sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Caminhão sem motorista já é testado na Europa e nos EUA



Os acidentes ocasionados por motoristas de caminhão que dormem ao volante por ficarem acordados mais do que aguentam podem estar com os dias contados. Caminhões que se locomovem sem motorista estão sendo desenvolvidos por empresas gigantes no setor de tecnologia ou veículos, como Google, Nissan e Mercedes-Benz. As informações são da CNN.

O Google iniciou seu projeto de carros autodirigíveis em 2009 e seu veículo autônomo completou 161 mil quilômetros dirigidos em estradas públicas 18 meses depois. O Reino Unido e os Estado americanos da California, Florida e Nevada já aprovaram leis que permitem a circulação de automóveis com a nova tecnologia.

Os desenvolvedores afirmam que a constância planejada nas viagens dos caminhões sem motoristas irá tornar a precisão de chegada ao destino final mais exata e rápida, já que o caminhão poderá dirigir 24 horas por dia. A manutenção de uma velocidade média irá reduzir o consumo de combustível e e missão de carbono. Os motoristas poderão ser substituídos por alguém que executará outras tarefas e trabalhará a bordo, um gerente por exemplo, chegando descansados para trabalhar.

Segundo a professora Sabina Jeschke, da Universidade RWTH de Aachen, na Alemanha, diz que os novos caminhões de frete "estarão áptos para iniciar e organizar a coleta, transporte e entrega da mercadoria. Eles poderão ainda reagir e calcular situações diversas, como o trânsito ou aumento de carga, possibilitando a negociação de um novo prazo de entrega para o cliente".

Mas a nova tecnologia traz algumas questões. Seria necessário alguém dentro do veículo para o caso de alguma eventualidade? O Departamento de Trasnporte Britânico está debatendo para estabelecer regras regulatórias, de segurança e sociais para os testes nas estradas britânicas. Entre os temas em discussão está a questão ética de quem seria o responsável por um possível acidente envolvendo um automóvel sem motorista: o homem ou a máquina?

Fonte: Terra

Proposta flexibiliza intervalo mínimo de descanso de motoristas em rodovias




O Projeto de Lei 7096/14, em análise na Câmara dos Deputados, determina que o motorista profissional pare no próximo ponto existente para descanso quando não houver estrutura na rodovia para que o condutor possa cumprir os períodos de descanso atualmente previsto no Código de Trânsito (Lei 9.503/97).

O código exige que o motorista profissional observe o intervalo mínimo de 30 minutos de descanso para cada quatro horas ininterruptas na condução do veículo. O Código também já prevê que o tempo de direção poderá ser prorrogado por até uma hora para que o motorista chegue a “lugar que ofereça a segurança e o atendimento demandado”.

Porém, o autor do projeto, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), argumenta que, em alguns casos, não há pontos de parada nas rodovias. O projeto isenta os motoristas de quaisquer penalidades por descumprir os intervalos mínimos de descanso no caso de não haver estrutura na estrada.

“Para que se possa cumprir as exigências previstas no Código, é necessária a existência de estruturas de apoios nas rodovias”, argumenta Santo Agostini. “Atualmente não há essa estrutura disponível e acessível em todos os trechos, o que torna a norma inócua”, complementa o deputado.

O projeto foi apensado ao PL 1386/03, que regulamenta a jornada de trabalho de condutores de veículos em transporte rodoviário de passageiros e cargas. As propostas aguardam votação pelo Plenário da Câmara.

Com informações da Agência Câmara Notícias​

Fonte: CNT

Ônibus de SP terão 300 câmeras para multar veículos



A Secretaria Municipal de Transportes abriu uma consulta pública para definir a instalação de 300 radares dentro dos ônibus municipais da cidade, ao custo de pelo menos R$ 43.178.796,48 por um período de 48 meses.

Os equipamentos fiscalizarão as invasões de carros nas faixas exclusivas e corredores, desrespeito ao rodízio municipal e também vão flagrar veículos procurados ou sob investigação da polícia.

Ainda não há prazo para que os ônibus "dedo-duro" comecem a circular e aplicar multas na capital. A consulta pública vai ainda definir o formato e as regras para a licitação do serviço.

Apesar da medida já estar norteada pela secretaria, ainda é possível fazer mudanças. A novidade tecnológica foi anunciada em abril do ano passado. Na época não havia detalhes de custo, quantidade de radares e quais outros tipos de fiscalização os radares fariam.

O equipamento é uma espécie de radar móvel em movimento constante, pois será instalado em ônibus municipais que trafegam nos principais corredores de ônibus e faixas exclusivas do viário de São Paulo.

O termo de referência do edital prevê que os radares flagrem carros circulando sem o licenciamento ou a inspeção veicular - que ainda não foi definida pela Prefeitura -, caminhões circulando em áreas proibidas, além de ônibus do tipo fretado que também estiverem em áreas restrita.

Em 2013, quando o prefeito Fernando Haddad (PT) e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, falaram sobre a medida, ainda não havia uma regulamentação específica do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a instalação de radares em ônibus. Agora, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), atuações desse tipo já são permitidas.

A resolução 458 do Contran foi publicada em novembro de 2013, permitindo que os órgãos de fiscalização instalem radares em veículos em movimento.


Mobilidade
A Prefeitura defende que a medida deve ser implementada para melhorar a fluidez do transporte coletivo em faixas exclusivas de ônibus e corredores.

A justificativa usada pela Secretaria Municipal de Transportes no lançamento da consulta pública, no Diário Oficial da Cidade de ontem, é justamente a política de implementação das áreas para coletivo.

De acordo com a pasta, 70% das autuações em faixas exclusivas à direita foram feitas por marronzinhos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e fiscais da SPTrans (São Paulo Transporte). Com isso, a Prefeitura pretende liberar os fiscais para organizar o trânsito, o que é defendido por especialistas de trânsito.

"O agente de trânsito vai poder fiscalizar outras infrações, organizar o trânsito na cidade", afirmou o engenheiro Horácio Augusto Figueira, especialista em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP).

Ele defende esse tipo de fiscalização que a Prefeitura quer colocar em prática na capital. A CET afirmou que a cidade será a primeira do Brasil a ter esse tipo de fiscalização com câmeras instaladas dentro de ônibus.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão Conteúdo

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ANP disponibiliza lista de postos de combustíveis irregulares do Brasil



A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) lançou um espaço na internet que divulga todo mês uma lista de postos revendedores de combustíveis flagrados em ações de fiscalização cometendo irregularidades. O consumidor pode checar os endereços dos estabelecimentos que já receberam julgamento definitivo.

A atualização do portal permitirá também que sejam compreendidos novos postos autuados ou interditados, bem como retirados os que já tenham ajustado a situação, seja pagando multa, obtendo decisão judicial determinando a retirada, de falhas no processo administrativo ou pelo fato de ter decorrido um ano, a partir do registro da infração.

Em nota, a ANP alega que a disponibilização do resultado das operações de fiscalização na internet tem como objetivo dar publicidade às ações e seus resultados, propiciando à sociedade, em geral, e ao consumidor, em particular, ferramenta de proteção a seus interesses.

No momento da compra do combustível também é possível solicitar a checagem da qualidade do combustível, por meio do teste da proveta. O procedimento dura apenas alguns minutos e deve ser feito obrigatoriamente pelos responsáveis pelo posto, quando solicitado.


Para checar a lista, acesse este link.


Com informações da Agência Brasil

Fonte: Portal Transporta Brasil

Fenabrave: Programa de renovação de caminhões deve sair após eleições



A Fenabrave, entidade que abriga as concessionárias de veículos, informou que o governo prometeu lançar após as eleições de outubro o programa nacional de renovação da frota de caminhões.

Flavio Meneghetti, presidente da associação das revendas, disse que a informação passada pelo governo na última reunião com o Ministério do Desenvolvimento, há cerca de duas semanas, é que o programa está em fase de redação para ser lançado após outubro.

Em uma primeira etapa, a ideia é tirar das estradas caminhões com mais de 30 anos de uso e, com isso, reduzir a idade média da frota de caminhões brasileira, que está em 25 anos. Estima-se que aproximadamente 230 mil caminhões em circulação no país têm mais de três décadas de uso.

Tirar esses veículos das rodovias traria um estímulo extra para a indústria de veículos comerciais, que está registrando forte queda nas vendas.

Recentemente, a Anfavea, entidade das montadoras instaladas no país, já havia manifestado a expectativa de que os incentivos seriam editados até o fim do ano. Porém, Meneghetti disse que, mesmo que seja lançado até dezembro, a operacionalização do programa só deve acontecer em 2015.

Pela proposta entregue pela iniciativa privada ao governo, o caminhoneiro, ao entregar seu caminhão antigo para sucateamento, receberia R$ 30 mil em crédito tributário para a compra de um veículo novo. Também teria à disposição uma linha de crédito especial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento do caminhã o zero quilômetro. Isso ajudaria a resolver a queixa das montadoras de que caminhoneiros autônomos têm hoje pouco acesso às linhas de crédito mais baratas do banco de fomento.

Fonte: Valor Econômico

Aprovada MP que aumentou percentual de biodiesel e etanol em combustíveis



O Senado aprovou a MP que aumentou os percentuais de biodiesel e etanol misturados, respectivamente, ao óleo diesel e à gasolina vendidos nos postos de combustível do país. O Projeto de Lei de Conversão 14/2014, que vai à sanção, é decorrente da Medida Provisória 647/2014 e foi elogiado por senadores do governo e da oposição, já que deve aliviar as dificuldades sofridas no setor sucroalcooleiro.

- Essa medida é de suma importância, ajustada a este tempo, necessária à economia e importante para que a gente possa incentivar tanto o processo de recuperação das usinas sucroalcooleiras no Brasil como também a atividade industrial de um modo geral – elogiou o senador Walter Pinheiro (PT-BA).

O texto aumenta para 6% o percentual obrigatório de mistura do biodiesel ao óleo diesel. A partir de 1º de novembro, o percentual passará para 7%. Até a edição da MP 647, o percentual obrigatório era de 5%. Esse índice poderá ser reduzido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), caso haja motivo justificado. O texto aprovado pela Câmara prevê a redução até o limite de 6% .

O texto original tratava apenas do biodiesel. Durante a tramitação no Congresso, foi alterado para prever, ainda, o aumento no percentual obrigatório de adição de álcool anidro à gasolina para 27,5%, desde que constatada sua viabilidade técnica. Atualmente, a Lei 8.723/1993 permite ao governo pode elevar o percentual de mistura do etanol anidro até o limite de 25%, ou reduzi-lo até 18%. O texto aprovado mantém o piso de 18%.


Alento
Para o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), a medida, emergencial, permite um alento para o setor sucroenergético, castigado não só pela seca, mas também pela “política errada” do governo.

- É uma medida saudada não apenas pelas usinas que produzem açúcar e álcool, mas também pelos produtores de equipamentos, pela indústria de base e por mais de 70 mil agricultores que fornecem cana para essas usinas – disse Aloysio.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) relatou ter se encontrado com empresários do setor, que colocava a alteração como demanda urgente. Para Waldemir Moka (PMDB-MS).

- O aumento representa em torno de 1,2 bilhão de litros a mais do chamado álcool anidro e isso, evidentemente, cria um mercado, dá sustentação ao preço e é exatamente o que o setor sucroalcooleiro precisa -  disse o senador, que elogiou o trabalho do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), relator do texto.

A alteração também foi elogiada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e pelo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), que destacou o potencial na geração de empregos.

- Essa medida representa uma oportunidade de gerar mais renda e mais emprego, tanto no campo quanto na cidade, por todo o território nacional, e também demonstra ao mundo que o Brasil consolida uma posição de vanguarda nos biocombustíveis – afirmou.


Limites
A MP estabeleceu ainda que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve fixar os limites de variação. E que o biodiesel adicionado ao óleo diesel deve vir, prioritariamente, da agricultura familiar. O governo deverá editar normas garantindo essa preferência.

Fonte: Agência Senado

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ANTT revê tarifas de pedágios em 10 rodovias federais




A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) anunciou que foi efetuada a revisão das tarifas básicas de pedágio das BR-116/324/BA, BR-153/SP, BR-381/MG/SP, BR-116/PR/SC, BR-116/SP/PR, BR-101/RJ, BR-116/376/PR, BR-101/SC, BR-393/RJ e BR-116/RJ/SP.

A revisão tarifária é termo que consta no contrato de concessão e é concedida todo ano. A medida visa à correção monetária dos valores da tarifa, tendo como base a variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). No caso das revisões ordinárias, como esta anunciada, são arranjadas compensações por descumprimentos ou postergação de cláusulas contratuais.

Em relação aos novos valores aprovados, foram considerados os efeitos da inclusão de verba para os serviços de correios (para envio de multa por infração) e dos custos relacionados ao sistema de sensoriamento e controle de tráfego.

Fonte: Portal Transporta Brasil

Rio Grande do Sul estima safra recorde de soja de 14,25 mi t



O Rio Grande do Sul, terceiro maior Estado produtor de soja do Brasil, deverá colher um recorde de 14,25 milhões de toneladas na próxima safra de verão, alta de mais de 9 por cento ante a colheita anterior, disse nesta segunda-feira a Emater/RS.

Em 2013/14, o volume colhido foi de 13,05 milhões de toneladas.

A área semeada com a oleaginosa em 2014/15 deverá crescer para 5,13 milhões de hectares, alta de 2,8 por cento na comparação anual, com avanço principalmente sobre terras de pastagem.

"Preços em alta e demanda aquecida fazem com que os agricultores se interessem mais pela produção da soja", disse em nota o órgão do governo estadual responsável pela extensão rural no Rio Grande do Sul.

Serão cultivados 141 mil hectares a mais na safra 2014/15, sendo 88 mil hectares em áreas novas, que tradicionalmente eram ocupadas pela pecuária (campo nativo ou pastagens) ou pelo arroz, informou a entidade.

O cultivo de soja vai, por mais uma safra, avançar com força em regiões tradicionalmente voltadas para a pecuária bovina extensiva, como o sul do Estado e as fronteiras com Uruguai e Argentina, estimou a Emater.

Nos últimos 10 anos, a área dedicada à soja mais do que dobrou na região de Bagé, perto do Uruguai, e saltou 243 por cento em Pelotas, no sul gaúcho, exemplificou a Emater em seu primeiro levantamento com projeções para a nova safra de verão.

Em relação ao milho, a área plantada vai cair 5,7 por cento, para 876,3 mil hectares. A produção do cereal, com base em uma média histórica de produtividade, deverá atingir 4,8 milhões de toneladas, queda de 11,6 por cento ante 13/14.

O clima deverá favorecer as lavouras plantadas nos próximos meses, projetou a Emater.

A ocorrência do fenômeno El Niño, que provoca chuvas acima da média, foi apontada como fator favorável para uma boa safra.

A capitalização dos agricultores, após duas safras cheias comercializadas a preços elevados, permitiu maior investimento em tecnologia no plantio este ano, disse a Emater.

Fonte: Reuters

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Autopista realiza obras de viaduto em Itapecerica e radares ainda não estão multando



Para dar continuidade às obras de implantação do novo retorno em desnível no km 297,6, em Itapecerica da Serra, a Autopista Régis Bittencourt anuncia uma alteração no tráfego nas proximidades da obra, na pista sentido Curitiba, com a restrição parcial da rodovia para os serviços de fundação do viaduto. A restrição deverá durar cerca de 90 dias.

De acordo com a concessionária, as obras são de beneficio para a população mas em virtude das obras, o tráfego poderá apresentar lentidão no trecho. A rodovia possui três faixas de rolamento no local, mas para esta etapa das obras, a faixa da esquerda ficará bloqueada, sendo que o tráfego fluirá pela faixa central e pela faixa da direita.

As intervenções são necessárias para a implantação dos pilares do viaduto, para a passagem inferior que compõe as obras do retorno em desnível. A Autopista disponibilizará todos os recursos para minimizar o impacto da interferência no fluxo de veículos, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Dúvidas sobre a operação especial de tráfego montada para a ocasião podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 70 90 116. O telefone gratuito 0800 717 1000 está disponível para o atendimento aos usuários com deficiência auditiva e da fala.


Embu das Artes e Itapecerica da Serra
Os radares na Rodovia Régis Bitencourt ainda não estão efetivamente multando, eles estão operando em caráter educativo. De acordo com a Autopista Arteris, os usuários que passam pela BR-116 SP/PR podem notar a presença de radares fixos ao longo da rodovia, em 18 pontos entre São Paulo e Curitiba.

Em 28 de fevereiro, por determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Autopista Régis Bittencourt iniciou as operações de testes destes equipamentos, que, por enquanto, para aferição dos equipamentos, desempenham apenas uma função educativa, para alertar os motoristas quanto ao respeito aos limites de velocidade.
A PRF iniciará a fiscalização em seguida, em datas que serão amplamente informadas pela Concessionária. Ainda não há prazo para início da emissão de multas.

Fonte: Jornal na Net

Câmara dos Deputados estuda Projeto de Lei que proíbe frisagem de pneus



A Câmara dos Deputados está analisando um Projeto de Lei que proíbe a frisagem de pneus por revendas, oficinas, autopeças, borracharias e estabelecimentos similares, bem como a comercialização de pneus que passaram pelo procedimento. De caráter conclusivo, a proposta ainda será analisada por outras comissões.

Criar novos sulcos em um pneu usado, tentando transformá-lo em um novo, de acordo com o texto do Projeto 7038/14, do deputado Celso Maldaner (PMDB-SC), traz riscos durante a viagem do veículo.

“Ao fazer o novo friso, diminui-se a espessura da borracha, além da que já foi perdida com o desgaste natural, deixando a lona da banda de rodagem mais superficial”, explica Maldaner. O parlamentar também ressalta que, em um grande número de acidentes, os veículos envolvidos estão com pneus frisados. “A frisagem diminui drasticamente o desempenho e a estabilidade do veículo, além de favorecer o estouro do pneu”, destaca.

O projeto adiciona dispositivo ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). Segundo a proposta, a inspeção da medida e a ocasional aplicação de penas ao descumprimento da regra serão explicitadas em regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Fonte: Portal Transporta Brasil

Vendas de veículos estão 9% abaixo do resultado de 2013



As montadoras venderam 255,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em agosto. O número, embora seja o pior para o mês desde 2009, apresenta recuperação de 3,3% em relação às vendas do mesmo período de julho. Já na comparação com agosto de 2013, a queda chega a 12%.

No acumulado do ano, as vendas somam 2,213 milhões de veículos, 9% abaixo dos 2,432 milhões em igual intervalo do ano passado. Os dados têm como base os registros parciais de licenciamento do Renavan.

O setor segue sem apresentar a recuperação consistente esperada pelas montadoras para o segundo semestre. As medidas para melhorar o crédito anunciadas pelo governo nos últimos dias pouco efeito estão fazendo.

O Santander anunciou que baixou os juros para a compra de veículos novos e usados (a partir de 2011) para 0,97% ao mês. Resta esperar que outros bancos façam o mesmo e, principalmente, que o consumidor, que anda bastante desconfiado, se sinta seguro para tomar empréstimo e comprar carro novo.

A Fenabrave (representa as concessionárias) e a Anfavea (representa as montadoras) vão divulgar os dados oficias do setor, incluindo números de produção, exportações e nível de emprego.

Fonte: Estadão

Com GCM, número de 'marronzinhos' dobra em SP



A Prefeitura de São Paulo vai formar 2,5 mil agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) até o fim deste ano para fiscalizar o trânsito e aplicar multas, afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto. Com a medida, que tem respaldo em lei federal sancionada pela presidente Dilma Rousseff neste mês, o número de fiscais da Prefeitura para punir infrações vai dobrar - 5 mil.

Atualmente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)dispõe de cerca de 1,85 mil marronzinhos. Além deles, quase 700 técnicos da São Paulo Transporte (SPTrans) são responsáveis por ajudar na inspeção de terminais, faixas e corredores exclusivos de ônibus (2,5 mil agentes no total). Considerando 1,5 mil policiais militares do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), o aumento será de mais de 60%.

O trabalho dos guardas-civis deve ser complementar ao da CET, mas não vai ficar restrito à fiscalização de ciclovias, disse Porto. "Durante uma proteção escolar, por exemplo, um guarda pode identificar uma infração. Primeiro, ele deve orientar o condutor. Só depois, aplicar a multa", afirmou o secretário.

Para que possam exercer a função de agentes de trânsito, os guardas-civis precisam passar por um curso inicial de 40 horas com a CET, além de uma semana de aulas de reciclagem por ano. Segundo o secretário, o treinamento da primeira turma, formada por 200 guardas-civis, vai começar em setembro. "A ideia é termos um grande contingente já no início do próximo ano", disse. O cronograma do curso de formação foi discutido com a CET nesta semana, mas ainda faltam detalhes logísticos, como a definição do local das aulas.


Formação
O número de agentes que devem passar pelo curso representa quase 40% do contingente da GCM - hoje são 6.380 guardas. Nem todos deverão ser inseridos imediatamente na fiscalização de trânsito. O intuito da Prefeitura é implementar o projeto gradualmente, tendo como ponto de partida as ciclovias do centro. Do total de guardas que vão ser capacitados, 1,2 mil devem ficar responsáveis por fazer rondas de bicicleta.

Além de trabalhar para garantir a segurança dos ciclistas, a GCM teria o papel de combater as irregularidades e o desrespeito dos motoristas. "O número de infrações de trânsito tem crescido a cada ano. Há uma demanda para que a GCM possa multar", disse Porto.

Fonte: Agência Estado

Anfir espera que regra do Bndes reduza retração em setor



Após sentir os efeitos de um baixo ritmo de atividade econômica ao longo do primeiro semestre do ano, o setor de implementos rodoviários espera que recentes mudanças nas regras de financiamento anunciadas possam limitar a retração nos próximos meses.

Ao comentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que registrou queda de 0,60% na comparação com o primeiro trimestre e de 0,90% frente mesmo período de 2013, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), Alcides Braga, disse que "o resultado revela o que a indústria já vinha sentindo, ou seja, a queda no ritmo da economia".

O resultado foi puxado pelo PIB da indústria, que registrou queda de 1,5% ante o primeiro trimestre e retração de 3,4% frente o segundo trimestre de 2013, com significativa influência negativa da indústria automotiva.

Diante desse cenário, Braga lembrou da alteração, feita semana passada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), no porcentual financiável de implementos rodoviários e demais bens de capital descritos no programa PSI/Finame. "A alteração no porcentual financiável feita pelo BNDES poderá reduzir um pouco o impacto na retração do mercado de implementos rodoviários que estimamos deverá ser em 2014 na casa dos 10%", disse.

O porcentual financiável de implementos era de 80% para empresas com Receita Operacional Bruta (ROB) acima de R$ 90 milhões ao ano e de 90% para companhias com ROB igual ou inferior a esse valor. Mas o BNDES publicou na semana passada a Circular nº 35, que unifica os porcentuais em 100%, independente do ROB. Conforme a Anfir, foi a terceira medida adotada pelo governo em um mês para dar suporte à indústria de implementos.

No acumulado de janeiro a julho, as vendas de implementos rodoviários ficaram 9,01% abaixo do registrado no mesmo período de 2013. Em sete meses a indústria fabricou 91.304 unidades ante 100.349 produtos em igual período do ano passado.

Fonte: Estadão Conteúdo

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Em SP, carro terá selo para passar no pedágio eletrônico



Até o fim do ano, deve baixar o preço dos aparelhos eletrônicos que liberam as cancelas dos pedágios para carros conveniados a alguma operadora. A promessa da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) é que, ainda em 2014, o valor do tag (dispositivo colado no para-brisa do automóvel) à disposição dos motoristas cairá dos atuais R$ 15 para R$ 2. Isso porque um novo equipamento, menor e feito como uma espécie de etiqueta, tem custo de produção mais baixo.

Atualmente, o tag é vendido somente em forma de caixinha, uma estrutura maior do que o futuro adesivo, chamado de "sticker tag". Dependendo do plano escolhido pelo consumidor, o custo do aparelho já vem embutido no pagamento da mensalidade, por meio de uma consignação. Contudo, em outros casos, é necessário que o condutor pague pelo tag utilizado em seu veículo.

"Além do tag que temos hoje, o 'sticker tag' deverá estar à venda até o fim do ano", disse nesta segunda-feira, 25, a diretora-geral da Artesp, Karla Bertocco Trindade. O dispositivo será vendido por todas as quatro operadoras de pagamento de pedágio eletrônico em funcionamento no Estado: Sem Parar, Auto Expresso, ConectCar e Move Mais - esta última começa a funcionar no próximo dia 1.º.

Segundo Karla, o custo do dispositivo será reduzido "drasticamente". "O tag anterior custava US$ 25. Este segundo que a gente está trabalhando hoje fica em US$ 7. A expectativa é a de que o sticker chegue em torno de R$ 2 (cerca de US$ 1)", concluiu.

Estadão Conteúdo

Pneus: vendas para montadoras recuaram 18,1%



De janeiro a julho deste ano, as vendas de pneus para montadoras somaram 11 milhões de unidades, queda de 18,1% ante igual período do ano passado. A redução foi mais acentuada para os pneus de passeio, 6,09 milhões de unidades e recuo de 21,1%. Os números foram divulgados pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

“Nosso setor depende muito do desempenho da indústria automotiva, que teve um resultado ruim nos primeiros sete meses”, afirma o presidente da entidade, Alberto Mayer, que espera agora a recuperação prevista pelas montadoras para os próximos meses.

Ainda segundo a Anip, o setor de pneus empregava até maio 28.560 trabalhadores, registrando a maior quantidade de postos diretos.

Com a atual conjuntura, a indústria planeja férias coletivas para evitar dispensas.

VEJA ABAIXO AS QUEDAS POR SEGMENTO

Pneus de carga: -16,5 % (de 1,50 para 1,21 milhões);
Pneus de camioneta: -15,7% (de 1,94 para 1,64 milhões);
Pneus para duas rodas: - 10,3% (de 1,95 para 1,75 milhões);
Pneus agrícolas: -18,2% (de 332 para 272 mil);
Pneus industriais: -20,7% (de 13 para 10 mil);
Pneus OTR: +13,5% (de 28 para 31 mil);

Total: -18,1% (de 13,43 para 11 milhões)

Fonte: Automotive Business

Ponto a Ponto na Rodovia Zeferino Vaz começa em setembro



A cobrança de pedágio por trecho percorrido (sistema Ponto a Ponto) vai entrar em operação na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), entre Campinas e Cosmópolis (SP), no início de setembro. A informação é da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). A implantação do sistema no local está atrasada há quase seis meses. Quando foi anunciada pelo Estado a data prevista de início de operação era março.

A agência afirmou que a demora ocorreu devido a necessidade de ajustes jurídicos nos contratos necessários para atender a legislação vigente e que no momento estão sendo finalizados os contratos com as empresas operadoras de pedagiamento eletrônico.

Fase de testes concluída

Todos os equipamentos estão instalados na via. A fase de testes também já foi concluída, segundo o Estado. Apesar da previsão, ainda não há uma data definida para que o sistema comece a operar.

A rodovia é a quarta a receber o modelo. O sistema está em operação na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), que liga Itatiba a Jundiaí; na Rodovia Santos Dumont (SP-75), que liga Campinas a Sorocaba; e na Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), que liga Campinas a Mogi Mirim.

Segundo a Artesp, na primeira fase de funcionamento do sistema apenas moradores de Cosmópolis e de Paulínia poderão utilizar o modelo. Os motoristas que aderirem ao sistema vão passar a pagar cerca de R$ 3,40 ao passar pela praça de pedágio de Paulínia (km 135). A tarifa atual pelo modelo tradicional é de R$ 6,50. Ou seja, será possível reduzir o gasto com pedágio em mais de 45% nesse trecho.

Cosmópolis

Para os moradores de Cosmópolis que usam a rodovia diariamente, o começo da operação na Zeferino Vaz vai significar uma economia de R$ 5,40 por dia. Pela praça do km 135 passam diariamente, em média, 4 mil veículos de passeio de Cosmópolis e Paulínia.

Também serão beneficiados moradores de seis bairros de Paulínia que ficam próximos a rodovia e utilizam a SP-332 com frequência em seus deslocamentos: São José/São João Aranha; Jardim Planalto; Monte Alegre; Nova Paulínia; Betel e Alto dos Pinheiros.

Os motoristas interessados no sistema terão que instalar um tag (chip eletrônico) e o pagamento poderá ser feito de forma pré ou pós-paga. A praça de bloqueio de Paulínia, localizada no km 132,55, também terá tarifa menor para os usuários do Ponto a Ponto: dos atuais R$ 9,00 cobrará cerca de R$ 6,80.

Paulínia

Moradores de Paulínia que aderirem ao programa passarão a pagar tarifa de R$ 2,80 para o deslocamento até Campinas, o que não acontece atualmente.

O pedágio no km 135 da SP-332, em Paulínia, ganhou destaque nacional no ano passado após ser atacada por um grupo de manifestantes que atearam fogo às cabines para protestar contra o alto valor da tarifa. A praça chegou a ficar sem funcionar por quase 20 dias para reparos. Cerca de três pessoas foram presas pela ação.

A segunda etapa do projeto irá beneficiar os moradores de Arthur Nogueira e Engenheiro Coelho. Segundo a Artesp, o sistema de cobrança Ponto a Ponto está previsto para ser implantado entre os dois municípios cerca de dois meses após a fase inicial, mas ainda não há uma data definida para o seu início.

Outras cidades

Nesse trecho os principais beneficiados serão os estudantes universitários de Arthur Nogueira que estudam em Engenheiro Coelho, além de funcionários da Unasp (Universidade Adventista de São Paulo), que reúne cerca de três mil pessoas, entre alunos, funcionários, professores, entre outras.

Segundo estimativa da Artesp, o novo sistema atenderá cerca de 200 mil moradores das quatro cidades que contam com uma frota de 74.496 veículos de passeio. Quando estiver operando em sua totalidade, o sistema contará com dois pórticos, além das praças de pedágio já existentes.

Fonte: Paulínia News

Novo acesso ao Porto de Guarujá está pronto



A prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito e representantes das empresas portuárias e da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg) vistoriaram  a obra do novo acesso ao Porto — via que possui três faixas que interligam, numa distância de aproximadamente 600 metros, a Domênico Rangoni à Avenida Santos Dumont. O acesso vai desafogar em até 40% o tráfego de veículos (fluxo de caminhões) na Rua Idalino Pinês (conhecida como Rua do Adubo, hoje o único acesso ao cais). A via está pronta.

Apesar de pronta, a obra ainda depende da construção de uma faixa de desaceleração às margens da Rodovia Domênico Rangoni. O projeto para a faixa de desaceleração foi recebido pela concessionária Ecovias no último dia 18. A proposta será encaminhada para a Agência de Transportes de São Paulo (Artesp) para procedimentos internos que visam a elaboração do projeto executivo. A expectativa do Estado é de que a faixa de 350 metros, ao custo de R$ 800 mil fique pronta o final de novembro.

A prefeita Antonieta elogiou o esforço de todos envolvidos no projeto: o empresariado, por meio da Aceg, Codesp e as empresas Dow Química e Fassina, que cederam, em locação, a área para a construção do novo acesso. Antonieta lembrou da importância do Porto de Guarujá na balança comercial brasileira e os prejuízos e transtornos causados pelos congestionamentos no acesso ao Porto. “Foi um esforço de todos, Prefeitura, Governo do Estado e a classe empresarial. E hoje estamos registrando a entrega de nossa parte”, afirmou.

O representante das ACEG e das empresas portuárias, Heitor Gonzales lembrou do esforço de todos para resolver os problemas de congestionamentos registrados durante o período da safra, e da busca de soluções, até que se chegasse à proposta da obra do novo acesso. “Temos que agradecer o empenho da prefeita Antonieta junto a Artesp para agilizar a obra da pista de desaceleração. Há quatro meses começamos a obra e assim que a pista de desaceleração estiver concluída, o que deve ocorrer no máximo em 90 dias, teremos maior velocidade nas operações de entrada e saída dos caminhões ao Porto”, disse.

O novo acesso faz parte da fase II da Perimetral, que deverá ter início em março do próximo ano, com o processo licitatório. A obra será um grande viaduto estaiado na Avenida Santos Dumont, por onde passará o trânsito urbano, pois o fluxo portuário será em nível e se ligará ano novo acesso.

A prefeita Antonieta também sugeriu, durante a vistoria, que a empresa Fassina ceda, por locação à Codesp, uma área de aproximadamente 90 mil metros quadrados, localizada ao lado do novo acesso e que teria capacidade para servir como estacionamento para cerca de 400 caminhões.

Após a conclusão da pista de desaceleração haverá a implantação de uma nova sinalização na Santos Dumont, em um pequeno trecho, em frente às empresas Dow e Cutrale, por onde entrarão os caminhões que se dirigem ao Porto. A saída será pela Rua do Adubo, formando um anel viário. Com a conclusão do viaduto da Perimetral, o que deve ocorrer em três anos, haverá a segregação definitiva do trânsito portuário do urbano.

Fonte: Diário do Litoral

Média de 90 mil veículos por dia trafegaram pelo Trecho Sul do Rodoanel no 1º semestre de 2014



De acordo com a concessionária SPMar, de janeiro a junho deste ano, houve um aumento de fluxo no Trecho Sul do Rodoanel de quase 900 mil veículos, em relação ao mesmo período de 2013.

A média diária de veículos que trafegam pelo trecho do anel viário pulou de 85 mil para quase 90 mil, e 105 mil diários, se considerar somente os dias úteis. Mais de 4,5 milhões de caminhões passaram pelo Trecho Sul do Rodoanel no semestre.

O número de acidentes entre janeiro e junho foi de 3,08 por 100 mil veículos, abaixo dos 3,24 de igual período de 2013 e dos 4,31 dos seis meses iniciais de 2012.

O Trecho Sul do Rodoanel contempla 57 quilômetros de extensão, mais 4,4 quilômetros de interligação com a Av. Papa João XXIII, em Mauá (SP). Seu traçado inicia-se no trevo da Rodovia Régis Bittencourt – no entroncamento com o Trecho Oeste – interligando as Rodovias Anchieta e Imigrantes, além do prolongamento da Avenida Papa João XXIII.

Fonte: Portal Transporta Brasil