sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Obras em Juquitiba deixa trânsito lento na Régis Bittencourt


O tráfego da Rodovia Régis Bittencourt foi alterado no último dia 20, quarta-feira, e deve seguir pelos próximos 30 dias, devido às obras para a implantação do novo trevo em Juquitiba (altura do Km 326,8). Houve um bloqueio provisório de um retorno em nível no km 326,9, para garantia da segurança dos usuários e dos trabalhadores.

Durante este período, os usuários que trafegarem pela pista sentido Curitiba e precisarem voltar para a pista sentido São Paulo deverão utilizar o retorno do km 331. Placas e faixas, assim como equipes da Autopista Régis Bittencourt, sinalizarão a alternativa de tráfego.

Nesta etapa dos serviços, a Concessionária fará a construção de um muro de contenção necessário para a implantação da alça de acesso da pista sentido São Paulo, que demandará a restrição da faixa da direita no local. Por isso, o tráfego será operado somente pela faixa da esquerda. A Autopista disponibilizará todos os recursos para minimizar o impacto da interferência no fluxo de veículos, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Outra obra

Em 2012 foi iniciada a obra para a construção de um dispositivo em desnível com alças e passagem inferior, que permitirá movimentos de retorno e os acessos em ambos os sentidos da rodovia, sendo o principal acesso ao município de Juquitiba. O trevo representa um grande benefício para a população local, por proporcionar mais segurança tanto para o tráfego rodoviário quanto para o urbano. O dispositivo também possui passeios para os pedestres e acessos laterais que atendem aos moradores da localidade.

Mais outras 10 obras de implantação de trevos em desnível com alças estão em andamento na rodovia Régis Bittencourt e proporcionarão um ganho significativo na segurança viária em relação aos retornos em nível existentes, além de redução do tempo de percurso entre bairros e municípios, e a valorização das áreas lindeiras à rodovia. O município de Juquitiba conta com mais uma obra de novo trevo no km 322. As outras obras estão nos municípios de São Lourenço da Serra (km 300,3), Miracatu (km 340, km 369, km 388, km 404 e km 408), Juquiá (km 419,8), Jacupiranga (km 474 e km 478) e Cajati (km 490,3).

Fonte.: O Taboanense


Diesel mais barato do Brasil permanece na Dutra, em SP


O levantamento da Ticket Car sobre o preço do litro do diesel em todo o Brasil aponta o trecho paulista da Rodovia Presidente Dutra como o local que apresenta o diesel mais barato do País, com preço médio de R$ 2,05 por litro. A rodovia já aparecia no levantamento como a campeã da economia desde janeiro do ano passado.

De acordo como estudo, outros trechos rodoviários que apresentaram diesel barato foram a BR-116 (Régis Bitencourt), no trecho que corta Pernambuco, com média de R$ 2,09/ L e a Washington Luiz, que corta o Estado do Rio de Janeiro, com média de R$ 2,12/ L.

Mato Grosso continua com médias de preço altas em relação ao restante do País. Na rodovia BR-163, que corta o Estado, o preço médio por litro registrado foi de R$ 2,43. No Mato Grosso do Sul, na BR-262, apareceu o segundo maior preço: R$ 2,30 por litro de diesel. Confira no link abaixo a lista com o custo do combustível nas principais rodovias.

Segundo o levantamento de janeiro referente aos limites urbanos, o óleo diesel pode ser encontrado pelo menor preço na Paraíba, em média R$ 2,15/L, seguido por Rio Grande do Norte e Paraná. (veja tabela completa no link abaixo).

Fonte.: Portal Transporta Brasil

PRF lança disque-denúncia para combater roubo de cargas na BR-116


A Polícia Rodoviária Federal está lançando um disque-denúncia para tentar combater os roubos e furtos de cargas, que ocorrem no país. Só na Região Metropolitana de Curitiba, são registrados, em média, quatro casos por semana.

Uma das vítimas dos ladrões lembra que o roubo da carga avaliada em R$ 200 mil que ele transportada começou em um posto de combustíveis, perto de outros colegas que também estavam parados no local, às margens da BR-116. “Assim, não dá para parar em nenhum lugar e se tiver que viajar, não pode parar”, afirma o motorista.

A PRF explica que nas ações, os motoristas são geralmente rendidos e levados para locais ermos, onde a carga é levada pelos criminosos. Mas há outras técnicas, como jogar óleo na pista, para provocar o tombamento da carga.

Desde o início de 2013, já foram presas quatro quadrilhas suspeitas de cometer roubos no estado, mas a polícia ainda procura por outro grupo. Pelo telefone (41) 3676-1602, ou pelo e-mail, qualquer pessoa pode avisar os policiais rodoviários caso encontre alguma situação suspeita na BR-116. A PRF garante o anonimato de quem fizer denúncias.

Fonte.: G1

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Plano pretende aumentar transporte de cargas por rios em 460% até 2030


O volume de cargas transportado por rios nas seis maiores bacias hidrográficas do país poderá subir dos atuais 82 milhões de toneladas ano para 463 milhões até 2030, um crescimento de 460%.
Na bacia do Paraná-Tietê, que cruza São Paulo, o volume atual de cerca de 5,7 milhões de toneladas poderia crescer quase oito vezes, passando para 50,6 milhões. Isso equivaleria a 3,3% de toda a carga a ser transportada projetada para a região.

Esta são algumas projeções a que chegou o PNHI (Plano Nacional de Integração Hidroviária), estudo encomendado pela Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário) e realizado pelo Labtrans da Universidade Federal de Santa Catarina, que foi apresentado hoje em Brasília.

Mas, para chegar a esse volume, seria necessária uma série de intervenções do governo que elevariam de cerca de 14 mil para 23 mil a extensão das principais hidrovias nessas bacias, além da criação de 65 terminais logísticos para a distribuição das cargas.

Segundo o superintendente de Navegação Interior da Antaq, Adalberto Tokarski, as obras foram relacionadas no PNHI mas não foram levantados seus custos porque, segundo ele, esta será uma tarefa dos governos federal e estaduais.

Tokarski afirmou que o estudo levantou todas as possibilidades de transporte por todos os meios, inclusive rodoviário e ferroviário, em cada região do país para chegar a um banco de dados. A partir desse banco, será possível pesquisar os menores custos de transporte em cada ponto do país. Segundo ele, a ideia é deixar esse banco de dados público para permitir que empresários possam tomar decisões de onde instalar suas empresas ou terminais de distribuição de carga.

"Esse estudo vai proporcionar que possamos comparar as rotas para escolher as de menor custo e menor emissão", disse Tokarski.

André Ricarco Hadlich, que coordenou o estudo pelo Labtrans, afirmou que foram realizadas pesquisas de campo para estimar a atual demanda de carga de cada região e quanto poderia ser transportada pelos rios. Segundo ele, o potencial de transporte hidroviário do país mostrou-se grande porque há muita produção, principalmente mineral e de grãos, próxima aos rios que não pode ser escoada por eles.

"Identificamos uma demanda projetada grande de transporte nessas regiões e vamos precisar de investimentos em hidrovias", afirmou Hadlich.

O Secretário Nacional de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, disse no evento que esse estudo poderá dar condições para que se crie um programa de investimentos em hidrovias nos moldes do que o governo já apresentou para rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. 

Segundo ele, os investimentos em hidrovias no PAC 2 foram pequenos até agora porque não havia estudos que apontassem os reais benefícios que as obras trariam o que, para ele, foi sanado com o PNHI.

"Nos pedimos ao governo R$ 7,2 bilhões em obras hidroviárias mas só recebemos autorização para R$ 2,7 bilhões. Mesmo assim, não conseguimos gastar isso", afirmou Perrupato afirmando que os projetos hidroviários não estavam bem estudados.

Fonte.: Folha.com


Ponte na Avenida dos Estados, em Santo André (SP), será reconstruída


A ponte sobre o Rio Tamanduateí na Avenida dos Estados, na cidade paulista de Santo André, terá de ser reconstruída pela Prefeitura após sobre afundamento de pista devido às fortes chuvas da semana passada.
A Prefeitura de Santo André (SP) fará um contrato emergencial para agilizar as obras de reconstrução da ponte sobre o Rio Tamanduateí na Avenida dos Estados, uma das principais vias de ligação entre a Capital e o ABC.

A ponte sofreu, na semana passada, um afundamento de pista devido às fortes chuvas que caíram sobre a Região Metropolitana de São Paulo, além do assoreamento das margens do rio.

As obras de reconstrução do elevado devem demorar seis meses, adiantou a Prefeitura, a um custo de R$ 5 milhões aos cofres públicos. O Departamento de Vias Publicas concentrará todos os esforços de suas equipes para agilizar as intervenções e trazer o mínimo de transtorno aos motoristas e pedestres que por ali trafegam. Estudos viários e técnicos já estão sendo feitos no sentido de desviar a rota de ônibus circulares e de trólebus para minimizar o impacto no trânsito, principalmente em horários de pico.

ROTAS ALTERNATIVAS – O Departamento de Trânsito de Santo André orienta aos motoristas que evitem o trajeto por aquela região. O trânsito está sendo desviado para a rotatória do Sesi, na região do Viaduto Castelo Branco e da Alameda Martins Fontes. Outra alternativa é pegar o Viaduto Adib Chammas a partir da Avenida Itamaraty.

O motorista que vem de Mauá, antes de chegar à rotatória Antonio Cardoso deve entrar à esquerda na Rua dos Alpes (alça) para acessar o Viaduto Adib Chammas ou Pedro Dell’Antonia.

Fonte.: Portal Transporta Brasil