sexta-feira, 10 de maio de 2013

Monitoramento do trânsito ganha mais seis câmeras em Santos


A Central de Controle Operacional da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, no litoral de São Paulo, instalou mais seis câmeras para monitorar o trânsito na cidade, totalizando 11 equipamentos instalados em pontos de grande movimentação de veículos. As equipes da companhia se revezam para acompanhar a situação do trânsito nas avenidas e ruas do município.

O objetivo é tomar rapidamente providências para garantir a fluidez e a segurança ao trânsito. As câmeras têm capacidade de aproximar a imagem em até 36 vezes, alcançando 800m de distância e 360º graus. As seis câmeras foram instaladas na orla junto ao Parque Roberto Mário Santini (José Menino) e nos cruzamentos com o canal 2 (Pompéia); avenida Ana Costa (Gonzaga); av. Conselheiro Nébias (Boqueirão); quadra entre as ruas Padre Visconti e Oswaldo Cóchrane (Embaré) e r. Alexandre Martins. 

Também na orla, já existia uma na direção da r. Carlos de Campos (Ponta da Praia).

As outras que já estavam instaladas estão na entrada da cidade (confluência das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes com via Anchieta; cruzamentos da av. N. Sra. de Fátima com as ruas Júlia Ferreira de Carvalho e Boris Kauffman). Existe uma também nas avenidas Ana Costa e Francisco Glicério.

Caso algum problema seja visualizado, os agentes vão até o local para organizar os fluxos, sendo também possível alterar da própria central a programação de semáforos da cidade. Dos 364 cruzamentos semaforizados do município, 207 estão interligados à central, que pode controlar o tempo, identificar falhas ou acertar o sincronismo.

Fonte.: G1

Trevo da Rodovia Constâncio Cintra em Jundiaí, SP, terá alterações


Os motoristas que moram nos bairros da região do Caxambu, em Jundiaí (SP) precisam redobrar a atenção, pois o trevo da Rodovia Constâncio Cintra deve ter alterações no acesso aos bairros. Por causa da construção do novo trevo na estrada, será feito um remanejamento nas redes de esgoto da região. Os trabalhos começarm ontem (9) e seguem até o dia 19 (domingo).

Enquanto as obras são realizadas, os motoristas terão que usar rotas alternativas para ir para o centro de Jundiaí e para Itatiba (SP) pela Constâncio Cintra. Segundo a concessionária, o desvio vai ser permanente durante esses dez dias de obras no local.

Durante o período de interdição, o motorista que sai do bairro Caxambu para o Centro de Jundiaí deve seguir pela Avenida Humberto Cereser, entrar à direita, na avenida Antonio Raimundo de Oliveira, e à esquerda, na Avenida Padre Evaristo Afonso. No entroncamento dessa avenida com a rodovia, a concessionária vai realizar uma operação “pare e siga”, para facilitar o acesso dos motoristas de forma segura à estrada.

Já o motorista que sai do bairro Caxambu para Itatiba deve passar pela Avenida Humberto Cereser e entrar à direita na Avenida Antonio Raymundo de Oliveira. Depois, virar à direita na Avenida Padre Evaristo Afonso, à esquerda na Avenida Vitório Pavan e seguir até a rotatória, entrar na Avenida Dona Ana Camargo de Oliveira e, por último, pegar à direita na Avenida Francisco Anholon, que tem acesso liberado à Rodovia Constâncio Cintra.

Fonte.: G1


ABNT publica norma sobre transporte terrestre de produtos perigosos


Foi publicada, em 03/05/2013, a norma ABNT NBR16173 que trata sobre transporte terrestre de produtos perigosos - carregamento, descarregamento e transbordo a granel e embalados e capacitação de colaboradores.

A norma, que entra em vigor em 03/06, estabelece os requisitos mínimos para a capacitação de colaboradores na realização das atividades de carregamento, descarregamento e transbordo de produtos classificados como perigosos para o transporte a granel e embalado.

A norma estabelece os requisitos para colaboradores que atuam no carregamento, descarregamento e transbordo de veículos de carga como caminhões tanque, contêiner tanque ou vagões tanque e embalagens (IBC, tanque portátil e recipientes), a fim de desenvolver e implementar procedimentos de operação segura baseada em análise de risco. Os procedimentos operacionais incluem os requisitos relativos aos diversos aspectos das operações de carregamento, descarregamento e transbordo incluindo provisões das instalações envolvendo manutenção, programas de ensaios nos equipamentos de transferência (por exemplo, programas de manutenção de mangueiras) utilizados no carregamento, descarregamento e transbordo de veículos de carga.

Além disso, estabelece também o treinamento, avaliação e reciclagem da capacitação de profissionais que atuem nas operações de carregamento, descarregamento e transbordo, para desenvolver tais operações.

O objetivo desta norma é reduzir os riscos dessas operações com produtos perigosos e preencher uma lacuna no tocante ao conteúdo programático mínimo (módulos, conteúdo e duração mínima) para o treinamento dos colaboradores, conforme previsto em legislação.

Fonte.: NTC&Logística

Entidades pedem revisão em legislação sobre motoristas


Mudanças na lei 12.619 que regulamenta a profissão de motorista foram discutidas durante o XIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, realizado pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados na quarta-feira (08).

Alterações em pontos da legislação que tratam sobre o tempo de descanso dos motoristas e as paradas obrigatórias que os caminhoneiros devem fazer foram os principais assuntos debatidos por parlamentares, caminhoneiros e autoridades ligadas ao setor de transporte terrestre.

Segundo o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso (ATC), Miguel Mendes a falta de infraestrutura rodoviária praticamente impede que a lei seja cumprida. “Essa legislação precisa ser flexibilizada”, afirmou. De acordo o deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT), que presidiu a evento em alguns momentos, os principais pontos de discussão deverão ser estudados pelo Congresso Nacional. “Estamos ouvindo as reivindicações e vamos analisar as questões. A lei pode ser aperfeiçoada”, explicou.

Legislação

Sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2012, a lei tem gerado protestos por parte de caminhoneiros e empresas que argumentam a impossibilidade de cumpri-la.

A lei prevê descanso obrigatório de 30 minutos a cada 4 horas de direção e 11 horas diárias de repouso. 

Quem não cumprir a legislação, terá de pagar multa de R$ 191,54.

Entidades do setor, no entanto, argumentam que as rodovias não têm infraestrutura adequada para oferecer locais de descanso em número suficiente e de forma segura.

Fonte.: MT Agora

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Governo já prepara licitações de portos, rodovias e ferrovias


O governo pretende assegurar uma taxa de retorno (TIR) de 16% nas concessões de portos, afirmou o presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Bernardo Figueiredo.

A declaração foi feita durante o 8º Fórum de Logística e Transporte, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Durante sua apresentação, Figueiredo disse ainda que licitações na área portuária devem acontecer até meados de outubro deste ano e serão feitas pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), e cada concessão terá um prazo médio de 25 anos. “Ainda temos portos com pouca movimentação, então precisamos colocar isso em licitação o quanto antes”.

O presidente da EPL comentou também sobre a necessidade de investimentos em outros modais para favorecer o equilíbrio da cadeia logística brasileira. “Temos uma inversão no uso de modais. Enquanto o ferroviário deveria ser usado para distâncias mais longas e o rodoviário para percursos mais curtos, temos o contrário”.

Para resolver essa situação, segundo ele, o governo planeja colocar em licitação algumas ferrovias e alguns editais podem ser publicados entre julho e dezembro deste ano. “Estamos revendo cronograma de ferrovias, mas alguma coisa pode ficar para o ano que vem”.

Fonte.: Porto Gente