sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Duplicação do trecho mais perigoso da Régis Bittencourt atrasará cinco anos


A duplicação do trecho da Serra do Cafezal, o mais crítico da Rodovia Régis Bittencourt, deverá estar concluída até 2017, com atraso de cinco anos, segundo Eneo Palazzi, diretor superintendente da Autopista, concessionária que administra a rodovia na ligação entre São Paulo e Curitiba. Até agora foram concluídos 11 dos 30 quilômetros (km) do trecho da serra.

Palazzi explicou  que o atraso na entrega das obras é consequência da complexidade do empreendimento que prevê 36 pontes, além de viadutos. Exige a contratação de serviços de engenharia especializados na construção de pistas erguidas sobre a mata, em grandes alturas, para reduzir o impacto ambiental. Para compensar a devastação da natureza, em 76 hectares, a empresa terá de fazer o replantio compensatório de 400 mil espécies nativas. A recomposição deverá ocorrer no Parque Jacupiranga.

De acordo com o diretor da concessionária, diariamente, ocorrem de seis a dez acidentes nos 30 km de extensão do trecho de serra, entre os municípios de Juquitiba e Miracatu. Dos 402,6 km da rodovia, esse é o campeão em ocorrências. Eneo Palazzi disse que a meta da concessionária é reduzir o número de acidentes pela metade, além do tempo gasto na viagem.

fonte; Agência Brasil

Avenida dos Bandeirantes terá interdições durante todo o fim de semana


Devido às obras da linha 5-Lilás do metrô, a avenida dos Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, terá um esquema especial de trânsito, entre as 23h de sexta-feira (11) e 5h de segunda-feira (14). Haverá interdições no sentido rodovia dos Imigrantes.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), duas faixas da direita, entre as ruas Gil Eanes e Princesa Isabel, serão bloqueadas a partir das 23h de sexta-feira. Em seguida, uma faixa do lado oposto será implantada para os motoristas que seguirem sentido Imigrantes.

A faixa reversível permanecerá ativa das 5h de sábado (12) até as 5h de segunda-feira, quando a operação volta ao normal.


Fonte.: R7

Economista defende o pedágio urbano


A cobrança de R$ 10 de pedágio na região central seria o suficiente para gerar um aumento de R$ 3 bilhões na receita anual da capital e diminuir o caos no transporte da cidade. Os cálculos são do professor de Economia Brasileira da FEA-USP e membro do Conselho da Cidade, Paulo Feldmann.

O engenheiro apresentou uma palestra sobre a questão do pedágio urbano no Fórum de Mobilidade Urbana, promovido pela Folha de S.Paulo. O professor considera essa como a grande solução para combater o problema da mobilidade urbana.

"Em Londres o pedágio urbano funciona bem e custa cerca de R$ 36 por carro. Em São Paulo, acredito que esse valor poderia ser de R$ 10. Se cada carro passar na região central cerca de 50 vezes por ano, teríamos R$ 500 por ano. Multiplicando-se pelos 6 milhões de carros que existem na capital, teríamos um adicional nas receitas da ordem de R$ 3 bilhões", explicou.

A capital inglesa é um dos grandes exemplos citados pelo professor, que afirmou que os 10 anos do pedágio urbano em Londres foram comemorados com festa. Os carros da cidade são equipados com chips que informam o sistema e o cidadão recebe a fatura pelo correio no fim do mês.

Outras contas
Fedmann apresentou um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas indicando que, com o tempo que as pessoas gastam paradas no trânsito paulistano -cerca de 1h30 por dia- são desperdiçados R$ 30 bilhões em produtividade.

Além disso, outros R$ 10 bilhões são gastos em tratamentos de doenças relacionadas ao estresse, problema agravado pelos congestionamentos, "O custo por habitante de São Paulo é de R$ 8 mil por ano", concluiu.

Ele disse que apresentou a proposta do pedágio de R$ 10 ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). "Ele disse que é uma medida que tem que ser estudada. Ele é a favor de aumentar o imposto sobre o combustível para os veículos particulares. Mas na minha opinião, acho que o efeito psicológico do pedágio urbano é maior", opinou.

Feldmann não descarta a adoção de outras medidas. "Acho que tudo que diminua o uso do carro particular tem que ser feito. Também precisa haver uma mudança de comportamento. Em São Paulo, 82% dos carros trafegam com uma pessoa só. Em nenhuma outra cidade esse nível é tão alto. Algumas cidades têm pistas exclusivas para carros que carregam mais passageiros. Também é algo a se pensar", acrescentou.


Fonte.: TNOnline FolhaPress

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Custos logísticos voltam a crescer no País, diz pesquisa



Os custos logísticos voltaram a crescer no Brasil, aponta uma pesquisa do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). A rubrica representou 11,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 - R$ 507 bilhões - após recuar em 2010 (10,6%) e 2008 (10,9%). O porcentual significa uma volta ao patamar de 2006.

"Houve a combinação de três fatores: aumento de custos, maior movimentação de carga no País e o Produto Interno Bruto (PIB) praticamente estagnado nesse período", diz Maria Fernanda Hijjar, diretora de Inteligência de Mercado do Ilos. Os resultados da pesquisa serão apresentados nesta quarta-feira, 9, no XIX Fórum Internacional de Supply Chain, promovido pelo instituto no Rio de Janeiro.

O transporte foi o que mais pesou no aumento, chegando a 7,1% (R$ 312,4 bilhões) da composição do custo logístico em proporção ao PIB. É a maior porcentagem desde 2004, quando representava 7,5%. O custo com transporte é composto por itens como o preço do diesel, pedágio e seguro. Na conta dos custos logísticos totais do País entram também gastos com estoque (3,2%), armazenagem (0,8%) e administrativos (0,4%).

A preponderância do modal rodoviário na matriz brasileira teve um peso grande na reversão da tendência de redução dos custos logísticos. A fatia das cargas transportadas por rodovias cresceu 1,8 ponto porcentual em dois anos, passando de 65,6% (2010) para 67,4% (2012). O volume movimentado pelas estradas neste período subiu 14% e somou 1,064 trilhão de toneladas transportadas vezes quilômetro útil (TKU). O reflexo disso no custo total do País com logística é agravado pelo elevado frete rodoviário, explica Maria Fernanda.

"É um ponto de atenção. Embora o Brasil venha discutindo a diversificação de modais, isso ainda não está acontecendo. O transporte rodoviário continua absorvendo uma parte muito maior do aumento do volume de carga transportada anualmente", diz a diretora do Ilos. Outros 18,2% passam por ferrovias, 11,4% pelo modal aquaviário e 3% dutoviário.

O frete rodoviário bateu R$ 259 por mil TKU em 2012, alta nominal de 19,9% frente a 2010. A diferença em relação a outros tipos de transporte é gigantesca: são mais competitivos os modais ferroviário (R$ 43 por mil TKU), dutoviário (R$ 49 por mil TKU) e hidroviário (R$ 59 por mil TKU).

Desde 2004, quando o Ilos lançou a pesquisa, o custo do transporte rodoviário de carga subiu 12% ao ano no País. O montante passou de R$ 202 bilhões em 2010 para R$ 275,6 bilhões no ano passado. O Ilos avalia que o modal rodoviário voltou a elevar sua participação na matriz de transporte em função da limitação da infraestrutura dos demais modais.

Para Maria Fernanda, o efeito das concessões sobre essa realidade é lento. Há ainda o risco de um descasamento na implementação dos programas de rodovias e ferrovias, por exemplo. O benefício na elevação da qualidade das rodovias privatizadas é contrabalançado com a instalação de pedágios, ou seja, aumento de custos. A opção por esse tipo de transporte pode elevar os gastos logísticos em proporção ao PIB.

"A movimentação de cargas vai continuar crescendo. Se o governo não der alternativas pode haver uma pressão ainda maior de custos logísticos", pondera. Nos Estados Unidos, o custo logístico é de 8,7% do PIB, proporcionalmente bem inferior ao brasileiro. A diversificação do transporte no território americano é uma das chaves para entender essa diferença. Apesar de o frete rodoviário ser até mais caro que no Brasil (US$ 310 por mil TKU), o modal detém apenas 31% da movimentação de cargas. O resto se divide por ferrovias (principal meio de transporte, com 37%), hidrovias (10%), dutos (21%) e aéreo (0,3%).


Fonte.: Exame

Zona sul de São Paulo terá avenida interditada para obras por 60 dias


A avenida Doutor Silva Melo, na zona sul de São Paulo, será interditada por 60 dias devido a obras de drenagem da Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana). O bloqueio começou na quarta-feira (9), e envolve o trecho entre a rua Dom Aguirre e avenida Sargento Lourival Alves de Souza.

Por conta do fechamento, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) orienta que os veículos que trafegarem pela rua Ministro Álvaro de Souza Lima, com destino à Sargento Lourival Alves de Souza, entrem à direita na rua Dom Aguirre, à esquerda na avenida Odilon Egydio do Amaral Souza, acessando assim a Lourival Alves de Souza.

Já os motoristas que estiverem na avenida Lourival Alves de Souza com destino à rua Ministro Álvaro de Souza Lima, deverão entrar à direita na avenida Odilon Egydio do Amaral Souza, novamente à direita na rua Dom Aguirre, chegando na Álvaro de Souza Lima.

Outras interdições
A passagem sob a praça Franklin Roosevelt também foi fechada na quarta-feira. O bloqueio acontece em ambos os sentidos para serviços de manutenção.

A interdição vai até as 4h30 de quinta-feira (10). No mesmo horário, o trecho também será fechado de quinta para sexta-feira (11).

Segundo a CET, como a interdição é parcial, a passagem pode ser feita pela canalização na própria via.

Além disso, a marginal Pinheiros terá a pista expressa bloqueada. O trecho envolvido está no sentido Castello Branco, entre a transposição da pista expressa para a local junto à rua Quintana, e o viaduto República da Armênia.

A interdição começa na quarta e vai até às 5h de sexta. Na quinta e nos próximos dias 15, 16 e 17, a via também será fechada parcialmente, no mesmo horário, para obras da Eletropaulo.

O fluxo de veículos será desviado da pista expressa para a local na transposição junto à Rua Quintana, segundo a companhia.


Fonte.: R7

Câmara aprova pontos de descanso para motoristas em rodovias


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na última terça-feira (8), em caráter conclusivo, o parecer do deputado Armando Vergílio (PSD-GO) às emendas que o Senado fez ao Projeto de Lei 785/11. O projeto, do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), torna obrigatória a construção de pontos de apoio e de descanso para motoristas nas rodovias federais administradas por empresas privadas.

O texto exige a construção, a cada 150 quilômetros, de estações de parada para qualquer tipo de veículo. A proposta originalmente aprovada pela Câmara, em abril de 2012, previa a construção de paradas apenas para caminhões de carga ou ônibus de passageiros, porém o Senado ampliou a exigência para todos os veículos.

De acordo com as emendas do Senado, os pontos de apoio deverão oferecer serviços que garantam o conforto e a conveniência dos motoristas. Ficará a cargo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definir o que as instalações devem conter.

Tramitação
A matéria seguirá para sanção presidencial, a menos que haja recurso para que seja votada também pelo Plenário da Câmara. As emendas já haviam sido aprovadas pela Comissão de Viação e Transportes.


Fonte.: Agência Câmara

Santo André fará inspeção de veículos a diesel


Donos de caminhões, de peruas e de outros meios de transporte a diesel poderão conferir gratuitamente o índice de emissão de poluentes em seus veículos a partir da próxima segunda-feira (14).

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Petrobras, realizará as aferições até o dia 8 de novembro, dentro do Proar (Programa de Qualidade do Ar) em Santo André.

Nas duas primeiras semanas, a equipe estará com equipamentos medidores na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do estádio Bruno Daniel, na Vila América.

A partir do dia 29, os técnicos atenderão na avenida dos Estados, em frente ao Auto Shopping Global. O horário de atendimento é das 9h às 16h, com pausa das 12h às 13h.

A medida tem apenar caráter informativo, portanto quem não levar o veículo para ser inspecionado não será punido.

Se estiverem nos níveis que a lei considera adequados de emissão de gases, os veículos ganharão um adesivo do Proar. Já os que não se enquadrarem, não serão diretamente autuados, mas receberão orientações.

“Eles poderão fazer manutenção, voltar para uma nova vistoria e garantir o adesivo”, disse o diretor de Gestão Ambiental do Semasa, Carlos Pedro Bastos.

A aferição também ajuda os proprietários a se livrarem de uma possível autuação.

Em parceria com a Polícia Militar, com a Guarda Municipal e com o Departamento de Segurança de Trânsito da Prefeitura de Santo André, o Semasa realiza blitze semanais na cidade para verificar a emissão de poluentes de veículos movidos a diesel.

Níveis de emissão acima do permitido em lei rendem multa de R$ 127,69.

Poluição
Quando desregulados, os veículos a diesel estão entre os maiores poluidores do ar. Para combater a emissão da chamada fumaça preta, a Petrobras tem o Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), que providenciará técnicos e equipamentos para as aferições em Santo André.

Justiça
Por determinação da 14ª Vara de Fazenda Pública, o governo do Estado terá que implantar a inspeção veicular em 124 cidades. O governo terá 1 ano e seis meses para implantar o programa. O Estado afirma que há um projeto de lei, de autoria do Executivo, em tramitação na Assembleia Legislativa, para criar a inspeção. A proposta está sendo discutida pelos deputados desde 2009.


Fonte.: Agência Bom Dia

Ônibus poderão usar faixa da esquerda da Anchieta


A partir desta quinta-feira, dia 10, ônibus fretados e rodoviários poderão utilizar a faixa da esquerda no trecho de serra da Via Anchieta para descer ao Litoral. A permissão será aplicada todos os dias, entre 18h e 20h, do km 40 ao km 55 da pista Sul. O objetivo é dar mais agilidade para o transporte coletivo.

Inicialmente, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) previa a modificação do sistema apenas nos dias úteis. No fim de setembro a agência anunciou a ampliação da medida também para os fins de semana. Na pista Norte, que é utilizada para subida, não haverá alterações.

A estimativa da concessionária Ecovias é de que a alteração proporcione redução de 30% no tempo de viagem entre os trechos de planalto e Litoral. Em condições normais, o trajeto para Santos é feito entre 30 e 40 minutos. Diariamente, cerca de 250 ônibus fazem o percurso das 18h às 20h.

Motoristas de caminhões também terão de se adequar à nova característica da via. Isso porque nas duas horas em que as mudanças serão válidas, os veículos de carga não poderão invadir a faixa da esquerda no trecho citado, mesmo que para ultrapassagens. O limite de velocidade será mantido para todos os condutores nos atuais 50 km/h. Em 90 dias, a Artesp deverá fazer análise para decidir se mantém ou não as regras.

Na prática, motoristas de veículos longos já utilizavam a faixa da esquerda para trafegar, mesmo que contra a legislação de trânsito. Em 2011, a Polícia Militar Rodoviária aplicava média de 41 multas diárias a condutores de ônibus e caminhões que não se mantinham na direita. O valor da infração, classificada como grave, é de R$ 127,69, com cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O engenheiro João Vírgilio Merighi, professor da Universidade Mackenzie e presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura de Transportes, afirma que a medida é positiva, desde que seja feita fiscalização adequada. “O ônibus tem que andar rigorosamente a 50 km/h. Se passar do limite, corre o risco de provocar um acidente, considerando a declividade da rodovia. Por outro lado, se o veículo ficar abaixo disso, provocará congestionamento e lentidão para os automóveis.”

Segundo o especialista, em outros países não há determinação para que ônibus e caminhões permaneçam em uma faixa específica. “Além da educação de trânsito, isso ocorre porque os veículos apresentam melhores condições de manutenção e tecnologia. Ou seja, se o limite é 120 km/h, o motorista vai andar exatamente nesta velocidade, sem atrapalhar ou colocar em risco os outros veículos que utilizam a rodovia”, acrescenta.


Fonte.: Diário do Grande ABC

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Lei para combate à chamada “fumaça preta” entra em vigor


A resolução 452/13 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para combater a chamada “fumaça preta” entrou em vigor no último dia 27/9. Segundo a norma, proprietários de veículos antigos movidos a diesel, sobretudo os com fabricação anterior a 2005, deverão intensificar as manutenções preventivas e periódicas, com o intuito de reduzir as emissões de gases.

Caminhões e ônibus a diesel que não possuem sistema de injeção eletrônica, equipamento que só se tornou obrigatório a partir de 2005, deverão instalar filtros que reduzam os efeitos nocivos dos gases poluentes liberados pelos escapamentos. O não cumprimento da lei pode acarretar em multas e apreensão dos veículos.

Atualmente, a frota de caminhões em desconformidade com o controle da poluição é de aproximadamente um milhão no Brasil, sendo que cerca de 100 mil transitam apenas no Estado de São Paulo.

Atualmente, o Código Brasileiro de Trânsito já classifica como infração grave circular com o veículo produzindo gases tóxicos em quantidade excessiva. No Estado de São Paulo, por exemplo, o condutor identificado nessas condições recebe multa ambiental de 60 UFESPs (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), que equivalem a R$ 1.162,20, podendo chegar 480 UFESPs, ou R$ 9.297 mil, em casos de reincidências. Além disso, também é prevista a retenção do veículo para adequação e regularização.

Estabelecida originalmente pela resolução 427/12, a lei teve início adiado por duas vezes, para adequações no sistema de fiscalização, e deveria entrar em vigor no dia 1º de outubro. Entretanto, o Contran declarou vigência imediata com a resolução 452/13, que também instituiu a necessidade de aprovação do Inmetro para os equipamentos utilizados na fiscalização dos veículos.


Fonte.: Portal Transporta Brasil

Avenida Washington Luís será bloqueada para obras do monotrilho nesta semana


A faixa da direita da avenida Washington Luís será interditada para obras da linha 17 do monotrilho a partir de quarta-feira (9).

O trecho afetado é no sentido bairro, entre as ruas Vieira de Morais e Padre Leonardo. O bloqueio vai até a próxima sexta (11), sempre das 22h às 5h.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), como a interdição é parcial, os veículos poderão circular pela faixa da esquerda da via.


Fonte.: R7

Radares vão controlar circulação de caminhões na Linha Verde em Curitiba


A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) inicia nesta quarta-feira (09) um período de testes para a utilização de radares na fiscalização da circulação de caminhões na Linha Verde. Serão ativadas algumas funções já existentes nos equipamentos, que passarão a verificar, através do perfil magnético associado ao cadastro de veículos, se os caminhões estão trafegando no horário permitido e nas faixas determinadas pela regulamentação.

Segundo a Portaria Municipal nº 16/2012, em dias úteis, veículos com capacidade de carga acima de sete toneladas e com comprimento maior que sete metros não podem circular pela Linha Verde das 7h às 10 horas e das 17h às 20 horas. No sentido Sul-Norte, o trecho de restrição vai da Rua Nicola Pelanda, no bairro Pinheirinho, até a Estrada da Graciosa; no sentido Norte-Sul, da Estrada da Ribeira até a Rua João Chede, também no Pinheirinho.

Nesses horários, esse tipo de veículo deve utilizar os contornos norte, sul e leste da cidade. Nos finais de semana, não há restrição de horário de circulação. Em qualquer horário, o tráfego de caminhões deverá ocorrer apenas pelas faixas central e da direita.

“A fiscalização através de radares na Linha Verde é um pedido da população pelo intenso fluxo de caminhões fora do horário estabelecido na legislação. É uma medida de fluidez e de compartilhamento correto do trânsito na cidade”, afirma Luiza Simonelli, secretária de Trânsito.

Neste primeiro momento os motoristas não serão multados. Os testes têm duração de duas semanas e, após análises, adequação de equipamentos e publicação de medidas legais, a previsão é de que os caminhões que infringem as restrições da Linha Verde comecem a ser autuados pelos radares no final de outubro. A multa prevista nesses casos é da categoria média, no valor de R$ 85,13.

Não haverá custo para a Prefeitura com a utilização de novas funções dos radares. Atualmente, existem 12 pontos de radares na Linha Verde, seis no sentido São Paulo e seis no sentido Porto Alegre.

A medida é apoiada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar). “O Setcepar solicitou à Setran que haja uma maior fiscalização da Linha Verde, seja por agentes ou por radares, para que se coíbam os caminhões em horários que não são permitidos. O sindicato cuida dos interesses dos seus associados, mas orienta que os condutores de caminhão cumpram a legislação de trânsito”, comenta Gilberto Antonio Cantú, presidente do Setcepar.

Fiscalização

A Setran irá manter os agentes de trânsito que já realizam a fiscalização dos caminhões em ambos os sentidos da Linha Verde nos horários de restrição. A secretaria também colocará sinalização na via para avisar os caminhoneiros que há fiscalização eletrônica do horário de restrição e da utilização das faixas exclusivas.

A fiscalização por equipamento ou sistema automático não metrológico é autorizada pela Resolução 165/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Já as infrações que podem ser fiscalizadas com esse sistema estão dispostas na Portaria n.º 16, de 21 de setembro de 2004, e na Portaria n.º 27, de 30 de junho de 2005, ambas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Os condutores de caminhões poderão ser autuados por infringir os artigos 185 (deixar de conservar o veículo na faixa a ele destina pela sinalização de regulamentação) e 187 (transitar em local/horário não permitido pela regulamentação – veículo de carga) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa prevista é no valor de R$ 85,13.


Fonte.: Paraná Online

Ayrton Senna/Carvalho Pinto terá bloqueios parciais a partir da próxima segunda


Até o dia 11 de outubro, a Ecopistas fará bloqueios parciais na rodovia Ayrton Senna/ Carvalho Pinto para serviços de manutenção e obras de melhoras. As faixas da direita da rodovia Ayrton Senna, tanto no sentido São Paulo como em direção ao Interior, do km 20 ao km 22 ficarão bloqueadas para obras de implantação de barreiras de concreto. A interdição ocorrerá entre 22h e 05h.

No sentido interior da via, entre o km 11,7 e o km 18,8 (região entre São Paulo e Guarulhos), as faixas da direita e acostamento serão interditados para obras de recuperação do pavimento. As intervenções serão realizadas das 21h às 05h, e das 18h do dia 12 às 10h de 13 de outubro.

Já na região de São Paulo, no km 14 da rodovia Ayrton Senna, sentido interior, a faixa da esquerda ficará bloqueada para recuperação de passarela das 23h às 05h até 11 de outubro.

Ainda das 23h às 05h, até 11 de outubro, no sentido Capital da rodovia Ayrton Senna haverá bloqueio da faixa da direita para implantação de defensas metálicas, entre o km 33 e o km 36 (região de Itaquaquecetuba).

O trecho entre o km 5 e o km 11 da rodovia dos Tamoios também estará em obras nos dois sentidos. Entre 8h e 18h, as faixas da esquerda (01 e 02) e o acostamento serão bloqueados, alternadamente, para serviços de recuperação do pavimento e sinalização horizontal da via. As interdições ocorrem até 11 de outubro, no sentido São José dos Campos e 10 de outubro, no sentido Litoral Norte.


Fonte.: SP Notícias

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Viaduto da SP-310 será interditado para obras em Santa Gertrudes


O viaduto localizado no KM 167 da Rodovia Washington Luís (SP-31), em Santa Gertrudes (SP), foi interditado pela concessionária Centrovias de segunda-feira (7) até terça-feira (8) para manutenção das juntas de dilatação da estrutura.

O acesso ao viaduto será interrompido durante os dois dias no horário das 8 às 16 horas para a conclusão das obras. Com isso, o tráfego no local sofrerá alterações.

Os motoristas que saírem da cidade sentido São Paulo deverão fazer o retorno no KM 169. Já para quem estiver na rodovia no sentido interior e quiser entrar em Santa Gertrudes, a alternativa é usar o viaduto do KM 164.

Segundo a concessionária, o local estará devidamente sinalizado e os usuários serão alertados do desvio por meio de painéis eletrônicos alguns quilômetros antes da obra. Além dos veículos e equipes operacionais da concessionária, haverá o apoio do policiamento rodoviário.

A Centrovias orienta os motoristas para que reduzam a velocidade no local, mantenham a distância do veículo à frente e fiquem atentos à sinalização.

Informações sobre as condições da rodovia podem ser obtidas pelo 0800 17 89 98.


Fonte.: G1

Precariedade das BRs reduz produtividade pela metade


A produtividade da frota brasileira de transporte de carga é metade da internacional, e a maior causa dessa diferença são as más condições das estradas. Enquanto em países como os Estados Unidos, onde há boa infraestrutura rodoviária, um caminhão com dois motoristas roda entre 15 mil e 20 mil quilômetros por mês, aqui a média chega, no máximo, a 10 mil quilômetros mensais, diz o presidente do conselho da Tora Logística, Paulo Sérgio Ribeiro da Silva.

“Temos uma situação de extrema precariedade. O estado das estradas brasileiras não permite que a frota desenvolva uma boa velocidade e isso significa perda de produtividade. O padrão das nossas estradas é incomparavelmente pior do que o das estradas de outros países”, afirma o empresário.

“O país perde muita competitividade porque não consegue escoar mercadorias”, concorda a professora de logística do IBS/FGV, Julimara Ferreira. Ela ressalta que o modal rodoviário responde por 60% das cargas transportadas no país. “Se ele é tão forte, tinha que ser bom”, diz.

Além da queda de produtividade, os especialistas e os transportadores apontam aumento no valor do frete, mais manutenção na frota, maior gasto de combustível, tempo de viagem mais longo, produtos mais caros ao consumidor e danos à saúde do motorista como prejuízos causados pelo estado ruim das rodovias.

“Há uma série de problemas e alguém tem que pagar o custo da ineficiência. Esse alguém, normalmente, é o consumidor porque tudo isso entra na formação de preço dos produtos”, diz o consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas (Setcemg), Luciano Medrado.

O presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Vander Costa, explica que o estresse de dirigir em más condições deixa os motoristas mais sujeitos a problemas cardíacos e outras complicações de saúde. Ele diz ainda que o atrito causado pelos buracos causa lesão na coluna de grande parte dos profissionais. “O prejuízo à saúde não pode ser medido em cifras”, diz.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), no ano passado, 37% das rodovias brasileiras eram consideradas ótimas ou boas pelos usuários. No ano anterior, a avaliação positiva chegou a 42,7%. O levantamento considera o estado do pavimento, a sinalização e a geometria das vias.

Uma estrada boa, segundo o presidente da Fetcemg, Vander Costa, tem, além de bom asfalto e boa sinalização, acostamento em toda a via, bom sistema de drenagem para evitar acidentes em dias chuvosos, e geometria correta, que evita acidentes e melhora as condições de tráfego. “Essa seria a rodovia dos sonhos”, diz.


Fonte.: O Tempo

Prefeitura de SP cumpre meta de instalar 220 km de faixas exclusivas para ônibus


Nesta semana, a cidade de São Paulo terá mais 20,5 km de faixas exclusivas para ônibus. Com isso, a prefeitura chega a 224,6 km de áreas destinadas somente aos coletivos e bate a meta, que era de instalar 220 km, até o fim deste ano.

Mais da metade dos 20,5 km estará na Radial Leste, onde haverá um prolongamento da pista destinada aos coletivos. A restrição aos carros valerá de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h, no sentido centro, e das 16h às 21h, no sentido bairro.

A faixa da Radial Leste passará pelas avenidas Conde de Frontin e Antônio Estevão de Carvalho, pela rua Doutor Luis Ayres, túnel Jornalista Odon Pereira e avenida José Pinheiro Borges, em um trecho entre a Vila Matilde e Itaquera, na zona leste de São Paulo.

Também na zona leste, a avenida São Miguel terá um complemento de 1,4 km na atual faixa de ônibus. Ela ficará entre as praça Aleixo Monteiro Mafrá e a avenida Doutor Custódio de Lima, no sentido centro e entre as ruas Taiuvinha e João José Rodrigues, no sentido bairro. Carros não poderão trafegar pela pista da direita das 6h às 20h.

Perto da avenida São Miguel, as avenidas Boturussu e Paranaguá vão ter um trecho de 3,5 km de faixas exclusivas. Placas de sinalização avisam os motoristas sobre os horários de restrição.

A avenida Nova Cantareira, na zona norte de São Paulo, também terá uma extensão de 1,6 km da atual faixa exclusiva, entre a avenida Água Fria e a rua Maria Amália Lopes de Azevedo. Na avenida Itaberaba, também na zona norte, a atual faixa será prolongada por mais 200 m, entre as avenidas Inajar de Souza e Parada Pinto, ao lado do terminal Vila Nova Cachoeirinha.

Na zona sul, as avenidas Professor Pedro Álvares Cabral, Ibirapuera e Professor Ascendino Reis ganharão 2,4 km de faixas exclusivas. Outra extensão, de 900 m, passará a valer na rua Brigadeiro Gavião Peixoto, no Alto da Lapa.


Fonte.: R7

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Detran.SP lança aplicativo para consulta de multas na CNH em tablets e smartphones


Já está disponível gratuitamente para os usuários de tablets e smartphones com plataformas Android e iOS mais um aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).

Nele é possível consultar multas de veículos, além de pontos registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O app foi desenvolvido pela Prodesp (Cia. de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e funciona de maneira simples: o login é feito utilizando o CPF e a mesma senha cadastrada pelo usuário no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br). Atualmente, mais de 6,3 milhões de usuários estão cadastrados.

Em 2013, mais de 4,5 milhões de consultas de multas e pontos na CNH foram realizadas no site do Departamento de Trânsito na internet até o mês de agosto, o que significa uma demanda mensal superior a 500 mil pesquisas.

“Ferramentas como essa facilitam e muito a vida do cidadão, e este é o principal objetivo do Detran. Por isso, a modernização do órgão está acontecendo em várias frentes, da reestruturação das unidades de atendimento ao desenvolvimento de mecanismos que permitam à população ter acesso a cada vez mais serviços sem sair de casa, utilizando as tecnologias disponíveis”, ressaltou Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran.SP.

Simulado de prova teórica
O primeiro aplicativo do Detran.SP para tablets e smartphones foi lançado no mês de agosto para ajudar nos estudos dos candidatos à primeira habilitação, que precisam passar por uma prova teórica com questões de múltipla escolha sobre direção defensiva, primeiros socorros, mecânica, meio ambiente e legislação.

Em pouco menos de um mês, o aplicativo do simulado foi baixado mais de 10 mil vezes. Quase 80% do total de downloads foi feito em aparelhos com plataforma Android.


Fonte.: Região Noroeste

Governo paulista terá projetos para melhorar acesso à cidade de Santos


O governo paulista assinou convênio com a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) para estudos conjuntos de alternativas viárias e de projetos de engenharia para melhorar os acessos rodoviários à cidade e ao porto de Santos.

A medida estabelece que um conjunto de intervenções seja analisado e projetado, com vistas à eliminação de gargalos, maior fluidez ao tráfego da região e a melhora ao acesso ao Porto de Santos.

Estão contempladas no convênio a interligação em desnível da Avenida Nossa Senhora de Fátima à Via Anchieta; a criação de um novo sistema viário de acesso aos bairros da Zona Noroeste da cidade de Santos; a interligação da Via Anchieta Sul à Avenida Martins Fontes; a criação de um sistema binário de circulação viária utilizando a Marginal Sul da Via Anchieta e a Avenida Bandeirantes; um novo acesso da Via Anchieta à Zona Portuária e ao bairro da Alemoa Industrial; a interligação da Marginal da Via Anchieta Sul com Avenida Bandeirantes e o retroporto no bairro Chico de Paula e a interligação da Via Anchieta à Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos.


Fonte.: SP Notícias

Detalhes do túnel que ligará Santos a Guarujá são divulgados em reunião


Representantes da Dersa e de uma empresa holandesa mostraram os detalhes do projeto para a construção do túnel que vai ligar Santos a Guarujá, no litoral de São Paulo, durante uma reunião na capital paulista. A obra deve custar aproximadamente R$ 2,5 bilhões. O governo custeará 20% do valor e o restante será financiado.

O encontro foi na sede da Dersa, em São Paulo. Todos os detalhes do projeto foram apresentados, além de um vídeo exibido mostrando como ficará o túnel após as obras. A futura ligação entre Santos e Guarujá terá pouco mais de 1,5 km de extensão e três pistas nos dois sentidos. Também haverá um corredos para pedestres e ciclistas. Um desvio exclusivo será feito para o tráfego de caminhões que seguirão à margem esquerda do Porto.

O projeto também vai ser preparado para que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passe pelo túnel. Em Santos, o túnel vai sair do cais do "Outeirinho", no bairro do Macuco, e chegará na linha da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em Guarujá. Segundo o coordenador do projeto da Dersa, Estanislau Marcka, o trabalho traçado foi escolhido depois da avaliação de sete alternativas. A opção pelo túnel submeso também levou em consideração vários aspectos, entre eles restrições impostas pela Codesp e pelo comando aéreo da região.

O coordenador do projeto explicou porque foram descartadas as construções de tipo pênsil e estaiada. "Não posso ter nada superior a 75 metros, mas tenho que deixar 85 metros de vão livre e isso é impossível, não cabe no espaço", afirma Marcka, que comentou que o túnel não será escavado. "Ele teria uma alça de acesso muito grande tanto do lado de Santos como do Guarujá. Primeiro implicando em uma maior perturbação da zona urbana dos dois municípios e segundo, representando um custo muito maior, praticamente o dobro da alternativa selecionada", disse.

O túnel terá 22 metros de profundidade e as estruturas de concreto serão encaixadas. Um pedágio também será construído no lado de Guarujá e a tarifa ainda está sendo estudada. As obras devem ser finalizadas em 2018.

A expectativa é que a licença ambiental para o início do projeto seja emitido em julho de 2014. Até que a permissão seja concedida, serão realizadas audiências públicas por causa da preocupação entre moradores das duas cidades. Será preciso desapropriar 270 moradias em Santos e outras 1.200 famílias em Vicente de Carvalho, em Guarujá, vão precisar deixar os locais. A Dersa pede tranquilidade à população. "Isso se procede como se fosse uma compra onde evidentemente o vendedor não estava colocando o imóvel a venda, mas vai vender para o estado pelo valor de mercado da região e com recebimento à vista no momento da assinatura da escritura", finaliza Marcka.


Fonte.: G1