sexta-feira, 1 de março de 2013

NovaDutra suspende interdição do túnel do Três Marias em Taubaté


A interdição do túnel de acesso sob o quilômetro 107 da Via Dutra, que liga a Rodoviária Nova ao Parque Três Marias em Taubaté, programada para ocorrer a partir de quarta-feira (27) foi suspensa pela NovaDutra, de acordo com uma nota divulgada pela prefeitura nesta tarde. Ainda segundo a administração municipal, a concessionária que administra a rodovia não informou uma nova data para a interdição.

No local, seriam realizadas obras de alargamento da pista. A interdição estava prevista para ocorrer até 16 de maio, no período entre às 5h e 22h. A obra previa também uma faixa adicional no acesso à cidade pela rodovia federal. Durante a interdição, as vias alternativas seriam o viaduto da Rua Imaculada, avenidas Dom Pedro e dos Bandeirantes.

Fonte.: G1

Associação Comercial de Sorriso antecipa bloqueio da BR-163 para 7 de março


A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces) antecipou a data da manifestação na BR-163. Antes prevista para o dia 14 de março, o protesto foi confirmado na terça-feira (26) para o dia 7, a partir das 14 horas, em Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop e Nova Mutum.

Em Sorriso, segundo a presidente da entidade, Neiva Dalla Valle, a concentração na rodovia acontecerá na altura da empresa Fiagril. O bloqueio tem duração prevista para uma hora e contará com a participação de empresários, produtores rurais, prefeitos e vereadores de, ao menos, 15 municípios da região, além de deputados federais e estaduais.

Na terça-feira, vereadores e empresários de Lucas do Rio Verde decidiram também bloquear a BR-163 no trecho que corta o município. “É a nossa única via de escoamento de produção, e está cheia de buracos. A situação é caótica e pessoas estão morrendo na rodovia”, critica o presidente da Câmara de Lucas, Airton Callai.

Diariamente, trafegam no trajeto do médio-norte e norte da BR-163 cerca de três caminhões transportando, principalmente, milho e soja até as ferrovias e aos portos brasileiros. Além de acidente e mortos, a precariedade da rodovia também encarece o frete, que em 2013 subiu 11%.

Três acidentes por dia

A rodovia de trânsito pesado e constante é também a que fere e mata em grandes proporções. Neiva Dalla Valle informa ao Hojenews que em 2012 foram registrados na BR-163 um total de 1.247 acidentes, com um saldo 300 mortes e 550 feridos graves. “Uma média absurda de 3,4 acidentes diários, quase um morte por dia”, lamenta a empresária para o site HojeNews. “Com essa parada pela vida, queremos evitar que esses números se repitam em 2013”.

O objetivo é pressionar os governos estadual e federal realizar obras de recuperação e de duplicação da BR-163. "Chega de tapa buraco. Chega de descaso. Quantas vidas serão ceifadas para que se haja providência?”, questiona a empresária.

“Não estamos pedindo, mas exigindo soluções definitivas. Somos cidadãos e representantes da sociedade. O Nortão é composto por municípios fundamentais para o desenvolvimento de Mato Grosso e para o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] do Brasil", enfatiza Dalla Valle.

Privatização

Somente no trecho da BR-163 a partir do Posto Gil até os limites com o Pará concentram-se 50% da produção de grãos de Mato Grosso. A intenção do governo federal é privatizar a rodovia no trecho de 821 quilômetros entre Sinop e a divisa Mato Grosso do Sul. A concessão de 25 anos para a iniciativa privada, com cobrança de pedágio, pode acontecer ainda em 2013.

Fonte.: Expresso MT

Ferroanel e Rodoanel Norte de São Paulo podem ser conectados




O secretário estadual de Logística e Transportes de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, e o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, discutiram em reunião realizada na semana passada a possibilidade de conexão entre as obras do Ferroanel Norte com as do trecho Norte do Rodoanel.

Também participaram da reunião o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), General Jorge Fraxe, o secretário de fomento para ações de transportes do Ministério dos Transportes, Daniel Siegelmann, o presidente da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), Laurence Casagrande Lourenço, e o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.

De acordo com estimativas da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, se as obras do tramo Norte do anel ferroviário, orçada em R$ 3,9 bi, se iniciarem até agosto, será possível compatibilizar uma etapa da linha férrea com a da rodovia. Com a alteração, seria economizado aproximadamente R$ 1,5 bilhão dos cofres públicos. Além disso, o impacto ambiental e o número de desapropriações e de reassentamentos seria reduzido.

Destinado exclusivamente ao transporte de cargas, o Ferroanel vai ligar o Porto de Santos ao interior de São Paulo, o que hoje é feito de forma compartilhada com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Entretanto, o serviço misto será paralisado em 2016, pois melhorias implementadas pela empresa vão aumentar o tráfego de trens de passageiros.

O equipamento que deve circundar a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) será dividido em dois trames: o Norte, que interligará a estação Perus, em São Paulo, à estação Manoel Filho, em Itaquaquecetuba; e o Sul, que conectará a estação Perus à Jundiaí.

Apesar dos planejamentos acerca da construção do Rodoanel Norte, as obras do trecho podem ser suspensas. No último dia 19, o Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) enviou à Câmara Municipal de São Paulo uma representação para tentar barrar o financiamento do empreendimento. 

Desenvolvido com o apoio de pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, o documento foi protocolado pelo Congresso Americano e denuncia a forma como as famílias serão removidas do local e os impactos ambientais que as intervenções devem provocar.

Fonte.: PiniWeb



quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SMS do Detran avisa data de renovação da carteira de motorista


O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) vai mandar com antecedência, via torpedo de celular (SMS), a data de vencimento da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O motorista que quiser receber as mensagens deve se cadastrar no site do Detran.

Um formulário deverá ser preenchido com o número de celular do motorista que deve clicar na opção "autorizo receber mensagens SMS". Para quem já é cadastrado no portal, basta informar o número do celular e autorizar o recebimento de mensagens de texto.

Fonte.: G1