sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Transportadoras contratam motoristas estrangeiros para suprir falta de mão de obra




Dados da Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC&Logística) apontam que o déficit de profissionais para trabalhar no setor de cargas chegue a 100 mil profissionais. Preocupado com a falta de mão de obra qualificada no transporte, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) está recrutando motoristas da Colômbia – dez profissionais já estão atuando no Brasil.

“Muitos dutos de petróleo foram instalados da Colômbia e o produto deixou de ser transportado por caminhões, o que deixou mão de obra disponível para o setor rodoviário de cargas. Nós trouxemos um instrutor colombiano para fazer um curso de reciclagem de motoristas em nosso instituto e, quando ele voltou ao país de origem, divulgou a oportunidade entre os colegas”, explica à Agência CNT de Notícias o presidente do Setcepar, Gilberto Cantú.

Segundo Cantú, 50 condutores colombianos devem começar a trabalhar no Brasil nos próximos três meses e mais de 200 currículos foram recebidos. “Nós trocamos a carteira e fazemos todo o processo burocrático para legalizar a situação dos motoristas no país”, destaca. Eles também passam por um treinamento no Setcepar com orientações, por exemplo, sobre direção defensiva, legislação e primeiros socorros, além de aulas práticas com um caminhão na região de Curitiba.

Cantú afirma que a grande demanda por mão de obra de obra – só no Paraná, a estimativa é que faltem cinco mil profissionais – também está ligada à aposentadoria dos motoristas e à falta de interesse dos jovens pela carreira.  “Somos bastante cobrados pelas empresas associadas. Não há uma reposição no quadro de empregados”, explica.

O dirigente do Setcepar garante que as empresas estão satisfeitas com as contratações. “Elas avaliam a iniciativa como positiva. Os transportadores estão investindo em razão da competência e seriedade que os profissionais colombianos estão demonstrando”, afirmou Cantú. De acordo com ele, os motoristas são responsáveis, experientes e, como estão morando em outro país, querem fazer o melhor trabalho possível.

Sest Senat

Atento à necessidade de formar mão de obra qualificada para o transporte rodoviário de cargas, o Sest Senat lançou, no início do fevereiro, o Programa Primeira Habilitação Para o Transporte. O projeto vai oferecer, gratuitamente, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria B, a 50 mil jovens de baixa renda, com idade entre 18 e 25 anos.

O Sest Senat oferecerá cursos de formação específica tanto para motoristas de ônibus como de caminhão, além de viabilizar a mudança de categoria da CNH (D ou E) dos participantes. “É uma iniciativa de extrema importância. Temos que incentivar os jovens a trabalhar no setor porque está faltando mão de obra, em razão do crescimento da economia. É um projeto que, com certeza, vai trazer excelentes resultados a médio prazo”, avalia Cantú.


Fonte: Agência CNT de Notícias

Porto de Santos ganhará mais um pátio regulador, em Sumaré




O Porto de Santos ganhará mais um pátio regulador. A unidade, de propriedade da Rumo Logística (Grupo Cosan), que opera terminais açucareiros no complexo marítimo, fica em Sumaré, a cerca de 23 quilômetros de Campinas, no Interior do Estado. Ela será o terceiro bolsão de estacionamento a atender os caminhões que transportam a safra agrícola com destino ao cais santista.

O início das operações do pátio foi anunciado pelo ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira durante reunião, em Brasília, com os ministros César Borges (Transportes) e Antônio Andrade (Agricultura) e representantes de produtores e exportadores agrícolas. O encontro teve o objetivo de analisar o impacto das ações do Governo para coordenar o escoamento da safra por Santos.

O novo bolsão fica no bairro São Judas Tadeu, em Sumaré, às margens da Rodovia Anhanguera. Ele deve ser credenciado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária), informou a estatal. O registro dependia apenas da sincronização do sistema de informações do pátio com o Sistema de Gestão de Tráfego de Caminhões do Porto.

A princípio, a área terá um credenciamento “a título precário”, segundo a Docas. Isso ocorrerá pois a Autoridade Portuária exige que o pátio seja pavimentado. Atualmente, seu piso é de terra batida, mas a prefeitura local autorizou o funcionamento. A obra de pavimentação deve ocorrer após o período de escoamento da safra.

Apesar de pertencer ao Grupo Cosan, que tem terminais de açúcar em Santos, o pátio será aberto a qualquer carga e a qualquer operador com destino ao Porto, informou a Rumo Logística.

A empresa confirmou o início das operações para o próximo mês, “assim que a interface com o sistema da Codesp estiver finalizada”, e que a instalação irá operar 24 horas, terá 150 vagas estáticas e poderá receber 600 caminhões por dia.

A Rumo ainda comunicou que está investindo na automatização dos controles e a adequação da infraestrutura de seu terminal em Sumaré.


Hoje, os veículos de carga com destino a Santos contam com dois bolsões, ambos em Cubatão, o Rodopark e o Ecopátio – este último, da EcoRodovias, controladora da Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, principal acesso rodoviário ao Porto.

Conforme o regramento de acesso ao cais santista, definido pela Docas, os caminhões com destino ao complexo deve agendar a chegada à região. E aqueles que transportam a safra agrícola devem passar pelos pátios reguladores instalados entre as zonas produtoras e a Baixada Santista. Destes locais, eles só devem sair quando o terminal portuário tiver condições de recebê-los.

Melhorias

Na reunião de segunda-feira, além do anúncio sobre o terceiro pátio, o ministro dos Portos afirmou que o sistema de agendamento da chegada dos caminhões aos terminais de granéis vegetais de Santos está funcionando, mas admitiu que ele precisa melhorar para reduzir os problemas urbanos causados pelo escoamento da safra. Ajustes são necessários, principalmente, em relação ao cumprimento da janela de seis horas estabelecida para a chegada dos caminhões aos pátios.

“Nesses pátios, os caminhões têm uma janela de seis horas que está sendo desrespeitada. Essa é uma gestão que temos que fazer”, disse o ministro.

Para ele, os terminais portuários têm de agendar a vinda de seus veículos e respeitar essa programação. “O fato de ter o agendamento não basta. Para despachar um caminhão, por exemplo, com dez dias de antecedência, tem que estar dentro de um prazo que atenda à janela de chegada”, reforçou.

Fiscalização

Antônio Henrique Silveira afirmou ainda que é preciso melhorar o trabalho dos postos de verificação instalados nas rodovias e integrar ainda mais as ações. “Temos que estabelecer regras de conduta com os terminais, com os embarcadores e com os transportadores para que a fluência seja a mais adequada possível”. Segundo o ministro, “o País precisa de mais infraestrutura, mas não é possível provê-la imediatamente”.

Uma possibilidade em estudo para minimizar os problemas é o Ministério dos Transportes reforçar o controle do tráfego de caminhões. E a Agricultura convencer os produtores a embarcarem os grãos de forma planejada.


Fonte: A Tribuna

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Trecho Sul do Rodoanel deverá receber 460 mil veículos durante o Carnaval




A Concessionária SPMAR, responsável pelo Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, espera que cerca de 460 mil veículos circulem pelos 61,4 quilômetros de extensão da rodovia durante os seis dias da operação carnaval, entre 28 de fevereiro e 5 de março.

Na sexta (28/02) e no sábado (01/03) a expectativa é que aproximadamente 78 mil veículos passem pelos pedágios de acesso às rodovias Anchieta e Imigrantes, no sentido litoral. A previsão é que o fluxo seja mais intenso das 18h às 24h de sexta feira e das 5h às 16h de sábado. Enquanto o período das 16h às 24h de terça feira, data de retorno da maioria dos viajantes, deverá marcar o maior volume de veículos na via.

Operação especial - A Concessionária SPMAR, responsável pelo Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, realizará uma operação especial para proporcionar um maior conforto aos usuários durante a viagem. A partir de sexta feira, 28/2, até 05/3, a SPMAR implantará a operação papa-fila com o objetivo de agilizar a venda e cobrança de cupons de pedágios, eliminando as filas nas praças do km 70 que proporcionam o acesso à Rodovia dos Imigrantes no sentido litoral.

Neste período a Concessionária também irá reforçar o seu efetivo. O motorista que passar pelo trecho Sul do Rodoanel e necessitar de qualquer apoio emergencial terá à disposição mais três guinchos, cedidos pela empresa Porto Seguro, que serão somados à frota fixa da rodovia, composta por quatro veículos de inspeção de tráfego, um guincho pesado e três leves, três ambulâncias, sendo uma UTI, um caminhão de combate a incêndio, um veículo para apreensão de animais e 21 viaturas da Polícia Rodoviária.  Além disso, o monitoramento da rodovia será reforçado neste período. Haverá também reforço do número de funcionários por turno de trabalho, tanto nas praças de pedágio como no atendimento ao longo da rodovia.

Ação de conscientização - Aproveitando o grande fluxo de veículos do feriado, a SPMAR fará uma ação de comunicação com objetivo de alertar os usuários da rodovia sobre o tema “álcool e direção”. Com a chamada “Não bata de frente com a responsabilidade, se for dirigir, não beba.”, a concessionária distribuirá folhetos informativos nas seis praças de pedágios da rodovia, procurando conscientizar os motoristas da importância de não combinar direção e álcool.

Carga Excedente - Durante o feriado, os veículos pesados com carga excedente não poderão circular na rodovia nos seguintes horários:

28/02 sexta feira – tráfego proibido a partir das 14h.
01/03 sábado- tráfego proibido em qualquer horário.
03/03 terça feira – tráfego proibido em qualquer horário.

Apoio ao Usuário - O motorista que tiver alguma dúvida ou precisar de atendimento na via pode entrar em contato com a SPMAR pelo telefone 0800 774 88 77 ou por meio dos 113 telefones de emergências situados a cada quilômetro da rodovia. Estes serviços são gratuitos e com funcionamento ininterrupto. Os motoristas também contam com duas unidades do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), localizados nos quilômetros 41 e 68, para fazer uma pausa em sua viagem ou solicitar algum tipo de informação ou atendimento. Os locais estão equipados com banheiros, fraldários, telefones, sala de espera com café e água.

Fonte: Portal O Taboense

Denatran prorroga prazo para selo em veículo de transporte internacional




O selo e o certificado de inspeção técnica veicular de transporte internacional devem passar a ser adotados no território nacional a partir de 15 de maio deste ano. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu prorrogar o prazo para a exigência do selo e do certificado, o que ocorreria este mês.

A decisão foi publicada por meio da portaria  nº 29, no Diário Oficial da União. De acordo com a portaria, a prorrogação do prazo foi necessária para adequação das gráficas na confecção do certificado e do selo. O selo deverá conter no anverso o logotipo do Mercosul, a bandeira do país, a identificação da autoridade competente, entre outras informações. O selo será fixado no lado interior dos para-brisas, no canto inferior direito dos veículos.

Os veículos de transporte rodoviário internacional de cargas e passageiros realizam a Inspeção Técnica Veicular para transitar entre os países do Mercosul. Após a realização da inspeção veicular em uma instituição técnica licenciada são emitidos o selo e o certificado. Esses documentos comprovam que o veículo foi aprovado.

Fonte: Agência Brasil

Compra de caminhões cresce em ritmo menor




Embora o financiamento à aquisição de bens de capital tenha permanecido o ano passado inteiro com juros negativos nas linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os investimentos em caminhões e ônibus em 2013 não foram suficientes para recuperar o tombo do ano anterior, segundo cálculos da LCA Consultores, feitos a pedido do Estado.

Em 2012, caminhões e ônibus responderam por quase metade aa queda de 4% na formação bruta de capital fixo (FBCF, conta dos investimentos no Produto interno Bruto, o PIB). Ano passado, os investimentos devem ter crescido 4,7%, na projeção da LCA, reduzindo o ritmo de quase 8% verificado no primeiro semestre. Caminhões e ônibus adicionaram 0,8 ponto porcentual (17% do total).

Para Braulio Borges, econo-mista-chefe da LCA, a explicação para o peso menor dos caminhões e ônibus nos investimentos remonta a 2011. Com a mudança no padrão dos motores em janeiro de 2012, houve antecipação de compra no ano anterior. Como a frota tem vida útil superior a um ano, o juro negativo é insuficiente para incentivar novos investimentos. "O crédito com juro negativo surtiu efeito, mas o consumo aparente de caminhões e ônibus não se recuperou do tombo de 2012 por causa da antecipação. Nem todos renovam a frota porque tem crédito barato."

A produção de caminhões e ônibus, incluindo motores, aumentou 30% em 2013. No entanto, a expansão foi insuficiente para devolver a queda de 364% em 2012, segundo o economista Fernando Abritta, da Coordenação de Indústriado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Apesar do crescimento, o patamar de produção de 2013 está 174% abaixo de 2011."

Cautela

Embora não tenham voltado ao ritmo de 2011, os fabricantes afirmam que 2013 foi um ano de recuperação. "O número de produção foi substancialmente melhor. O número de empregos também cresceu", afirma Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, fabricante de caminhões controlada pela Volkswagen, há cerca de um mês.

A produção da MAN passou de 47,9 mil unidades em 2012 para 61,2 mil em 2013. Em 2011, porém, a produção foi de 83,2 mil veículos. Para 2014, segundo Cortes, a perspectiva é positiva, desde que haja crescimento econômico.

O ritmo do crescimento dos investimentos diminuiu do primeiro para o segundo semestre. Segundo a LCA, apenas com o comportamento do primeiro semestre, a FBCF teria subido cerca de 8% ano passado, mesmo se o crescimento fosse zero na segunda metade do ano. Mas o segundo semestre foi de queda, projeta a LCA.

Por isso, o quadro é de cautela, segundo o economista-chefe da gestora de recursos INVX Global Partners, Eduardo Velho. "Mesmo com as concessões de serviços públicos e juros ainda reduzidos no BNDES, o viés da produção de máquinas e caminhões ainda é de 'cautela e negativa', em razão da desaceleração do consumo, restrições de crédito e revisão para baixo do crescimento brasileiro." A INVX prevê alta de 6% na FBCF em 2013, recuando para 4% neste ano.

Segundo Borges, da LCA, a alta do dólar, que encarece o investimento, também contribuiu para a piora no cenário no fim do ano passado. "Metade do maquinário é importado." Outros fatores negativos foram a elevação da incerteza na economia doméstica e global e a expectativa menos otimista para a safra Agrícola.


Fonte: O Estado de S. Paulo

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Frete atinge recorde em MT




O que era dado como certo se confirmou antes do previsto. O frete para escoar a nova safra mato-grossense de soja atingiu recorde de cotação. Conforme dados divulgados pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT) e pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o transporte de uma tonelada está em R$ 330. Para efeito de comparação, o valor do frete é 36,6% do preço da soja disponível no mercado mato-grossense. Em julho, quando o segmento planejava a safra 2013/14 o temor pelo comportamento do custo do transporte era a maior preocupação, já que o cenário deste novo ciclo indicava (e vem ratificando) uma menor rentabilidade ao sojicultor.

Conforme o Imea, a cotação do frete de Sorriso/MT a Santos/SP está em R$ 330 por tonelada, ou R$ 18,6 por saca, um recorde para este período do ano e uma alta de 10% em relação à semana passada.

O maior valor já registrado pode ainda aumentar no decorrer das próximas semanas. Isso é esperado porque o clima está represando a colheita e a extração do grão não atingiu ainda nem metade da área plantada, ou seja, a maior parte da produção está no campo. Fora isso, as péssimas condições de trafegabilidade seguem jogando contra a rentabilidade do segmento. No ano passado, com um janeiro extremamente chuvoso, houve atrasos na colheita e quando o clima colaborou todos foram colher ao mesmo tempo e isso pressionou ainda mais a concorrência por fretes curtos (da fazenda ao armazém) e longos (até os portos), reverberando sobre a cotação do transporte.

Como exemplifica a Aprosoja/MT, a disputa por frete é naturalmente mais acirrada, já que a safra será 13% maior em relação a anterior, são esperadas 26,88 milhões de toneladas ante 23,66 milhões do ciclo 2012/13. “Com elevação no volume colhido nesta safra 2013/14 a demanda por transporte se acentua. Até o momento, 12,7 milhões de toneladas dessa safra vieram para o mercado, quase a metade e Mato Grosso já bateu o recorde no valor do frete que era de R$ 320 por tonelada”, aponta a Associação. Ano passado, esse valor só foi atingido na primeira semana de março quando a colheita da soja estava 70% concluída. “Neste ano, o pico no frete foi alcançado três semanas antes, pois em 2013, na mesma terceira semana de fevereiro, o frete estava em R$ 300”.

Pico de colheita - Ainda restam cerca de 13,9 milhões de toneladas a serem colhidas e a expectativa é de mais pressão sobre as cotações de transporte, pois o pico da colheita está começando. Segundo os dados divulgados pelo Imea, por meio do Boletim Semanal da Soja, se a tendência de alta no preço do frete seguir a projeção das últimas três safras, o pico da cotação ocorrerá em março, quando quase toda a safra de soja já estará disponível no mercado. Com isso, a relação de frete com o preço da soja pode ultrapassar os 40% registrado em março do ano passado.

Os analistas do Imea lembram que na última semana, com a intensificação das chuvas, o ritmo das atividades no campo, em Mato Grosso, reduziu. Nesse período foram colhidos 10,9% da área nesta semana, cerca de 900 mil hectares (ha) contra 1,2 milhão da semana anterior, somando 47,3% da área de 8,2 milhões/ha sem a soja nas lavouras. Mesmo com uma evolução menor, a colheita nesta safra se encontra à frente da anterior em 4,2 pontos percentuais (p.p.) e em números absolutos 520 mil/ha a mais colhidos.

“Já foram lançadas no mercado quase 25% a mais que no mesmo período do ano passado, quando o mercado tinha disponível 10,1 milhões/t da oleaginosa. Esses valores, que seriam motivo de orgulho, acabam trazendo grandes problemas. Um desses é a conhecida disparada do frete até os portos. O que preocupa é que o pico de R$ 320/t foi alcançado no ano passado na primeira semana de março e já na terceira semana de fevereiro esse valor foi ultrapassado. Desta forma, por mais um ano, o produtor tem sua margem de lucro diminuída devido à falta de infraestrutura no país”.

Fonte: Diário de Cuiabá

Mais 14 radares de velocidade são instalados em BH




Os motoristas apressadinhos devem ter atenção ao trafegar por algumas ruas e avenidas da capital mineira.  14 novos redutores de velocidade já entraram em operação em Belo Horizonte. Destes, cinco ficarão ao longo da Avenida Amazonas, dois na Cristiano Machado, dois na Contorno, dois na Avenida Waldir Soeiro Emrich, um na Tereza Cristina, outro na Avenida Juscelino Kubitschek e mais um na Tancredo Neves.

A velocidade máxima permitida pelos aparelhos será de 60 km/h. Os locais onde eles serão instalados terão placas indicativas de fiscalização eletrônica. De acordo com a BHTrans, os equipamentos foram verificados e aprovados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de MG (IPEM/MG). A implantação desses equipamentos ocorre em função de um aditivo de 25% ao contrato assinado em 2011.

Além desses aparelhos, outros quatro estão em fase de implementação e devem entrar em funcionamento nos próximos dias. Eles ficarão em dois pontos da Avenida do Contorno e da Tereza Cristina.

Avanço de semáforos - Também entrará em operação seis novos equipamentos de avanço semafórico. Eles serão instalados no cruzamento entre a avenida dos Andradas com Rua dos Caetés, no cruzamento entre as avenidas Amazonas e Contorno, nos dois sentidos, e no cruzamento da Avenida Afonso Pena e Getúlio Vargas.

De acordo com a BHTrans, os locais foram escolhidos através de estudos técnicos que consideram os locais com maior incidência de acidentes; o fluxo de pedestres; o tipo e a quantidade de acidentes com e sem vítimas, entre outros.

Veja abaixo os locais onde serão instalados os radares de velocidade:

- Avenida Amazonas, próximo ao número 2.086 – Centro / Bairro
- Avenida Amazonas, próximo ao número 2.153 – Bairro /Centro
- Avenida Amazonas, próximo ao número 3.200 – Centro / Bairro
- Avenida Amazonas, próximo ao número 3.285 – Bairro / Centro
- Avenida Amazonas, próximo ao número 5.400 – nos dois sentidos
- Avenida Cristiano Machado, próximo ao número 10.707 – Bairro /Centro
- Avenida Cristiano Machado, próximo a Rua Coronel Joaquim Tibúrcio – Bairro / Centro
- Avenida do Contorno, próximo ao número 629 – Praça da Estação / Rodoviária
- Avenida do Contorno, próximo ao número 10.730 – Barro Preto / Centro
- Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próximo a Avenida Governador Benedito Valadares - Pista Externa
- Avenida Presidente Tancredo Neves, a 116 metros da Rua Flor Branca – Centro / Bairro
- Avenida Teresa Cristina, nº 3.826
- Avenida Waldyr Soeiro Emrich, próximo Rua dos Americanos – Barreiro / Betânia
- Avenida Waldyr Soeiro Emrich, próximo a Rua Aladim Correia de Faria – Jatobá - Milionários


Fonte: Estado de Minas

ANTT reduz pedágio na BR-393/RJ




A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reduziu em 2,17% a Tarifa Básica de Pedágio da rodovia BR-393/RJ, trecho Div. MG/RJ - Entr. BR-116 (Dutra), explorada pela Rodovia do Aço. Com isso, a partir de zero do dia 5 de março a tarifa cairá de R$ 4,60 para R$ 4,50 nas praças de pedágio P1, em Paraíba/RJ; P2, em Sapucaia/RJ; e P3, em Barra do Piraí/RJ.

A aprovação do reajuste consta de resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU). O corte no valor da tarifa é decorrente da aprovação da 5ª revisão ordinária, da 5ª revisão extraordinária e do reajuste nas taxas do contrato de concessão, correspondente à variação do IPCA no período, para recomposição tarifária.

Fonte: Agência Estado

Antaq multa em R$ 300 mil terminais por falta de agendamento em Santos




A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) emitiu, este mês, quatro multas para terminais que descumpriram regras de agendamento para caminhões que transportam grãos com destino ao Porto de Santos. Juntas, as penalidades somam mais de R$ 300 mil. A informação é do ministro da Secretaria dos Portos, Antônio Henrique Silveira, que participa de reunião no Ministério dos Transportes para discutir o primeiro mês de funcionamento do sistema de agendamento.

Segundo o ministro, o índice de veículos não agendados caiu de 50% para 6% entre o início do mês e a semana passada.  “Ele [o agendamento] já mostra números positivos, mas temos que fazer alguns ajustes para que problemas que venham a ocorrer sejam mitigados”.

De acordo com Antônio Henrique, uma das questões que precisa ser solucionada é o tempo para chegada a Santos. Com o agendamento, a transportadora marca um intervalo de até seis horas para chegada do caminhão ao terminal portuário, por exemplo, informa que o veículo chegará no período das 12h às 18h. O caminhão ainda pode chegar ao terminal cinco horas antes do início do período agendado. No entanto, o prazo não tem sido respeitado.

“Tem que melhorar exatamente para evitar a ocorrência de filas e de espera. É marcado determinado horário para [o caminhão] chegar a um dos pátios da Baixada [Santista] e tem uma janela [intervalo agendado] de seis horas. Ainda tem uma ocorrência alta de furar essa janela”, explicou. De acordo com ele, esse será um dos temas da reunião, que, além de representantes do governo, tem a presença de embarcadores, produtores de soja e transportadores. Os ministros da Agricultura, Antônio Andrade, e dos Transportes, César Borges, participam do encontro.

Antônio Henrique Silveira disse ter expectativa de que o escoamento da safra de grãos este ano seja melhor do que no ano passado em função do sistema de agendamento, apesar de já terem sido registrados congestionamentos em 2014.  “Já tivemos antecipação da safra este ano, e tivemos sim algumas ocorrências [de engarrafamento] em Santos, mas foram rapidamente debeladas”, declarou.

O agendamento para caminhões que embarcam grãos no Porto de Santos é gerenciado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A recepção de veículos sem agendamento implica em multas aplicadas pela Antaq aos terminais portuários, que variam de R$ 1 mil a R$ 2 mil por caminhão irregular.

Fonte: Agência Brasil

Baixada Santista apresenta queda nos roubos de carga



A região da Baixada Santista e Vale do Ribeira diminuiu os casos de roubos de carga em 22,73% em janeiro deste ano. Foram 17 ocorrências, contra 22 no mesmo mês de 2013 – cinco casos a menos.


É a sexta queda consecutiva do indiciador na região na comparação com os mesmos períodos do ano anterior. O ano de 2013 fechou com redução de 24,3%.

Os dados fazem parte das estatísticas criminais divulgadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Não houve nenhuma extorsão mediante sequestros. Em todos os meses de janeiro, desde o início da série histórica em 2001, o indicador permaneceu zerado, exceto em 2010, quando houve duas ocorrências.

Outro indicador criminal que também permaneceu zerado na região da Baixada Santista e Vale do Ribeira foi o roubo a banco. A modalidade criminal não registra casos do tipo na região, em um mês de janeiro, desde 2009, conforme gráfico.


Fonte: Secretaria de Segurança Pública - SP

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Rodovia SP-255, em Jaú, passará por obras de duplicação e recapeamento




Com investimentos de R$ 4,6 milhões, serão realizadas melhorias em dispositivos de acesso, drenagem e sinalização

A rodovia Deputado João Lazaro de Almeida Prado (SP-255), que liga as cidades de Jaú, Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, será duplicada entre o km 156,3 e o km 179,6 e passará por obras de recapeamento de pista do km 179,6 ao km 204,6. Com investimentos de R$ 4,6 milhões, serão realizadas ainda melhorias em dispositivos de acesso, drenagem e sinalização.

"Contratamos o projeto executivo da SP-255, que vai de Jaú até Mineiros do Tietê e Barra Bonita para fazer a duplicação e as obras de arte, viadutos e passarelas nessa rodovia que vai ser muito importante para toda a região", destacou o governador Geraldo Alckmin.


Fonte: Portal do Governo do Estado de SP