimento será de R$ 114 milhões.

Segundo o governador, em 30 dias ficará pronto o recapeamento da duplicação dos sete quilômetros de Sorocaba até o bairro Eden. “E vamos iniciar agora os dois lotes dos 23 quilômetros que começam aqui, passam pela cidade nova (Piratipingui) até chegar em Sorocaba. Com os sete (km) que ficam prontos no mês que vem, nós teremos 30 quilômetros duplicados, sendo 23 com ciclovia”, disse.

O trecho que receberá melhorias liga Itu a Sorocaba, do km 47,58 ao km 70,7. Com a homologação da licitação, o contrato com a empresa vencedora do certame poderá ser assinado. A previsão é que as obras sejam iniciadas em setembro deste ano e concluídas em março de 2014.

Fonte: Governo do Estado

Confira o andamento das obras do trecho leste do Rodoanel em São Paulo


A SPMar, concessionária responsável pela construção do trecho leste do Rodoanel em São Paulo divulgou um balanço que indica que as obras do complexo viário está prosseguindo dentro do cronograma estipulado no edital de contratação, mantendo a data de entrega para março de 2014.

A concessionária acaba de receber a liberação da licença Ambiental da quinta fase de obras que foram iniciadas em 17 de agosto de 2011 e agora caminham conforme o cronograma:

Trevo Av. Papa João XXIII - ligará o trecho sul do Rodoanel com o trecho leste e a Avenida Papa João XXIII em Ribeirão Pires (Lote 1) – os dois viadutos e o muro de contenção no km 87 já foram concluídos. Neste momento a concessionária está trabalhando nos aterros e na drenagem da futura pista, construindo bueiros, canaletas e galerias. A liberação do tráfego no trevo ocorrerá apenas após o término da construção de todo o trecho leste do Rodoanel, em março de 2014.

Túnel Santa Luzia - em Ribeirão Pires e Mauá (lote 2) – já foram escavados aproximadamente 600 metros nas duas pistas totalizando 1.200 metros de escavação subterrânea, ou seja, aproximadamente 56% do programado. No emboque sul, foi concluído um túnel falso, estrutura em concreto armado que servirá de proteção para os futuros usuários da rodovia.

Na outra entrada do túnel, no emboque norte, já foi realizado 75% das escavações previstas em solo a céu aberto. Além disso, foram concluídos o tratamento dos taludes por técnicas de contenção e drenagem. A escavação subterrânea do túnel pela frente do Emboque Norte começará no início de agosto. A previsão de término é outubro de 2013.

A obra do túnel é de grande importância para o projeto do trecho Leste do Rodoanel, pois toda rocha retirada será britada e reutilizada na construção dos pavimentos asfálticos e de concreto.

Encontro Leve Estruturado - no lote 3, que compreende os 4 primeiros quilômetros do Encontro Leve Estruturado, entre Suzano e Poá, já foram cravadas 396 estacas de sustentação e 38 vigas travessa e 80 longarina, nas duas frentes de obra, localizadas na Estrada dos Fernandes e na Estrada Santa Mônica. O Cantitravel, equipamento responsável pela construção do Encontro Leve Estruturado, está em operação desde a semana passada e já entrou na área da várzea do Rio Guaió.

Canteiro de obras - A Fábrica de Vigas em Suzano produziu até o momento 611 estacas, 83 vigas travessa e 403 vigas longarinas para o viaduto Encontro Leve Estruturado. A previsão é que a produção das vigas esteja finalizada em novembro de 2013 para que seja concluída a obra até dezembro do mesmo ano.

Licenças – Na última terça feira (24/07), foi liberada pela CETESB a licença do lote 4. As obras localizadas em Ribeirão Pires acontecerão de agosto de 2012 a maio de 2013 e ligarão o trevo localizado no km 86 do Rodoanel, entre o trecho sul e o leste, ao Túnel Santa Luzia, ambos já em construção. Com esta nova etapa, já são mais de 15 quilômetros da rodovia liberados. Nas próximas semanas deve acontecer a liberação da licença do lote 7, que representa mais 3,5 quilômetros da via. Com isso, cerca de 43% do trecho estará apto para a construção.

A licença do lote 5 foi solicitada em abril, junto a CETESB e a do lote 6 deverá acontecer nas próximas semanas, ficando a previsão inicial da liberação após setembro. Juntos, estes dois trechos representam mais 15,2 quilômetros, chegando a 78% do trecho leste.

Os demais trechos, lotes 8, 9 e 10 estão em fase de definição executiva, conforme previsto em cronograma, para que possa ser solicitada a Licença de Instalação Ambiental.

Fonte: Portal Transporta Brasil

terça-feira, 31 de julho de 2012

Novas obras à vista: as cargas vão passar


O governo estadual deve concluir até 2016 pelo menos nove obras que estão sendo implementadas na Região Metropolitana. Os serviços viários, além de atenderem o transporte individual e coletivo, terão a função ainda de desafogar o tráfego de cargas, principalmente daquelas embarcadas e desembarcadas nos portos da Grande Vitória. Vai ajudar também o fluxo das cargas que abastecem o comércio.

"O governo estadual está buscando todas as alternativas possíveis para reduzir os gargalos logísticos objetivando melhorar a logística do Espírito Santo, reduzir os custos no transportes de carga e recuperar a competitividade dos nossos portos", explicou o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

A falta de investimento em logística nos últimos anos – os investimentos em portos, rodovias federais e aeroportos, não custa lembrar, são de responsabilidade do governo federal – é responsável pela perda de competitividade de uma das principais vocações do Estado, o comércio internacional.
Sem a realização dos investimentos previstos na área de logística, o Espírito Santo, por mais de uma década, vem convivendo com problemas que se transformaram em gargalos que minam a competitividade dos portos. E a atividade portuária, por conta desses entraves, teve os custos elevados e a competitividade reduzida.

Uma das reclamações dos usuários do Porto de Vitória é a dificuldade de acesso dos caminhões para a entrada e saída de cargas diversas. O problema deverá ser solucionado com a construção do Portal do Príncipe, que terá uma via de acesso ao Porto de Vitória de uso exclusivo para caminhões. A via dará acesso dos caminhões ao porto, a partir das Cinco Pontes.

Em Cariacica estão previstas quatro obras que contribuirão para a melhoria do acesso dos caminhões aos terminais portuários: a urbanização da Avenida América, o Contorno de Cariacica, o Corredor Sudeste e as ligações com a Leste Oeste.

O Contorno Mestre Álvaro e a Rodovia do Sol Norte são as obras previstas para a Serra. O trecho do Contorno, lembra o secretário, retira todo o tráfego de bairros populosos de Serra e Vitória. A obra, destaca, é importante para o Espírito Santo e também para o país.

A construção da ES 388 e a ampliação da Estrada de Capuaba, a via de acesso aos terminais portuários de Vila Velha são as intervenções previstas para o município. A 388 vai, praticamente, contornar a área dos polos industriais de Vila Velha, além de fazer a ligação com a Leste Oeste.

Fonte: A Gazeta – ES

Pista livre da praça de pedágio de Perus permanece em obras até o próximo dia 7


Até o próximo dia 7 de agosto, a pista livre da praça de pedágio de Perus (São Paulo), localizada no km 26+495 da Via Anhanguera, estará totalmente interditada, em ambos os sentidos, devido a obras de revitalização do pavimento.

Os locais em obras serão amplamente sinalizados. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do Disque CCR AutoBAn (0800 055 55 50).

Fonte: Segs

Pedágio terá reajuste de 5,3% na Via Dutra


Os pedágios da Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio, vão ficar 5,3% mais caros a partir de quarta-feira. O reajuste foi anunciado na sexta-feira (27/07) pela ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres).

Uma viagem de carro entre as duas capitais vai custar R$ 2,10 a mais do que hoje. Um motorista gasta R$ 37,60 ao parar em seis praças de pedágio. A partir de agosto, o gasto será de R$ 39,70.

Fonte: R7

Fiscalização de trecho da Imigrantes começa nesta quarta-feira


A fiscalização do trecho entre os quilômetros 18 e 11 da Rodovia dos Imigrantes, na pista sentido São Paulo, que teve sua velocidade máxima reduzida de 120 km/h para 110 km/h começa amanhã, quarta-feira (01/08). De acordo com a Ecovias, a fiscalização e as autuações começam efetivamente.

A mudança foi proposta pela Ecovias com base em estudos desenvolvidos para o Programa de Redução de Acidentes (PRA) da concessionária - que tem por objetivo analisar as causas e determinar medidas para reduzir o número de acidentes nas rodovias.

Em 2011, foram registrados 131 acidentes, com oito vítimas fatais, no trecho entre o Km 18 e o Km 11 da Imigrantes.

Toda a sinalização do trecho, ainda segundo a Ecovias, já está alterada e os motoristas serão informados da mudança por meio de faixas e painéis de mensagem variáveis.

Fonte: A Tribuna